HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 04 Jul 2015, 00:31

Vamos para as próximas parciais com Bicarbonato de Sódio :D

:: Consumo Scarlet :: Com gerador de Hidrogênio (LIGADO com Bicarbonato de Sódio)

Novas parciais exatas:
1 ponto - 126 km (Cidade) 60/90 kmh
2 pontos - 185 km (Cidade) 60/90 kmh
3 pontos - 225 km (Cidade) 60/90 kmh
4 pontos - 282 km (Cidade) 60/90 kmh
5 pontos -
Entrando na reserva -

:: OLD ::

:: Consumo da Scarlet :: Sem o gerador de hidrogênio (DESLIGADO).

Parciais exatas:
1 ponto - 112 km (Cidade) 70/90 kmh
2 pontos - 165 km (Cidade) 60/90 kmh
3 pontos - 207 km (Cidade) 60/90 kmh
4 pontos - 252 km (Cidade) 70/90 kmh
5 pontos - 297 km (Cidade) 70/90 kmh
Entrando na reserva - 334 (Estrada) 80/100 kmh

:: Consumo Scarlet :: Com gerador de Hidrogênio (LIGADO com soda cáustica)

Parciais exatas:
1 ponto - 119 km (Cidade) 60/90 kmh
2 pontos - 173 km (Estrada) 80/100 kmh com garupa
3 pontos - 213 km (Estrada) 80/100 kmh com garupa
4 pontos - 259 km (Cidade) 70/90 kmh
5 pontos - 314 km (cidade) 70/90 kmh
Entrando na reserva - 353.6 (cidade) 60/90 kmh
Editado pela última vez por wtecpro em 06 Jul 2015, 16:23, em um total de 2 vezes.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 05 Jul 2015, 13:13

Estou quase concluindo meus testes e acho que vou manter uma economia de 8% neste kit.
Mais que isso acho que vou forçar demais a parte elétrica da moto.
8% está absolutamente longe do anunciado mas como já está instalado, é melhor que nada.

Minhas conclusões até este momento:

:: Pontos negativos ::
- Para quem sonha com 50% de economia ou mais, pode esquecer o HHO, meu kit nunca chegou perto disso.
- Atualmente consigo no máximo 8% de economia.
- Tem que acetar o ponto da mistura de água com soda caustica ou bicarbonato de sódio.
- Tive que mudar o tipo de ligação das placas pra reverter o resultado que estava negativo.
- Da trabalho pra ficar trocando a água a cada abastecimento, 300 km rodados, pois a água suja muito rápido.
- Ao invés de economizar, estava gastando mais combustível que o normal, devido a geração de espuma com a mistura acidental de gordura e soda caustica. (descoberta feita por ivnn)
- Soda caustica gera espuma devido ao contato com gordura (Ex: suas mãos, óleo de motor), por isso passei a usar bicarbonado de sódio.

:: Pontos positivos ::
- Este kit é pra quem quer se aventurar em uma experiencia interessante sem esperar resultado mirabolantes.
- Para quem anda muito e faz viagens longas, 8% de economia faz diferença positiva e significativa no seu bolso.
- A moto ganha um pouco de potencia que é perceptível nas ultrapassagens.
- Em 4.000 RPM percebe-se que o motor tem força pra retomada de velocidade sem a necessidade de redução de marcha.
- Gera menos carbono, consequentemente polui menos o ar que respiramos. Para mim, isso já é um ótimo motivo pra usar o HHO.
- Sem o kit de hidrogênio, costuma ter gotículas bem visíveis na saída do escapamento. Já com o HHO estas gotículas desapareceram devido a melhor queima do combustível.

A princípio são estas as minhas conclusões com a experiencia que adquiri com o Kit de Hidrogênio instalado na Scarlet Skywalker.
Continuarei usando e caso apareçam novidades, vou postando aqui.

Att,
Wagner Urbonavicius
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 05 Jul 2015, 18:23

Somando seus abastecimentos de 08/10/14 até 05/04/2015, dá:
13252.48 km no qual abasteceu 418.134 litros de gasolina.

Ou seja: Sem hidrogênio média de 31.69 km/l

Somando seus abastecimentos de 10/04/15 até 01/07/15, dá
5956.02km no qual bebeu 190.58 litros de gasolina.

