Moto cortando em Alta e não engata primeira - Defeito Maluco
Enviado: 06 Jan 2015, 08:00
Pessoal, minha tétéca chegou aos 36.000Km capengando.
A última geral foi nos 31.000Km. Fiz a limpeza da injeção, troca de vela, limpeza do filtro de ar etc. Tudo de praxe.
Agora ela esta com um defeito muito estranho.
Em duas partes:
1) Quando o motor esta frio, ou mesmo quente após passar momentos desligado (momentos quero dizer 1 minuto ou mais), só pega se estiver em neutro. Mesmo com a embreagem apertada a moto não funciona. Digo, nem da sinal de partida.
Em neutro bateu o dedo na ignição ela já pega, sem ratear, igual um relógio de bom. Depois que pegou, quando encaixo a primeira marcha, ela morre. Volto a colocar o neutro, dou partida, acelero e engato a primeira novamente. Ela engata com um tranco muito forte no câmbio (óbvio), pisca a luz da injeção mas não morre. A partir daí não morre mais.
Ontem de manhã fiz esse procedimento umas 10 vezes pra conseguir sair com a moto.
- Já olhei o sensor de embreagem e o sensor do descanso, claro. Parece, mas o pezinho não esta abaixado.
- Parece também ser a embreagem com regulagem errada, mas coloco a moto em um local plano, sem peso, engato a primeira e ela começa a sair quando a distancia entre o manete e a manopla é de aproximadamente 1 dedo. Com o manete em repouso, existe uma folga (não esta estrangulada).
- Quando digo que a moto morre, é desligar mesmo e não engasgar. O conta giros esta linear. É como se simplesmente desligasse a moto.
Pois bem, se fosse só isso, beleza. Mas ela esta morrendo em alta também.
2) As vezes a 100, 110, 120 Km/h o motor simplesmente morre e volta a pegar no tranco 1, 2, 3 ou até 4 segundos depois.
Acelerando normalmente nos 5000, 6000, 7000 ou até 8000 giros, ela apaga do nada, a luz da injeção fica piscando rápido. Dá um baita susto, pega no tranco e volta a rodar. Daí em diante ela roda mais uns 30, 40 ou 50Km sem problema nenhum. Esta totalmente intermitente. É como se alguém desliga-se o corta corrente e liga-se-o instantaneamente.
- Olhando superficialmente, pode ser que o sensor do descanso esteja com mau contato ou algo assim. Mas ele voltaria a ligar a moto segundos depois?
- A moto não esta engasgando, o que poderia ser alguma sujeira no corpo de injeção ou até a tal gasolina ruim (mas Yamaha não tem essa de gasolina ruim, tem? )
- O mais estranho: a moto não perdeu rendimento, não esta com bateria fraca, não foi gasolina ruim (coloquei tudo quanto é tipo de gasolina nesses 5.000Km e nenhuma diferença - só o preço), o consumo continua excelente.
- Seria bomba de gasolina? Pelo que sei, quando a bomba começa a ficar ruim, a moto perde rendimento, certo?
A moto já esta assim a 5.000Km. Nos últimos 500Km é que os apagões ficaram mais longos (4 segundos).
A bandida chegou até a morrer do lado de uma carreta na Fernão Dias.
Bom, antes de me chamarem de insano, já acabaram as viagens e já mandei pro mecânico.
Pedi pra desmontar tudo, olhar sensor por sensor, fiação por fiação.
Alguém tem alguma sugestão?
A última geral foi nos 31.000Km. Fiz a limpeza da injeção, troca de vela, limpeza do filtro de ar etc. Tudo de praxe.
Agora ela esta com um defeito muito estranho.
Em duas partes:
1) Quando o motor esta frio, ou mesmo quente após passar momentos desligado (momentos quero dizer 1 minuto ou mais), só pega se estiver em neutro. Mesmo com a embreagem apertada a moto não funciona. Digo, nem da sinal de partida.
Em neutro bateu o dedo na ignição ela já pega, sem ratear, igual um relógio de bom. Depois que pegou, quando encaixo a primeira marcha, ela morre. Volto a colocar o neutro, dou partida, acelero e engato a primeira novamente. Ela engata com um tranco muito forte no câmbio (óbvio), pisca a luz da injeção mas não morre. A partir daí não morre mais.
Ontem de manhã fiz esse procedimento umas 10 vezes pra conseguir sair com a moto.
- Já olhei o sensor de embreagem e o sensor do descanso, claro. Parece, mas o pezinho não esta abaixado.
- Parece também ser a embreagem com regulagem errada, mas coloco a moto em um local plano, sem peso, engato a primeira e ela começa a sair quando a distancia entre o manete e a manopla é de aproximadamente 1 dedo. Com o manete em repouso, existe uma folga (não esta estrangulada).
- Quando digo que a moto morre, é desligar mesmo e não engasgar. O conta giros esta linear. É como se simplesmente desligasse a moto.
Pois bem, se fosse só isso, beleza. Mas ela esta morrendo em alta também.
2) As vezes a 100, 110, 120 Km/h o motor simplesmente morre e volta a pegar no tranco 1, 2, 3 ou até 4 segundos depois.
Acelerando normalmente nos 5000, 6000, 7000 ou até 8000 giros, ela apaga do nada, a luz da injeção fica piscando rápido. Dá um baita susto, pega no tranco e volta a rodar. Daí em diante ela roda mais uns 30, 40 ou 50Km sem problema nenhum. Esta totalmente intermitente. É como se alguém desliga-se o corta corrente e liga-se-o instantaneamente.
- Olhando superficialmente, pode ser que o sensor do descanso esteja com mau contato ou algo assim. Mas ele voltaria a ligar a moto segundos depois?
- A moto não esta engasgando, o que poderia ser alguma sujeira no corpo de injeção ou até a tal gasolina ruim (mas Yamaha não tem essa de gasolina ruim, tem? )
- O mais estranho: a moto não perdeu rendimento, não esta com bateria fraca, não foi gasolina ruim (coloquei tudo quanto é tipo de gasolina nesses 5.000Km e nenhuma diferença - só o preço), o consumo continua excelente.
- Seria bomba de gasolina? Pelo que sei, quando a bomba começa a ficar ruim, a moto perde rendimento, certo?
A moto já esta assim a 5.000Km. Nos últimos 500Km é que os apagões ficaram mais longos (4 segundos).
A bandida chegou até a morrer do lado de uma carreta na Fernão Dias.
Bom, antes de me chamarem de insano, já acabaram as viagens e já mandei pro mecânico.
Pedi pra desmontar tudo, olhar sensor por sensor, fiação por fiação.
Alguém tem alguma sugestão?