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Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 22 Mai 2015, 06:20
por allex2000
Como eu disse, há um mito em torno dos turbos!!! O pessoal logo já associa á um "foguete", um dragster, e isso é em alguns casos de performance, pista, preparação extrema, que não abrange só turbo....
Na matéria a potência alcançada foi de 28cv, e só não deu mais pq o limitador cortava em 10.500 RPM. Fazendo alguns ajustes entre relação e dimensionamentos do kit, dá pra colocar 30 cv neste chassis e estrutura sem nenhum problema, vide a Honda Sahara bem mais antiga e com 31cv. A Falcon tem 28cv...
A intenção não é atingir 160 km/h, a intenção é deixar o motor com mais folego, dando tranquilidade numa ultrapassagem, numa subida, com garupa, etc...
Repito, os turbos levam a pensar apenas nisso, velocidade, loucura, arrancada, borrachão, etc..., mas são equipamentos bem mais interessantes!!
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 22 Mai 2015, 07:58
por AdrianoGH
Vide o downsizing dos motores dos carros. Estão trocando os 1.8, 2.0, 6 cilindros, V6, V8, etc. por motores de menor volume e com turbo compressor!
O exemplo mais "próximo" que temos (por enquanto) é o Golf TSI 1.4T, de longe é um carro "esportivo", ele veio no lugar do 2.0. E obviamente, tem o GTI, 2.0T com mais de 200cv!
Abs,
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 22 Mai 2015, 11:58
por RAlves
Cara, turbina no dimensionamento correto dos nossos motores, hoje, vc só acha turbina de alguns motores estacionários de gerador, e num veículo a durabilidade fica prejudicada.
Fora isso:
Precisa ajustar a alimentação - Bico trabalhado, remapeamento ou bico extra + central de controle ou injeção programável completa (aí o custo não compensa)
E precisa, claro, ajustar a ignição, com um cdi programável de verdade (não um servitreco com 10 curvas pré feitas)
Já pesquisei MUITO isso pois é do meu interesse, mas sinceramente não compensa. Pra fazer isso, melhor vender a 250, comprar uma 600 mais antiga e guardar o dinheiro pra uma restauração da 600.
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 17 Jun 2015, 14:00
por mmpanela
Acho que já tem topico sobre este assunto , não necessariamente do turbo , eu já tive muito carro e moto preparado , e aprendi um pouco com isto ,na decada de 80/90 era comum pois haviam poucas opções , e a receita basica para melhorar sem acabar com a vida do motor , no caso das T250 eu acho que é se limitar ao "trio" cabecote,comando,injeção , somando escape , filtro de ar ,relação pouco mais longa , mantendo o cilindro original , pois este pistão original é de otima qualidade , essa preparação com certeza daria uns 4cv a mais , o dificil é achar que faça com qualidade....
Panela
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 17 Jun 2015, 14:18
por Kakko
Depois que inventaram a injeção eletrônica, as coisas ficaram mais fáceis, pois pode-se remapear e conseguir curvas diferentes para torque e/ou rotações e combustíveis distintos.
eu tbm sou da época que se trocava o comando, e trabalhava-se com a taxa de compressão, e fazendo experiências com os carburadores....tudo na prática....trocando os gicleurs, venturis ou até mesmo os carburas completos.
O motorzinho 250 já é muito bom do jeito que está, e eu não mexeria nele para aumentar apenas 4 ou 5 % de potência, podendo comprometer seu bom funcionamento e durabilidade.
abs
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 17 Jun 2015, 15:04
por mmpanela
Kakko escreveu:Depois que inventaram a injeção eletrônica, as coisas ficaram mais fáceis, pois pode-se remapear e conseguir curvas diferentes para torque e/ou rotações e combustíveis distintos.
eu tbm sou da época que se trocava o comando, e trabalhava-se com a taxa de compressão, e fazendo experiências com os carburadores....tudo na prática....trocando os gicleurs, venturis ou até mesmo os carburas completos.
