Termômetro para moto

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Termômetro para moto

Mensagem por doug01n » 23 Fev 2012, 17:31

msfazer,

Acho que é mais lúdico do que funcional... Coloquei um em cima do painel da tezinha (entre o painel e a bolha). Comprei aqui: http://dx.com/waterproof-aquarium-water ... eter-15638" onclick="window.open(this.href);return false;

Ele já é a prova d'água, só tirei a ventosa e o suporte dela (serrando) e a capinha azul ridícula que vem junto. Quando lembrar, posto foto aqui.

Como este não tem sensor, se a moto ficar no sol, medirá a temperatura do forno formado entre a capa do painel e a bolha (já vi marcar 42º esses dias, sendo que estava 32). Com o vento, aos poucos chega próximo à temperatura real, mas se andar no sol do meio dia, em um dia de 32º, vai marcar uns 34º.
Na verdade parece um termômetro de sensação térmica, pq neste dia que estava marcando 42º, estava de calça, jaqueta, bota e capacete ao lado da moto por 1 minuto, e eu realmente achava que estava 42º. rsrsrs

Mas é interessante notar como pequenas variações de temperatura afetam nosso corpo e sensação de calor / frio enquanto estamos em um vento de 80 a 100km/h. Indo pra praia no feriado, comecei na estrada marcando 22,9º. Antes de chegar em Mogi, passei por uma zona fria, e chegou a ter neblina, caindo para 19,1º. A jaqueta que uso estava sem o forro de inverno, então abaixo dos 20º notei que comecei a sentir frio nos braços. É interessante saber isso para, em dias que vc pega a moto na garagem e já está marcando 17º, vc sabe que é bom colocar o forro, ou corre o risco de passar frio.
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Termômetro para moto

Mensagem por Kakko » 23 Fev 2012, 17:53

tbm acho que não serve pra muita coisa, embora seja uma info a mais.

O lance da temperatura/jaqueta/calça varia......por exemplo....eu pego estrada cedo....50 km.......temperatura na estrada uns 20-22°C.....já a tarde (atualmente) entre 28 e 30°C...daí não uso o forro de inverno.....somente na época de inverno....ou uso uma blusa de lã fina apenas cedo...e a tarde não visto a mesma :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Termômetro para moto

Mensagem por ghamauricio » 23 Fev 2012, 18:09

Esses termômetros com sonda servem pra colocar a sonda no motor? Será que eles agüentam 150ºC? Onde seria o melhor lugar pra colocar a sonda, entre as aletas do cabeçote?

Eu queria muito saber a temperatura do meu motor, especialmente em longos percursos no transito (ou situações off road nas quais ainda não me coloquei).

Abraço!

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Termômetro para moto

Mensagem por jean motoca » 23 Fev 2012, 18:46

ghamauricio escreveu:Esses termômetros com sonda servem pra colocar a sonda no motor? Será que eles agüentam 150ºC? Onde seria o melhor lugar pra colocar a sonda, entre as aletas do cabeçote?

Eu queria muito saber a temperatura do meu motor, especialmente em longos percursos no transito (ou situações off road nas quais ainda não me coloquei).

Abraço!

Ola.esses modelos não servem,não para 150C, o maximo 70C

E meu próximo sonho saber a temperatura do oleo do motor.

Aqui tem um exemplo de um site na Europa.

http://www.conrad.fr/appareils_de_mesur ... 370_224367" onclick="window.open(this.href);return false;





Esse tem que colocar no dreno do óleo do Carter, e nele vai à sonda de temperatura.

Aqui no Brasil tem nas lojas de acessórios de carro, tem que verificar si e a prova d’água.

Abraço. Jean. :ohhhhh:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Termômetro para moto

Mensagem por ghamauricio » 23 Fev 2012, 19:14

Interessante Jean! Eu tinha pensado em um sensor dentro da mangueira de óleo que vai pro radiador, mas aí seria muita gambi... No dreno do cárter é um local mais seguro mesmo!

Abraço!

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Termômetro para moto

Mensagem por jean motoca » 23 Fev 2012, 23:02

ghamauricio escreveu:Interessante Jean! Eu tinha pensado em um sensor dentro da mangueira de óleo que vai pro radiador, mas aí seria muita gambi... No dreno do cárter é um local mais seguro mesmo!

Abraço!

Um pequeno detalhe, com sonda de temperatura em baixo do carter, obviamente vai precisar colocar um protetor do tipo da Roncar.

Abraço Jean.. :ohhhhh:

Responder