DISCUSSÃO: Kit Correia Dentada - MMM3 e similares
Enviado: 06 Abr 2016, 16:43
Boa tarde,
Vi que as discussões em torno desses kits estão à tona novamente. Então resolvi criar este tópico com base no que levantei de concreto sobre este assunto. Não estou defendendo e nem apoiando, somente evidenciando fatos.
==>Peço que quem usa, relate kilometragem, alguma manutenção ou se deixou de usar, o porquê.
Espero ter ajudado.
Obrigado.
Parte 1: Experiência própria
Instalei em uma Lander 250X o kit. Rodei uns 8mil km com ele.
Prós:
- Sem barulho;
- Sem sujeira;
- Sem ajustes;
Contras:
- Pequeno delay nas retomadas; Justificável pois por correia temos uma perda maior de potência;
- Um barulho de correia "gritando" quando arrancava a frio / úmido; Recebi a orientação para lixar a correia na lateral. Resolveu o problema, porém não sei se seria permanente;
- Aparentemente estava com mínimo de desgaste;
Vendi a moto e o kit vendi separadamente;
A promessa é de que o Kit dure em torno de 100mil km, sem necessidade de lubrificação.
Parte 2: Fatos de Engenharia
Bom, eu pesquisei um pouco sobe essa solução e vi alguns detalhes que me preocuparam.
O fato principal é sobre a aplicação da correia.
O kit da MMM3 por exemplo, envia a polia #1 (pinhão) com 20 dentes, sendo que o fabricante recomenda que o mínimo de dentes para a correia 14M deve ser de 28.
Menos que isso a correia sofre uma dobra excessiva quebrando as fibras internas de carbono.
Isso explica por exemplo, porque as motos que vem com kit original vem com polias grandes no pinhão.
Parte 3: Documentação
Segue o link da pasta compartilhada para darem uma olhada na documentação. Aqui também se inclui uma resposta da Bormax, importadora da correia Gates.
No arquivo "preventive-maintenance-safety-for-belt-drives.pdf" , vejam a página 56.
https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing
Logo abaixo os prints dos principais itens falados.
https://goo.gl/photos/6XncNZDGj31dnsAP7
https://goo.gl/photos/hfGFPYyeCQFPKY9q9
Vi que as discussões em torno desses kits estão à tona novamente. Então resolvi criar este tópico com base no que levantei de concreto sobre este assunto. Não estou defendendo e nem apoiando, somente evidenciando fatos.
==>Peço que quem usa, relate kilometragem, alguma manutenção ou se deixou de usar, o porquê.
Espero ter ajudado.
Obrigado.
Parte 1: Experiência própria
Instalei em uma Lander 250X o kit. Rodei uns 8mil km com ele.
Prós:
- Sem barulho;
- Sem sujeira;
- Sem ajustes;
Contras:
- Pequeno delay nas retomadas; Justificável pois por correia temos uma perda maior de potência;
- Um barulho de correia "gritando" quando arrancava a frio / úmido; Recebi a orientação para lixar a correia na lateral. Resolveu o problema, porém não sei se seria permanente;
- Aparentemente estava com mínimo de desgaste;
Vendi a moto e o kit vendi separadamente;
A promessa é de que o Kit dure em torno de 100mil km, sem necessidade de lubrificação.
Parte 2: Fatos de Engenharia
Bom, eu pesquisei um pouco sobe essa solução e vi alguns detalhes que me preocuparam.
O fato principal é sobre a aplicação da correia.
O kit da MMM3 por exemplo, envia a polia #1 (pinhão) com 20 dentes, sendo que o fabricante recomenda que o mínimo de dentes para a correia 14M deve ser de 28.
Menos que isso a correia sofre uma dobra excessiva quebrando as fibras internas de carbono.
Isso explica por exemplo, porque as motos que vem com kit original vem com polias grandes no pinhão.
Parte 3: Documentação
Segue o link da pasta compartilhada para darem uma olhada na documentação. Aqui também se inclui uma resposta da Bormax, importadora da correia Gates.
No arquivo "preventive-maintenance-safety-for-belt-drives.pdf" , vejam a página 56.
https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing
Logo abaixo os prints dos principais itens falados.
https://goo.gl/photos/6XncNZDGj31dnsAP7
https://goo.gl/photos/hfGFPYyeCQFPKY9q9