Rack superior (grelha) para baú Givi e450 Simply

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Rack superior (grelha) para baú Givi e450 Simply

Mensagem por CANO » 14 Jun 2015, 02:21

Caro Nelson, desculpe a chatice e o pedido abusado, mas você pode mostrar fotos, por favor? Também por dentro?

No Ponto Frio (Extra e Casas Bahia) a grade Chapam tá R$99,90, dá pra pagar com PayPal, junta pontos Multiplus, e se procurar ainda acha cupom de desconto. Talvez esta seja a melhor opção. Vai depender das suas fotos.

Obrigado.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Rack superior (grelha) para baú Givi e450 Simply

Mensagem por CANO » 05 Jul 2015, 23:11

Encontrei mais um adepto dos puxadores de gaveta como fixador de bagagem na tampa do baú:
Imagem
Imagem

Enquanto no exemplo da página anterior o cara botou puxadores na caçamba e na tampa do baú, esse aí botou só na caçamba; ou seja, pra abrir o baú precisa desamarrar tudo. E pra diminuir as escorregadas da tampa ele colou um tapete de borracha.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Rack superior (grelha) para baú Givi e450 Simply

Mensagem por CANO » 06 Jul 2015, 00:54

Por medo das grades genéricas não assentarem bem na tampa do baú Givi E450 Simply, acabei comprando a Manivela. Instalei-a ontem e vou postar os comentários aqui, para ajudar quem tiver a mesma dúvida que eu.

Compra
Nas minhas pesquisas por grade encontrei uma loja virtual do Manivela: http://manivelaacessoriosparamot.nuvemshop.com.br/. Lá a grade estava anunciada por R$105 mais R$29,70 de frete. As fotos eram as mesmas do site da fábrica:
Imagem

Imagem

Em 3/6 mandei e-mail para a fábrica, para ver se eles tinham algum desconto para membros do TenereClub, ou se vendiam mais barato por não terem que pagar a comissão do NuvemShop. Me responderam no mesmo dia. O preço direto com eles ela exatamente o mesmo, mas o frete saía por R$63,70! No e-mail eles disseram ter UMA peça em estoque, e me deram também a opção de comprar pelo NuvemShop. Ou seja, a diferença no frete não era má fé, mas apenas um problema de processo. Ainda levei alguns dias resolvendo qual modelo eu compraria, ou se usaria os puxadores de gaveta. Em 17/6 resolvi comprar no NuvemShop, a remessa foi enviada no dia 22 e chegou dia 1º/7. Fiquei sem saber se comprei aquela peça que estava em estoque duas semanas antes, ou se foi outra. No NuvemShop agora (5/7/2015) a peça está esgotada.

Instalação
A grade vem numa caixa de papelão adaptada. Dentro ela vem embalada num plástico grosso a vácuo. Ao abrir já percebi duas diferenças em relação à foto publicada: o desenho da grade mudou, e a pintura não é mais brilhante. Não vem nenhuma instrução de como montar, nem mesmo um gabarito da furação. Parafusos e arruelas já vêm no lugar:
Imagem

Para cada pé são duas arruelas de metal, uma de borracha e um parafuso Allen 5 mm:
Imagem

Com o baú numa mesa, procurei dentro da tampa por marcas de furação para uma possível grade original Givi, mas não encontrei nada:
Imagem

Conforme eu desconfiava, os pés assentam perfeitamente na tampa:
Imagem

Imagem

Sem gabarito, levei um tempinho para achar a melhor posição. A centralização foi de orelhada. Risquei com lápis a posição de cada pé, e depois marquei o centro de cada furo:
Imagem

Fiz o furo inicial com broca de 3 mm, e depois aumentei para 6 mm:
Imagem

Como só veio uma arruela de borracha para cada pé, fiquei sem saber elas iam por dentro ou por fora. Achei que por fora elas vedariam melhor. Então, como elas vieram muito mal acabadas, o enjoado aqui resolveu dar uma lixada nas bordas. Elas vieram assim:
Imagem

Aí veio a parte mais trabalhosa da instalação. Por acreditar que furar plástico seria moleza (pois tenho boa experiência com furadeira), não usei o tradicional recurso de marcar o furo inicialmente com um prego, para evitar que a broca escorregue. Resultado: os furos não saíram exatamente na marca do lápis. Como eu fiz furos de 6 mm para parafusos de 5 mm; e os pés da grade não são verticais, mas inclinados pra dentro; um parafuso não entrou. Precisei desmontar tudo de novo e arrombar dois furos. Provavelmente se eu tivesse feito furos de 8 mm teria dado tudo certo, mas fiquei com medo de entrar água. Felizmente as arruelas cobriram tudo e o serviço ficou bem acabado:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois pretendo aproveitar os parafusos e prender por dentro uma bolsa para as miudezas:
Imagem

Quando botei o baú de volta na moto percebi que a nova pintura fosca da grade combina muito melhor com a pintura também fosca do bagageiro Givi. Eu poderia ter colocado a grade mais à frente mas fiquei com medo de incomodar minha carona.
Imagem

Um ponto que também me fez desistir dos puxadores de gaveta foi saber que com a grade eu resolveria um problema do baú que me incomodava desde que o comprei: a bendita da tampa que não parava aberta. Com a grade o problema acabou:
Imagem

Agora resta usar e ver como o baú vai se comportar com o peso. Quero também pegar um toró pra ver se a vedação ficou boa. Se tiver alguma novidade relevante, conto aqui.

Mais uma vez agradeço por todas as respostas enviadas.

Abraços!
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Avatar do usuário
Nelson Eduardo Mora
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 26 Jun 2011, 23:25
Cidade onde mora: Sao Caetano Do Sul-SP
Localização: Brasil

Re: Rack superior (grelha) para baú Givi e450 Simply

Mensagem por Nelson Eduardo Mora » 06 Jul 2015, 14:15

CANO escreveu:Caro Nelson, desculpe a chatice e o pedido abusado, mas você pode mostrar fotos, por favor? Também por dentro?

No Ponto Frio (Extra e Casas Bahia) a grade Chapam tá R$99,90, dá pra pagar com PayPal, junta pontos Multiplus, e se procurar ainda acha cupom de desconto. Talvez esta seja a melhor opção. Vai depender das suas fotos.

Obrigado.

Olá amigo,não respondi a mensagem por não ter visto,mas já colocou grade e ficou muito boa.

Um abraço.
Rock´n roll sempre,não sou eclético.

bruno0311
Usuário
Usuário
Mensagens: 112
Registrado em: 23 Jul 2013, 13:34
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Rack superior (grelha) para baú Givi e450 Simply

Mensagem por bruno0311 » 14 Jul 2015, 15:28

Ficou muito bacana Cano, depois posta as impressões ai pra gente, comportamento na chuva.
Encomendei uma grelha também pra colocar em um bau igual ao seu, quando chegar vou instalar e posto as impressões aqui, comprei da chapam se não me engano.
Tiger 800 XRx 15/15
Ténéré 250 13/14
XTZ 125 XK 09/09

Avatar do usuário
CANO
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mai 2013, 01:16
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Ilha do Governador

Re: Rack superior (grelha) para baú Givi e450 Simply

Mensagem por CANO » 14 Jul 2015, 15:36

Obrigado, Bruno.

Eu fiquei tentado pelo Chapam pois ele era mais barato, mas fiquei com medo por ele ser universal. Depois bota as fotos aí, por favor.

Abraço.
Carlos Nóbrega
Ilha do Governador
Rio de Janeiro · RJ

Responder