Ou seja: Com hidrogênio média de 31.25 km/l

A realidade é essa aí, por enquanto. Nem vem com papo de 6%, 8%. Se quiser, diz que "agora tá valendo" e fazemos uma média de uns 10 abastecimentos. O que interessa é a realidade, e não o que você acha que dá.

Por enquanto está negativo, como prega a teoria. Com hidrogênio está gastando um pouquinho mais.

edit: Ah, sim, esqueci. Você virá com aquela historinha da vez que andou a 40km/h, motinha pós-revisão, e fez aquele 36.69km/l contabilizado aí em cima. Tirando aquele abastecimento, a média com gasolina sem hidrogênio ainda é 31.57 km/l, superior aos 31.25 com hidrogênio.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 05 Jul 2015, 18:54

ivnn, vc ignora todos os detalhes que apresento pra focar na media geral.
vc esqueceu que o gerador realmente deu problemas e parou de funcionar e só recentemente consegui fazer ele funcionar de forma que gere algum rendimento, mesmo baixo. Estou avaliando e comparando os últimos abastecimentos, um com o outro pra analisar se existe algum rendimento e sim, esta aparecendo nitidamente nas parciais.
Já expliquei detalhadamente os resultados e mostrei claramente cada parcial.
É através destas parciais recentes que faço minha avaliação e não uma media de todas as informações.

Estes dois últimos abastecimentos que deram uma queda, andei com a moto em media 110 kmh e alguns tiros de 120 a 130 kmh pra ver o que aconteceria no consumo. Adivinha só, media de consumo em torno de 31 km por litro andando forte. Sendo assim Sr. ivnn, vc nunca mais vai conseguir me persuadir com seu papo teórico, mas aproveitarei muitas de suas dicas que foram extremamente validas para eu chegar a este resultado.

Breve terei mais abastecimentos e veremos a pouca economia que o gerador de hidrogênio esta me proporcionando.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 05 Jul 2015, 19:19

o que seria "recentemente". Vamos fazer a conta de junho para cá?

são 5 abastecimentos, 1917.02km, 59.60 litros de gasolina. Dá 32.16 km/l.

Olha só, está até melhor que 31.69 da média sem hidrogênio. 1.5% melhor. Mas aí já são poucos abastecimentos, tem ruído.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 05 Jul 2015, 21:28

ivnn fique a vontade em acreditar nas suas próprias teorias.
Eu estou usando o gerador de hidrogênio na pratica.

Já posso tirar algumas conclusões independente da opinião de qualquer teórico de plantão.
ivnn compre um kit é experimente na pratica usando todos os seus conhecimentos teóricos que são ótimos e me ajudaram bastante.

Por hora é isso, mas pode ser que o kit mude de comportamento por ser instável devido as inúmeras variáveis.
No geral, não vale ficar gastando tempo e dinheiro por míseros 8%, mas como já gastei, não me custa mais nada ficar aproveitando os míseros 8% de economia que esta me dando. :D
Editado pela última vez por wtecpro em 05 Jul 2015, 21:53, em um total de 2 vezes.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 05 Jul 2015, 21:40

se eu mudar a forma que ando, passando de 70 a 100 kmh para 90 a 120 kmh, a media dos meus abastecimentos vai cair mesmo eu usando o gerador de hidrogênio.
Isso vc nao leva em conta mas eu levo, por isso coloco a media de velocidade na parcial pra poder avaliar corretamento o consumo.

Compare o consumo com as três medias abaixo andando na mesma faixa de velocidade e veja o percentual de diferença entre um e outro.

3 pontos: 207 km (sem hidrogênio) Vs 225 km (com hidrogenio)
207 + 8,7% = 225 km :: Aqui está a média de 8%

A Scarlet esta andando em torno de 8% a mais com a mesma quantidade de combustível.
Isso não é nenhum milagre anunciado, é um numero real conquistado após inúmeras tentativas que todos vocês acompanharam aqui pelo fórum.

:: Consumo Scarlet :: Com gerador de Hidrogênio (LIGADO com Bicarbonato de Sódio)

1 ponto - 126 km (Cidade) 60/90 kmh
2 pontos - 185 km (Cidade) 60/90 kmh
3 pontos - 225 km (Cidade) 60/90 kmh

:: Consumo da Scarlet :: Sem o gerador de hidrogênio (DESLIGADO).

1 ponto - 112 km (Cidade) 70/90 kmh
2 pontos - 165 km (Cidade) 60/90 kmh
3 pontos - 207 km (Cidade) 60/90 kmh
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 05 Jul 2015, 22:44

Eu não consigo avaliar por essas subjetividades.

