[Ajuda] Moto derrapando na frenagem
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[Ajuda] Moto derrapando na frenagem
Olá galera,
Bom pessoal, estou a uns quatro meses com a ténéré e ando sempre na posição "tiozão-on", mas acontece que já tomei uns 5 sustos na hora de freiar... E hoje foi o quinto, por isso do meu post! Não sei o que fazer, os pneus são os originais a calibragem está correta e eu tenho peso pena 72kg.
Alguém mais já tomou susto na hora da frenagem? A moto simplesmente escorrega... Será que estão passando manteiga no meu pneu???
Valeu galera, abraços!
Bom pessoal, estou a uns quatro meses com a ténéré e ando sempre na posição "tiozão-on", mas acontece que já tomei uns 5 sustos na hora de freiar... E hoje foi o quinto, por isso do meu post! Não sei o que fazer, os pneus são os originais a calibragem está correta e eu tenho peso pena 72kg.
Alguém mais já tomou susto na hora da frenagem? A moto simplesmente escorrega... Será que estão passando manteiga no meu pneu???
Valeu galera, abraços!
Editado pela última vez por Paulo Cesar83 em 05 Out 2014, 11:02, em um total de 1 vez.
"Não importa o que fizeram com você... Importa o que você vai fazer com o que fizeram com você..." Sartre.
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Re: Paralelepípedo no bauleto
Paulo,
Quais as condições do piso?
Qual seu nivel de intimidade com a moto?
Qual a regulagem da suspensão traseira (dura, macia, etc...)?
Voce aciona a embreagem junto com o freio?
De uma lida nessas matérias sobre frenagem:
http://www.motonline.com.br/tecnicas-de ... dianteiro/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www2.honda.com.br/hondapilotomai ... enagem.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Quais as condições do piso?
Qual seu nivel de intimidade com a moto?
Qual a regulagem da suspensão traseira (dura, macia, etc...)?
Voce aciona a embreagem junto com o freio?
De uma lida nessas matérias sobre frenagem:
http://www.motonline.com.br/tecnicas-de ... dianteiro/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www2.honda.com.br/hondapilotomai ... enagem.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
Estamos falando do pneu dianteiro ou traseiro?
Que posição você fica na moto, muito pra trás ou colado no tanque?
O tipo de piso talvez seja o maior detalhe, não existe pneu que não derrape em determinados pavimentos. Deve-se levar o consideração também em que situação a moto encontra-se no momento da frenagem, inclinada? em curva? carregada? ...
Caso esteja usando o freio de forma abrupta e com força demasiada, corrija.
Que posição você fica na moto, muito pra trás ou colado no tanque?
O tipo de piso talvez seja o maior detalhe, não existe pneu que não derrape em determinados pavimentos. Deve-se levar o consideração também em que situação a moto encontra-se no momento da frenagem, inclinada? em curva? carregada? ...
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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
Olá amigos,
Primeiramente obrigado pela prontidão e disposição para ajudar.
Vamos lá, vou tentar responder todas as questões levantadas.
Condições do piso, asfalto, seco em bom estado.
Intimidade com a moto, já passou da paquera, já passou do início do namoro e agora está no meio do namoro... Brincadeiras a parte eu considero que já me acostumei com ela (venho de uma trudi que pilotei por 6anos e uma burgman que pilotei por 6 meses, rodo 120k por dia aproximadamente)
A regulagem da suspensão eu não sei dizer
Sim aciono a embreagem nessas frenagens mais bruscas
Qual pneu: o traseiro.
Já pilotei colado no tanque, hoje to pilotando sentado, as vezes encosto na "curva" do banco
Nos sustos que tomei a moto estava em reta "corredor" e não estava carregada... Capa de chuva no bauleto 45l givi
O freio está sendo usado dessa forma mesmo... De modo abrupto.
Agora vou ler as matérias indicadas...
Obrigado amigos!
Primeiramente obrigado pela prontidão e disposição para ajudar.
Vamos lá, vou tentar responder todas as questões levantadas.
Condições do piso, asfalto, seco em bom estado.
Intimidade com a moto, já passou da paquera, já passou do início do namoro e agora está no meio do namoro... Brincadeiras a parte eu considero que já me acostumei com ela (venho de uma trudi que pilotei por 6anos e uma burgman que pilotei por 6 meses, rodo 120k por dia aproximadamente)
A regulagem da suspensão eu não sei dizer
Sim aciono a embreagem nessas frenagens mais bruscas
Qual pneu: o traseiro.
Já pilotei colado no tanque, hoje to pilotando sentado, as vezes encosto na "curva" do banco
Nos sustos que tomei a moto estava em reta "corredor" e não estava carregada... Capa de chuva no bauleto 45l givi
O freio está sendo usado dessa forma mesmo... De modo abrupto.
Agora vou ler as matérias indicadas...
Obrigado amigos!
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
Obrigado também pela indicação das matérias...
O único erro que percebi que estou cometendo é acionar a embreagem junto com os freios... Mas isso se deve a dureza do câmbio que eu já discuti no tópico específico sobre isso.
