Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por kablack » 08 Fev 2015, 19:50

A Podium vai permanecer com 25%.

A ANFAVEA e a ABRACICLO recomendam que os veículos que não sejam flex abasteçam com gasolina Podium. Vejam:

http://www.abraciclo.com.br/noticias/cl ... a-em-reuni" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.car.blog.br/2015/02/anfavea- ... -usar.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Nas motinhas eu sempre usei Podium, mas acho sacanagem obrigar todo mundo a abastecer com a gasolina mais cara. Aqui em Itu R$ 3,80 pelo litro.

Nós motociclistas somos muito mal tratados neste país.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por kablack » 08 Fev 2015, 20:35

Aqui muito mais informação. Bob Sharp. O cara!

http://autoentusiastas.com.br/2015/02/e ... a-para-27/" onclick="window.open(this.href);return false;
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por DrigoRJ » 10 Fev 2015, 18:11

Tou preocupado. Para minha utilização mudar de aditivada para premium significara um gasto adicional na ordem de 70 reais mensais.
Espero que este ato seja revisto. Nao quero que minha moto seja uma cobaia.

Rato.Bomber
Novato+
Novato+
Mensagens: 32
Registrado em: 10 Dez 2014, 14:56
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por Rato.Bomber » 10 Fev 2015, 22:47

O jeito é continuar na mesma, eu sempre abasteço em posto conhecido, só coloco lá... Ja comparei com outros e esse foi o melhor posto barato em termos de rendimento... Os caros ficavam iguais a esse... E pra fazer o teste eu sempre deixava uns 2l no Max no tanque e enchia, testava andando do mesmo jeito é até sobrar bem pouco.

Gasolina podium não compensa.

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por fjruthes » 11 Fev 2015, 18:21

Na minha opinião, esses 2% a mais de álcool não farão diferença alguma...

E esse aumento da quantidade de etanol foi uma proposta da união os produtores de cana de açúcar e da associação dos fabricantes de veículo... Porém, ainda não foi sancionado...

No rumo que as coisa vão, acho que foi uma proposta totalmente oportunista para botar mais lenha no fogo.
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por diegonunes » 11 Fev 2015, 20:50

Dizer que a gasolina brasileira (sem adulteração claro) não é das melhores, estou de acordo mas dizer que não presta, que é um lixo eu acho demais também.

Tenho 31 anos e desde meus 20 venho acompanhando de perto os carros e as motos que passam aqui por casa.

Todos os nossos carros comprados zero km foram vendidos sem exceção com mais de 100.000 km rodados, rodamos isso em no máximo 3 anos.

Desde 2009, tempo que venho tendo moto própria, somei aproximadamente nestes 6 anos, 150.000 km.

Bom, numa conta rápida, nesses 11 anos acumulamos algo em torno de 800.000 km o que não é muito mas também não é pouco.

Nunca, nesse tempo todo, tivemos problema com qualquer item relacionado a injeção eletrônica dos carros e motos, sequer limpeza de bico a gente fez.

Meu sogro e mecânico e temos contado com alguns amigos dele que hoje moram nos EUA, por lá, a gasolina é sombra de dúvida melhor em termos de rendimento mas os problemas que a gente enfrente aqui também ocorrem por lá, não é à toa que os maiores fabricantes de aditivos reparadores são americanos, rs.

Enfim, dizer que a gasolina brasileira não presta é apenas uma meia verdade. :joinha:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

banido
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 12 Nov 2012, 19:40
Cidade onde mora: Fortaleza-Ceará

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por banido » 19 Fev 2015, 20:16

Não sei pq a galera tem tanta raiva do etanol.

A gasolina é um derivado do petróleo que por sua vez é um produto finito na natureza, poluidor e sem mercado livre. Eu usaria etanol só pra ir contra o sistema petrolífero mundial.

Veja só, o sheik das aŕábias por meio da OPEP acordou feliz e deciciu que iria baixar o preço do barril de petróleo. Automaticamente isso quebrou o mercado financeiro,as empresas e a economia dos países que comercializam petróleo (venezuela, petrobras/brasil, pré-sal já era), e o pior inviabiliza o desenvolvimento de outros combustíveis e tecnologias (etanol de cana, etanol de milho, motor elétrico, biodiesel, etc).
http://www.infomoney.com.br/mercados/ac ... ento-exxon" onclick="window.open(this.href);return false;

Portanto, se a tenere e a XT fossem flex eu usava etanol de propósito. Foda-se a gasolina e todo o mercado sujo por trás dela.

