Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por allex2000 » 22 Mai 2015, 06:20

Como eu disse, há um mito em torno dos turbos!!! O pessoal logo já associa á um "foguete", um dragster, e isso é em alguns casos de performance, pista, preparação extrema, que não abrange só turbo....

Na matéria a potência alcançada foi de 28cv, e só não deu mais pq o limitador cortava em 10.500 RPM. Fazendo alguns ajustes entre relação e dimensionamentos do kit, dá pra colocar 30 cv neste chassis e estrutura sem nenhum problema, vide a Honda Sahara bem mais antiga e com 31cv. A Falcon tem 28cv...

A intenção não é atingir 160 km/h, a intenção é deixar o motor com mais folego, dando tranquilidade numa ultrapassagem, numa subida, com garupa, etc...

Repito, os turbos levam a pensar apenas nisso, velocidade, loucura, arrancada, borrachão, etc..., mas são equipamentos bem mais interessantes!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

AdrianoGH
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 18 Ago 2013, 15:52
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por AdrianoGH » 22 Mai 2015, 07:58

Vide o downsizing dos motores dos carros. Estão trocando os 1.8, 2.0, 6 cilindros, V6, V8, etc. por motores de menor volume e com turbo compressor!

O exemplo mais "próximo" que temos (por enquanto) é o Golf TSI 1.4T, de longe é um carro "esportivo", ele veio no lugar do 2.0. E obviamente, tem o GTI, 2.0T com mais de 200cv!

Abs,

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por RAlves » 22 Mai 2015, 11:58

Cara, turbina no dimensionamento correto dos nossos motores, hoje, vc só acha turbina de alguns motores estacionários de gerador, e num veículo a durabilidade fica prejudicada.

Fora isso:
Precisa ajustar a alimentação - Bico trabalhado, remapeamento ou bico extra + central de controle ou injeção programável completa (aí o custo não compensa)

E precisa, claro, ajustar a ignição, com um cdi programável de verdade (não um servitreco com 10 curvas pré feitas)

Já pesquisei MUITO isso pois é do meu interesse, mas sinceramente não compensa. Pra fazer isso, melhor vender a 250, comprar uma 600 mais antiga e guardar o dinheiro pra uma restauração da 600.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
mmpanela
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 77
Registrado em: 22 Abr 2015, 15:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por mmpanela » 17 Jun 2015, 14:00

Acho que já tem topico sobre este assunto , não necessariamente do turbo , eu já tive muito carro e moto preparado , e aprendi um pouco com isto ,na decada de 80/90 era comum pois haviam poucas opções , e a receita basica para melhorar sem acabar com a vida do motor , no caso das T250 eu acho que é se limitar ao "trio" cabecote,comando,injeção , somando escape , filtro de ar ,relação pouco mais longa , mantendo o cilindro original , pois este pistão original é de otima qualidade , essa preparação com certeza daria uns 4cv a mais , o dificil é achar que faça com qualidade....

Panela
"Vem comigo ,que no caminho te explico"
Tenere 250 2014 / Vstrom 650 2011

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por Kakko » 17 Jun 2015, 14:18

Depois que inventaram a injeção eletrônica, as coisas ficaram mais fáceis, pois pode-se remapear e conseguir curvas diferentes para torque e/ou rotações e combustíveis distintos.

eu tbm sou da época que se trocava o comando, e trabalhava-se com a taxa de compressão, e fazendo experiências com os carburadores....tudo na prática....trocando os gicleurs, venturis ou até mesmo os carburas completos.

O motorzinho 250 já é muito bom do jeito que está, e eu não mexeria nele para aumentar apenas 4 ou 5 % de potência, podendo comprometer seu bom funcionamento e durabilidade.


abs :thumbup:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
mmpanela
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 77
Registrado em: 22 Abr 2015, 15:17
Cidade onde mora: são paulo
Localização: São Paulo

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por mmpanela » 17 Jun 2015, 15:04

Kakko escreveu:Depois que inventaram a injeção eletrônica, as coisas ficaram mais fáceis, pois pode-se remapear e conseguir curvas diferentes para torque e/ou rotações e combustíveis distintos.

eu tbm sou da época que se trocava o comando, e trabalhava-se com a taxa de compressão, e fazendo experiências com os carburadores....tudo na prática....trocando os gicleurs, venturis ou até mesmo os carburas completos.