Valeu galera.
O único erro que percebi que estou cometendo é acionar a embreagem junto com os freios... Mas isso se deve a dureza do câmbio que eu já discuti no tópico específico sobre isso.
Valeu galera.
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
Isso aí.
Não use a embreagem durante a frenagem, só quando estiver quase parado. O uso da embreagem provoca derrapagem e reduz quase pela metade o poder de frenagem da moto.
O que freia a moto é o freio dianteiro, o traseiro você deve usar só para balancear e equilibrar durante a frenagem. Dizem que o correto é usar 70% de força no freio dianteiro, mas ninguém faz contas na prática obviamente. O freio a ser acionado com mais "força" deve ser sempre o dianteiro. Lembre de projetar o corpo para frente para jogar o peso e melhorar a aderência da roda dianteira.
Não se deve pressionar o freio, qualquer um dos dois, com força máxima instantânea, tem que ser um acionamento progressivo.
Boa leitura, cuidado nas frenagens.
Abraço.
Não use a embreagem durante a frenagem, só quando estiver quase parado. O uso da embreagem provoca derrapagem e reduz quase pela metade o poder de frenagem da moto.
O que freia a moto é o freio dianteiro, o traseiro você deve usar só para balancear e equilibrar durante a frenagem. Dizem que o correto é usar 70% de força no freio dianteiro, mas ninguém faz contas na prática obviamente. O freio a ser acionado com mais "força" deve ser sempre o dianteiro. Lembre de projetar o corpo para frente para jogar o peso e melhorar a aderência da roda dianteira.
Não se deve pressionar o freio, qualquer um dos dois, com força máxima instantânea, tem que ser um acionamento progressivo.
Boa leitura, cuidado nas frenagens.
Abraço.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013
Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
O acionamento da embreagem e algo que venho me policiando para não fazer. O instrutor de treinamento bateu forte em cima disso.
Claro que não vou deixar de reduzir as marchas, mas essa orientação é mais para situações de emergência.
Claro que não vou deixar de reduzir as marchas, mas essa orientação é mais para situações de emergência.
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
uma outra coisa q pode ser é a calibragem dos pneus....
como esta a sua?????
vc usa a calibragem q está no manual ou usa o tipo dureza, quanto mais duro melhor "evita furos"
ou vc esta com calibragem inferior pneu murcho.....
isso interfere e muito na frenagem
como esta a sua?????
vc usa a calibragem q está no manual ou usa o tipo dureza, quanto mais duro melhor "evita furos"
ou vc esta com calibragem inferior pneu murcho.....
isso interfere e muito na frenagem
sou o q sou e é tudo q sou
Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
1. Olhe a postura dele nas frenagens. Ele "empurra" o guidão para baixo:
http://www.youtube.com/watch?v=UZBr7fXXsiU" onclick="window.open(this.href);return false;
2. http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=344" onclick="window.open(this.href);return false;
3. http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=466" onclick="window.open(this.href);return false;
4. http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=199" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.youtube.com/watch?v=UZBr7fXXsiU" onclick="window.open(this.href);return false;
2. http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=344" onclick="window.open(this.href);return false;
3. http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=466" onclick="window.open(this.href);return false;
4. http://www.tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=22&t=199" onclick="window.open(this.href);return false;
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- diegonunes
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Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem
Não tem boquinha, roda traseira arrasta com muita facilidade, é natural.
Eu não sigo muito as regras nesse quesito, eu costumo usar os sistemas de acordo com o feeling de cada moto, mas existe uma verdade universal, o freio que realmente para na hora do vamos ver é o dianteiro, é questão física.
Em boa parte das situações tenho o hábito de usar os dois freios simultaneamente, isso garante mais estabilidade e segurança.
Sabe uma coisa que me fez e faz conhecer a moto de maneira bem completa? brincar com ela de maneira bastante consciente claro e em velocidade compatível. Tipo, travar rodas, rabear, empinar, fazer simulações de diversas maneiras e em diversos pavimentos, isso nos mostra como a moto se comporta em inúmeras condições, nos ensinando como reaver a melhor condição. Mas isso vai de cada um, não faço recomendações, pois sempre há o risco de se acidentar.
Experiência prática, só isso o deixará íntimo da moto.
Eu não sigo muito as regras nesse quesito, eu costumo usar os sistemas de acordo com o feeling de cada moto, mas existe uma verdade universal, o freio que realmente para na hora do vamos ver é o dianteiro, é questão física.
Em boa parte das situações tenho o hábito de usar os dois freios simultaneamente, isso garante mais estabilidade e segurança.
Sabe uma coisa que me fez e faz conhecer a moto de maneira bem completa? brincar com ela de maneira bastante consciente claro e em velocidade compatível. Tipo, travar rodas, rabear, empinar, fazer simulações de diversas maneiras e em diversos pavimentos, isso nos mostra como a moto se comporta em inúmeras condições, nos ensinando como reaver a melhor condição. Mas isso vai de cada um, não faço recomendações, pois sempre há o risco de se acidentar.
Experiência prática, só isso o deixará íntimo da moto.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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