E por favor, alguem prove que uma moto deu problema por causa do combustível vendido no brasil. Isso é mito.
http://www.capacetedeviagem.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
tiagokxuera
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1700
Registrado em: 19 Abr 2012, 09:25
Cidade onde mora: Kxuera

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por tiagokxuera » 20 Fev 2015, 07:12

Nas CC Honda é comum falar que deu problema por conta de combustível ruim.
Agora é fato que nossa gasosa não é de primeira.
hehehehehe
_________________
Tiago Carvalho
------------------------------------------
10% meio de transporte. 90% estilo de vida!
XT660R - Gambazona
Cachoeira de Minas - MG

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por diegonunes » 20 Fev 2015, 10:40

De primeira realmente não é.

O engraçado é que as XRE's viajam para outros países do Mercosul e usam gasolina de qualidade e mesmo assim ficam no meio do caminho, rs. Já as TNR's..., bem você sabe né, kkk.

Lembro-me como hoje quando a bomba da gasolina da minha ex XRE queimou e levei na CC. Fui conversar com o chefe da oficina e ele veio dizer que o problema era a nossa gasolina e ainda disse que nos EUA essas motos não apresentam problemas semelhantes. Simplesmente respondi: - Amigo, eu não sei que história você ouviu dos seus superiores ou se você pensa que sou trouxa, mas nos EUA nem existe essa moto pra vender. Ele pediu pra cagar e saiu. :gargalhada:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: Aumento na % de alcool na gasolina. e agora?

Mensagem por Jhaimilson » 20 Fev 2015, 12:28

Não sou contra ter uma moto flex e enfiar só etanol nela, sou a favor do combustível, ele polui menos que a gasolina (mas polui), não é finito, pode ser extraído da cana, do milho, do bagaço etc, tem uma explosão maior e de certa forma gera mais potência e torque nos motores, enfim, uma maravilha, só não presta em países frios, mas é só os engenheiros pegarem a prancheta, que é possível arrumar uma solução para poder dar partida em temperaturas abaixo de zero. O álcool deveria custar a preço de banana, temos excelentes terras para plantio, um território gigantesco, usinas (que usinas? Esqueci que um monte quebrou)... Enfim, se tivesse um bom projeto e incentivos fiscais, a carruagem andaria muito bem... Masssss...

Sou contra essa sacanagem de pagar gato por lebre, deveríamos sim ter a gasolina pura sem a mistura, ou com o menor índice possível, como é nos EUA, cerca de 11% apenas, pois o dinheiro que pago no posto é por gasolina e não por cerca de 70% dela e o imposto que o governo cobra não é de 70% da gasolina e sim de 100% do valor dela.... Ohhhhhh!!! Que legal!!!! Tudo isso é para satisfazer um grupo de lobistas fdp que fez um acordo com os "dirigentes desse país de merda" (sim é uma merda e mal gerido, o que salva o Brasil é a sua riqueza natural, pois o resto, inclusive o povo, entendam como a maioria, tem uma cultura pobre de tirar apenas vantagem e resolver tudo com "jeitinho") para enfiar álcool na gasolina, para refrescar a memória, se lembram de algo chamado "Pró-Álcool"? Enfim, um grupinho tá cagando e andando, tirando o deles e somos obrigados a ter um lixo de gasolina.

Ai tiveram a ideia genial dos veículos flex, puxa, que fera heim... Isso é outra sacanagem para maquiar o que é ruim e deitar e rolar nas misturas, assim todo mundo ganha no esquema e o cidadão que paga uma fortuna em seu carro zero não vai dançar tanto, mas a tecnologia é sim bem vinda...

Tem esse lance de blá blá blá que a gasolina não é a pior, porque não deu pau em motor etc. Da pau sim, só não deu ainda graças aos méritos de engenharia aplicados na construção dos motores de veículos, pois existe uma margem nos projetos para suportar as variações, além é claro, da eficiência do gerenciamento de suas ECUs, senão já era. A gasolina aqui é sim a pior do mundo.

Além de termos um combustível caríssimo, não pagamos por gasolina, pagamos por uma mistura que recebe outra mistura e vira uma lambança... Mas é isso, enquanto o petróleo está despencando lá fora, por U$50 o barril, Br só dança e paga por algo que não é o que ele paga... Mas é isso ai, vamos pagar as contas dos representantes do povo para gastarem um pouco mais... pois 10 bilhões já é fichinha...
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

Responder