O motorzinho 250 já é muito bom do jeito que está, e eu não mexeria nele para aumentar apenas 4 ou 5 % de potência, podendo comprometer seu bom funcionamento e durabilidade.
abs
Kakko , mas que dá vontade de dar uma taxinha nesse cabeçote dá ....afinal na "nossa" época , era o que nos restava pra andar no alcool , e eu fico pensando , será que em 2005 quando a Yamaha tava testando esse motor eles preveram a nossa gasolina atual com 27,% de alcool (no papel e com certeza com bem mais que isso na real em varios postos por aí) , então eu penso que aumentar um pouco a taxa nesse motor ia dar certo ,para o combustivel misturado que usamos hoje
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 17 Jun 2015, 15:52
por leco22
Discordo quando o amigo diz que turbo só visa desempenho, hoje em dia o turbo é o meio mais fácil de melhorar consumo e emissões, e está sendo usado por praticamente todas as montadoras de carros. Mas como todos falaram, tem que ter projeto.
Não vejo turbo em motos pequenas, principalmente as refrigeradas a ar e baixo custo. São muito simples pra que tudo necessário ao bom funcionamento de um turbo valha a pena.
Mas em um algum futuro, em que as emissões serão ainda mais controladas, esse será o caminho para manutenção de desempenho nos patamares atuais.
E quanto a Ténérézinha com 30cv... eu tô fora. Pega o chassis da Sahara e compara com o da Ténéré, não é porque uma coisa é mais nova que ela é melhor...
Minha Ténéré quando vendi com 8 meses de uso tinha pedaços de tinta soltando do quadro, ferrugem nas rodas, raios, espelhos, balança, amortecedor... Minha Sahara 1996 antes de eu customizar ainda tinha a pintura do quadro original.
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 22 Jun 2015, 16:38
por allex2000
mmpanela escreveu:Acho que já tem topico sobre este assunto , não necessariamente do turbo , eu já tive muito carro e moto preparado , e aprendi um pouco com isto ,na decada de 80/90 era comum pois haviam poucas opções , e a receita basica para melhorar sem acabar com a vida do motor , no caso das T250 eu acho que é se limitar ao "trio" cabecote,comando,injeção , somando escape , filtro de ar ,relação pouco mais longa , mantendo o cilindro original , pois este pistão original é de otima qualidade , essa preparação com certeza daria uns 4cv a mais , o dificil é achar que faça com qualidade....
Panela
Aí seria aspirar ele...
Eu quaaase fiz um blueprint no cabeçote quando estava fazendo o motor, porém tava tão preocupado em montar direitinho que abortei a missão...
O problema de mapear a injeção é que tem que acertar no especialista, pq pra mim que não tenho aparelhos e nem técnica suficiente, só pagando...
abs!
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 23 Jun 2015, 09:28
por ivojoseaug
AdrianoGH escreveu:Vide o downsizing dos motores dos carros. Estão trocando os 1.8, 2.0, 6 cilindros, V6, V8, etc. por motores de menor volume e com turbo compressor!
O exemplo mais "próximo" que temos (por enquanto) é o Golf TSI 1.4T, de longe é um carro "esportivo", ele veio no lugar do 2.0. E obviamente, tem o GTI, 2.0T com mais de 200cv!
Abs,
Adriano, falando sobre carros. Meus amigos andaram trocando a frota...tive oportunidade de dirigir I30 2.0, cruze 1.8 e o sandero 1.6, todos novos, cada um com uma cavalaria respeitável para a cilindrada...fiquei achando que os carros de antigamente andavam mais que os de hoje, hahahaha...vc não ta com a impressão de que os cavalos deram uma emagrecida na industria de hoje??To sentindo a potência dos carros de hoje meio cansada...
Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!
Enviado: 23 Jun 2015, 09:32
por Kakko
Então...já me dou por feliz por ter uma moto que não dá problemas nem manutenção, e é econômica...e anda bem...dentro das velocidades ideais, então deixo quieto. Pra mim está ótimo do jeito que está.