O motorzinho 250 já é muito bom do jeito que está, e eu não mexeria nele para aumentar apenas 4 ou 5 % de potência, podendo comprometer seu bom funcionamento e durabilidade.


abs :thumbup:
Kakko , mas que dá vontade de dar uma taxinha nesse cabeçote dá ....afinal na "nossa" época , era o que nos restava pra andar no alcool , e eu fico pensando , será que em 2005 quando a Yamaha tava testando esse motor eles preveram a nossa gasolina atual com 27,% de alcool (no papel e com certeza com bem mais que isso na real em varios postos por aí) , então eu penso que aumentar um pouco a taxa nesse motor ia dar certo ,para o combustivel misturado que usamos hoje
"Vem comigo ,que no caminho te explico"
Tenere 250 2014 / Vstrom 650 2011

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por leco22 » 17 Jun 2015, 15:52

Discordo quando o amigo diz que turbo só visa desempenho, hoje em dia o turbo é o meio mais fácil de melhorar consumo e emissões, e está sendo usado por praticamente todas as montadoras de carros. Mas como todos falaram, tem que ter projeto.
Não vejo turbo em motos pequenas, principalmente as refrigeradas a ar e baixo custo. São muito simples pra que tudo necessário ao bom funcionamento de um turbo valha a pena.
Mas em um algum futuro, em que as emissões serão ainda mais controladas, esse será o caminho para manutenção de desempenho nos patamares atuais.
E quanto a Ténérézinha com 30cv... eu tô fora. Pega o chassis da Sahara e compara com o da Ténéré, não é porque uma coisa é mais nova que ela é melhor...
Minha Ténéré quando vendi com 8 meses de uso tinha pedaços de tinta soltando do quadro, ferrugem nas rodas, raios, espelhos, balança, amortecedor... Minha Sahara 1996 antes de eu customizar ainda tinha a pintura do quadro original.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por allex2000 » 22 Jun 2015, 16:38

mmpanela escreveu:Acho que já tem topico sobre este assunto , não necessariamente do turbo , eu já tive muito carro e moto preparado , e aprendi um pouco com isto ,na decada de 80/90 era comum pois haviam poucas opções , e a receita basica para melhorar sem acabar com a vida do motor , no caso das T250 eu acho que é se limitar ao "trio" cabecote,comando,injeção , somando escape , filtro de ar ,relação pouco mais longa , mantendo o cilindro original , pois este pistão original é de otima qualidade , essa preparação com certeza daria uns 4cv a mais , o dificil é achar que faça com qualidade....

Panela
Aí seria aspirar ele...

Eu quaaase fiz um blueprint no cabeçote quando estava fazendo o motor, porém tava tão preocupado em montar direitinho que abortei a missão...

O problema de mapear a injeção é que tem que acertar no especialista, pq pra mim que não tenho aparelhos e nem técnica suficiente, só pagando...

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por ivojoseaug » 23 Jun 2015, 09:28

AdrianoGH escreveu:Vide o downsizing dos motores dos carros. Estão trocando os 1.8, 2.0, 6 cilindros, V6, V8, etc. por motores de menor volume e com turbo compressor!

O exemplo mais "próximo" que temos (por enquanto) é o Golf TSI 1.4T, de longe é um carro "esportivo", ele veio no lugar do 2.0. E obviamente, tem o GTI, 2.0T com mais de 200cv!

Abs,
Adriano, falando sobre carros. Meus amigos andaram trocando a frota...tive oportunidade de dirigir I30 2.0, cruze 1.8 e o sandero 1.6, todos novos, cada um com uma cavalaria respeitável para a cilindrada...fiquei achando que os carros de antigamente andavam mais que os de hoje, hahahaha...vc não ta com a impressão de que os cavalos deram uma emagrecida na industria de hoje??To sentindo a potência dos carros de hoje meio cansada...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Opção de aumento de potência sem trocar de moto!!

Mensagem por Kakko » 23 Jun 2015, 09:32

Então...já me dou por feliz por ter uma moto que não dá problemas nem manutenção, e é econômica...e anda bem...dentro das velocidades ideais, então deixo quieto. Pra mim está ótimo do jeito que está.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder