Prazo de Validade do Capacete

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Pizarro
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 08 Mar 2015, 10:33
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por Pizarro » 28 Abr 2016, 22:11

Fala Galera...

Tenho andado muito em estradas e como meu capacete já estava velhinho senti a necessidade de troca.

Optei por comprar um bom e achei um AGV Horizon de R$1700 por R$950...

Acontece que o capacete chegou hoje e notei que a fabricação é de dez/2011 e o manual recomenda trocar o capacete após 5 anos da data da compra (não apos 5 da data de fabricação)

Considerando que o cancelamento da compra é um procedimento tranquilo por ter comprado pela internet vcs recomendam devolver o capacete ou o fato dele estar guardado por todo este tempo não diminui a segurança???

Obrigado pela ajuda...
Douglas Pizarro

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por barraforte » 28 Abr 2016, 23:05

Não há problemas.

Os 5 anos, ou a "validade" tem mais a ver com o uso. Após 5 anos de uso intenso, qualquer capacete se deteriora, os forros se alargam, a fibra ou plástico se decompõem com o sol...

E está explicado o motivo por ter pago o preço abaixo, capacetes mais antigos saem de moda porque o público busca os novos grafismos...

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por Jotace » 19 Mai 2016, 21:26

Texto retirado do site doutor multa:

"O capacete não é um produto perecível, mas tem prazo de validade. Normalmente é colocado na parte interna do capacete, os fabricantes em sua maioria colocando o prazo de 3 anos e sugerem a troca neste período, pois com o passar do tempo a altura das espumas internas diminui."
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Pizarro
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 08 Mar 2015, 10:33
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por Pizarro » 20 Mai 2016, 13:53

Obrigado pelas respostas..

Mas no fim descobri da pior forma que não dá pra usar capacete com fabricação antiga..

Antes de usar notei que a bavete estava esfarelando... Entrei em contato com a loja e ele iriam me mandar uma nova.

Somente após isso que tirei os plásticos das viseiras e usei o capacete... No primeiro uso a viseira interna fume começou a descascar...

Devolvi o capacete...
Douglas Pizarro

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por Andre Aliardi » 22 Mai 2016, 23:39

Mês passado comprei um capacete Scorpion EXO 500 pela internet e quando ele chegou vi que a data de fabricação dele é de Mai/2011, achei isso bem estranho, mas não vi nenhum problema nele, não achei nada ressecado e não vi nada se esfarelando.

Será que isso não depende da forma com que ele é armazenado nesse tempo todo?
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por lunga » 23 Mai 2016, 08:03

Andre Aliardi escreveu:Mês passado comprei um capacete Scorpion EXO 500 pela internet e quando ele chegou vi que a data de fabricação dele é de Mai/2011, achei isso bem estranho, mas não vi nenhum problema nele, não achei nada ressecado e não vi nada se esfarelando.

Será que isso não depende da forma com que ele é armazenado nesse tempo todo?
Isso é muito relativo.
Tenho um exo500 tbem, comprado em 2013. Rodei mais de 40mil km com ele. Esses dias desmontei todo pra lavar, trocar viseira, dar polimento, verificar o mecanismo... tudo 100%.

Acho que vai mais da qualidade do capacete do que do armazenamento.
Claro, que se ficar 1 ano numa vitrine no sol deve agravar bem o envelhecimento. Mas em uma estocagem normal não deve ser afetado.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por Mamão » 05 Jul 2016, 09:24

O que li é que os importados indicam 5 anos de uso e os nacionais 3 anos.
8 horas de uso diario, ou seja, se você não é motoboy, o capacete vai durar mais que isso.
´Não é validade, pois não é produto perecivel. Não existe essa lei de validade no nosso codigo de transito.
Se o capacete é caro, compensa depois de um certo tempo, trocar as partes internas.
É possivel a troca em qualquer capacete.
Já reformei um Nolan escamoteavel e ficou ótimo. Valeu a pena.

Pizarro
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 08 Mar 2015, 10:33
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por Pizarro » 05 Jul 2016, 09:37

Eu acabei devolvendo o capacete...

Concordo o que o Mamão falou, porém comprar um capacete relativamente caro e ter a viseira descascando no primeiro uso e as partes internas esfarelando não passa confiança nenhuma...

Prefiro não arriscar
Douglas Pizarro

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Prazo de Validade do Capacete

Mensagem por Thiago_1100S » 05 Jul 2016, 09:44

Pizarro escreveu:Obrigado pelas respostas..

Mas no fim descobri da pior forma que não dá pra usar capacete com fabricação antiga..

Antes de usar notei que a bavete estava esfarelando... Entrei em contato com a loja e ele iriam me mandar uma nova.

Somente após isso que tirei os plásticos das viseiras e usei o capacete... No primeiro uso a viseira interna fume começou a descascar...

Devolvi o capacete...

o seu capacete deve ter ficado na vitrine da loja onde bate sol.... e o unico motivo para acontecer isso...

basicamente todos os meus cascos são de 2011, e os dois melhores de 2009... um deles comprado em 2014 para substituir o que comprei em 2009 do mesmo modelo, eu usava todo dia e só aposentei por causa do forro (que é vendido como acessório separado igual viseria para aumentar a vida útil do casco) mas a loja de onde todos saíram ficava dentro de um shopping, e mesmo na filial que ficava na rua não deixava os cascos na vitrine da fronte onde tomam sol... todos ficavam muito bem armazenados no interior da loja.

nunca tive nenhum problema com nenhum deles, nem de desgaste prematura, ou ressecamento de alguma parte.
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Responder