MIOLO DE IGNIÇÃO - ATENÇÃO p/ grafites

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cruztener
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MIOLO DE IGNIÇÃO - ATENÇÃO p/ grafites

Mensagem por cruztener » 26 Jan 2017, 10:01

Olá a todos,
Minha colaboração consiste em deixar uma notinha sobre o assunto:

Tenho visto muita gente falar de colocar grafites ou compostos dele no miolo de ignição.
Alerto que GRAFITE é condutor de eletricidade. Como exemplo disto existem as escovas de motores
elétricos que são compostos por grafite ou similares para dar condutividade contínua no enrolamento dos motores.

Quando se colocar grafite apenas em fechadura mecânica (Ex.portas de casa , porta de carro) o efeito do grafite de amaciar o mecanismo
estará correto o uso.

Quando se coloca grafite em chaves que tem função de fechar contatos elétricos (Ex. ignições de moto, carro etc.)
mesmo com a intenção simples de amaciar o mecanismo do cilindro , este grafite poderá decer até os contatos e colocar
em curto circuito a lógica de interrupção e ligamento das vias nescessárias podento ate queimar o módulo de injeção eletrônica ou outra coisa.

Portanto utilizar óleos ou graxas não condutivas seria a coisa mais coerente para se aplicar.

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ivnn
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Re: MIOLO DE IGNIÇÃO - ATENÇÃO p/ grafites

Mensagem por ivnn » 26 Jan 2017, 14:12

De fato grafite é condutor, apesar de não ser excelente nisso. Já o pó do grafite é meia boca. Intuitivamente se você une dois contatos separados de alguns milímetros por uma carreira de grafite em pó, você esperaria contato, certo? Mas na prática, para baixas tensões, vc terá resistências da ordem de 100k ! Isso provavelmente decorre dos grão de grafite encostarem-se uns nos outros por pontas absurdamente pequenas, e para o circuito da moto 100k ou aberto é realmente a mesma coisa. É complicado comparar grafite em pó com grafite sólido de escova de motor, que consegue ter resistências MUITO menores por conta de sua estrutura sólida.

Há relatos de problemas reconhecidamente por conta de grafite em pó em tenerés e fazers? (outras motos podem ter contatos em outras posições, deixando-as mais ou menos suscetíveis ao pó)

Sempre usei grafite no miolo das minhas Tes, confiando que o projeto do miolo seja tal que não deixe-o particularmente vulnerável a isso. A razão de preferir grafite sobre óleos e graxas é que grafite, por ser seco e fazer uma capa lubrificante seca, tende a não capturar pós e sujeiras. Óleos e graxas levariam, com o tempo, a um acúmulo de pós e sujeiras no mecanismo da chave, não?

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