Você está pegando consumos pontuais, e isso varia pra caramba, incluindo fatores que você não pode controlar. O comportamento do controle de injeção e faísca dependem da temperatura. Mesmo em posto bom, gasolina dá variação. Pequena, mas dá. Até mesmo os pontinhos do indicador são aproximados; quantas vezes já vi entrar na reserva, sair sozinho e entrar de novo só 40km depois?

Essa história de pontinhos não tem nada a ver. O que importa é o que você quer rejeitar. O que importa é a média de vários abastecimentos.

Um único abastecimento não tem nada a ver. Eu já fiz 38km/l e também 22km/l. Quando você diz 70 - 90km/h, eu consigo andar nessa faixa fazendo 34km/l e também fazendo 29km/l; é só pilotar tenso na marginal fazendo um monte de ultrapassagens e frenagens.

O único jeito de você conseguir fazer um único abastecimento valer qualquer coisa é num dinamômetro em sala de temperatura controlada. E usar a mesma gasolina nos dois casos. E mesmo assim é meia boca, porque o resultado pode ficar diferente em outra temperatura.

A média é o que interessa. Não tem problema você dizer "o HHO até agora estava uma porcaria e não valeu". Beleza. Jogamos esses pontos fora e começamos outros. Mas tem que ter tanques. Uns 10 abastecimentos, para começar. No mínimo.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 06 Jul 2015, 10:20

Eu não ando com a moto em uma sala com temperatura controlada. rsrsrs...

Eu não rejeito a media, pelo contrario, sei que ela esta correta e também sei que as duas quedas nos abastecimentos anteriores são devido a eu andar forte, fora do meu normal. Por isso estou ignorando elas parcialmente. Mas se eu andar forte sem o hidrogênio e for comparar com elas, vai dar uma economia de 6% a 8%.

Vou continuar meus testes normalmente do meu jeito e se vc quer muito saber estas diferenças detalhadamente com uma moto parada em uma sala com temperatura controlada, compre o kit, coloque na sua moto e divirta-se com seus próprios testes.

Eu uso sua teoria nos meus testes. Agora já chegou a hora de você usar a minha pratica nos seus testes.
Chega de teoria somente, saia da frente do computador e vá colocar em pratica todo o seu conhecimento teórico.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 06 Jul 2015, 16:24

Pelas novas parciais, acho que vou bater meu recorde de economia de combustível ou pelo menos chegar bem perto :D

4 pontos - 252 km (sem hidrogênio) Vs 282 km (com hidrogênio)
252 + 11,9 % = 282
Estes 30 km de diferença equivalem a quase 1 litro de gasolina economizada na minha moto :D

:: Consumo Scarlet :: Com gerador de Hidrogênio (LIGADO com Bicarbonato de Sódio)

Novas parciais exatas:
1 ponto - 126 km (Cidade) 60/90 kmh
2 pontos - 185 km (Cidade) 60/90 kmh
3 pontos - 225 km (Cidade) 60/90 kmh
4 pontos - 282 km (Cidade) 60/90 kmh
5 pontos - 326 km (Cidade) 60/90 kmh
Entrando na reserva -

:: OLD ::
wtecpro escreveu::: Consumo da Scarlet :: Sem o gerador de hidrogênio (DESLIGADO).

Parciais exatas:
1 ponto - 112 km (Cidade) 70/90 kmh
2 pontos - 165 km (Cidade) 60/90 kmh
3 pontos - 207 km (Cidade) 60/90 kmh
4 pontos - 252 km (Cidade) 70/90 kmh
5 pontos - 297 km (Cidade) 70/90 kmh
Entrando na reserva - 334 (Estrada) 80/100 kmh

:: Consumo Scarlet :: Com gerador de Hidrogênio (LIGADO com soda cáustica)

Parciais exatas:
1 ponto - 119 km (Cidade) 60/90 kmh
2 pontos - 173 km (Estrada) 80/100 kmh com garupa
3 pontos - 213 km (Estrada) 80/100 kmh com garupa
4 pontos - 259 km (Cidade) 70/90 kmh
5 pontos - 314 km (cidade) 70/90 kmh
Entrando na reserva - 353.6 (cidade) 60/90 kmh
Editado pela última vez por wtecpro em 07 Jul 2015, 17:17, em um total de 3 vezes.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Responder