HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 27 Jun 2015, 17:56

Amanha vou experimentar bicarbonato de sódio na mistura enquanto não encontro o KHO pra comprar.

Imagem
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 18:25

Wagner, desculpa aí, mas quando eu falei para usar KOH eu tava zoando, só para te encher de coisas que poderia mudar.

NaOH é perfeito. Tem inclusive uma dissertação de mestrado aqui de um cara que mostrou que NaOH rende mais hidrogênio que KOH:
http://greensynfuel.com/files/Dissertac ... lveira.pdf

Na página 21:
"... o eletrólito de hidróxido de sódio (NAOH) permaneceu com melhores resultados quando comparados com outros eletrólitos como, hidróxido de potássio e cloreto de sódio, pois o NAOH produziu 20% a mais de HHO, com a mesma quantidade de energia por m3 deste gás..."

Aliás essa dissertação aí é meio bizarra. É um estudo sobre HHO em motor a gasolina de gerador elétrico. Daí o cara separa o trabalho de dissertação em duas partes:
Parte 1: Estuda a eletrólise em um pequeno gerador de HHO alimentado por fonte DC ligada à tomada;
Parte 2: Estuda a economia de gasolina ao se adicionar gás gerado pelo gerador da parte (1) na admissão.

O bizarro é que o estudo da parte (2) é feito com o gerador de hidrogênio da parte (1).... na tomada da rede elétrica!!!! Meio inútil o estudo, não? Se eu preciso do gerador, é porque eu não tenho energia na tomada em primeiro lugar. E não dá para armazenar HHO. Se alguém disser que dá, eu vou pedir para o distinto ir para um lugar beeeeem ermo e tentar por 200bar de HHO num cilindro. Sentado em cima.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 18:38

Mas voltando. Reconfigura a câmera para os elementos todos em série. Sua mudança foi um retrocesso.

E agora, voltando a zoar de novo:
Cara, você comprou do fornecedor errado!

Esse aqui é o certo.

500 km sem uma gota de gasolina.

vende esse seu mico que só te dá trabalho e não economiza nada (nem vem com esse papo de 6% que não cola) e agora ve se compra do cara certo:

Imagem

edit: o face do pai da criação acima, todo orgulhoso:
https://www.facebook.com/ricardo.tvp?fref=ts

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 27 Jun 2015, 19:05

KKKKKKKKKKKKKKKKK... vc nunca perde apiada mesmo. KKKKKKKKKKKKKKKKK
Nem eu que já tenho um kit instalado dando pouca economia, não acreditei neste louco rsrsrs...

Agora sempre rolam alguns comentários interessantes e um deles veio pelo FB, o filtro de gasolina, que por sinal esta funcionando bem no meu sistema.

Por enquanto vou manter meu gerador de hidrogênio com a mudança que fiz de dois negativos e um positivo, acho que ele esta trabalhando bem melhor desta forma. Então pelo que entendi é manter o uso da soda caustica (hidróxido cáustico - NaOH) correto?
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 19:30

O interessante é que esse maluco foi divulgado pelo caderno UOL Ciência. Vacilo do repórter, que não é de exatas. Acaba dando alguma credibilidade ao uso do hidrogênio num motor à explosão.

Queimar hidrogênio num cilindro é uma maneira ruim de gastá-lo. Ninguém sério desperdiça energia assim.

Mas depois dessa reportagem prevejo algum interesse reavivado por Batiks e afins. É só uma fração mínima que frequenta algum forum que discuta o assunto, e uma minoria menor ainda que consegue ver que não leva a nada. Imagino que esse pessoal do hidrogênio terá aumento de pedidos a partir de agora.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 19:39

Sim, NaOH é ok. O lance é a concentração.

O ideal seria ter todas as células em série, para você aproveitar melhor cada elétron da bateria. Agora cada elétron gera 1,5 moléculas de H2; com todas as células em série a geração será de 3 moléculas de H2 por elétron.

Você acha que está melhor agora porque com tensão de 4V/célula mesmo com pouca concentração de NaOH a geração é grande. Terá geração igual se deixar todas as células em série e aumentando um pouco a concentração do NaOH. Mas aí vem a pegadinha: Quando estiver gerando igual com todas elas em série, a corrente drenada será só metade da atual!

Deixe a teimosia de lado, e pelo amor ao estator do alternador da Scarlet muda de volta isso aí.

E invista num amperímetro. Vou ser se acho um modelo decente para vc.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 20:22

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 28v-dc-_JM

É o mais barato, mas tem o problema de chuva. Talvez você tope usá-lo dentro de um saquinho por um tempo, até acertar a concentração do NaOH.

E, dependendo de detalhes construtivos internos e decisões do projetista, pode ser que flutue muito a leitura depois de colocar o PWM. Mas o mais provável na minha opinião é que não dê problema.

Com ele você verá:
- que está gastando muito mais corrente que o necessário com a conf. atual de células;
- que com a mesma corrente atual produzirá o dobro de gás na conf. de células original.
- ajudará em estabelecer uma concentração razoável de NaOH.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 27 Jun 2015, 20:53

Desenhe o esquema das 7 placas ligadas em serie pq se for o que já tinha pensado vai ferrar com minha moto na hora que for ligado.

:: Esquema original e alterado :: Aguardando sua sugestão

Imagem
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por ivnn » 27 Jun 2015, 22:11

O original tem seis câmeras de água ligadas em série.

A sua ligação atual tem dois grupos de ( três câmeras de água ligadas em série ).

No sistema original o elétron tem que atravessar as seis câmeras de água, dissociando a água em cada uma delas.

No seu sistema atual o elétron atravessa só três. A produção de Hidrogênio cai pela metade. Só que como, para a mesma concentração de NaOH, a corrente quadruplica, então você fica com a sensação de que é melhor, porque borbulha mais. Mas não é. Você conseguiria o mesmo borbulhamento na conf. original aumentando a concentração de NaOH. E, que quebra, poupa o inox de corrosão.

Avatar do usuário
wtecpro
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 553
Registrado em: 11 Ago 2013, 22:54
Cidade onde mora: rio de janeiro/RJ

Re: HIDROGÊNIO combustível auxiliar - Moto em teste

Mensagem por wtecpro » 27 Jun 2015, 22:23

O problema que o excesso de NaOH gera um maldito vapor que não ajuda em nada.
Vou fazer uma nova tentativa pra ver o q acontece, se o maldito vapor voltar por causa do alto nive de NaOH eu volto a minha nova configuração e a mantenho.
Wagner Urbonavicius
:: Ténéré 250 Areia 2013 ::

Responder