[Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Mensagem por ivojoseaug » 04 Out 2014, 11:29

aumente a distancia de frenagem e seja menos pé de chumbo.

Paulo Cesar83
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 22 Jun 2014, 16:18
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona leste de São Paulo

Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Mensagem por Paulo Cesar83 » 04 Out 2014, 15:12

Kablack,

Esse vídeo me fez lembrar o exame para tirar carta aqui no Brasil... Igualzinho!!!

Fico muito agradecido com a ajuda de todos!

Como rodo muito por dia tenho bastante tempo de "testar" e confesso que a frenagem melhorou bastante sem o uso da embreagem... Ainda não passei por nenhuma situação que necessitasse freiar bruscamente (momento das derrapadas) mas já sinto muito mais segurança acionando a embreagem somente quando a moto já está quase parada... As vezes a utilizo para reduzir e tirar maior proveito do freio motor.

Abraço a todos.
"Não importa o que fizeram com você... Importa o que você vai fazer com o que fizeram com você..." Sartre.

Ténéré 250- atual
Burgman 125 i 2013/2014
Intruder 125 - 2008 - atual
Xl 250- 1983

Avatar do usuário
Hellton
Novato-
Novato-
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Abr 2013, 16:08
Cidade onde mora: Belo Horizonte - MG
Localização: Minas Gerais!

Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Mensagem por Hellton » 05 Out 2014, 11:12

Bom dia Paulo,

Passei por esse impasse há um tempo atrás, segue a minha visão deste assunto, acho que você deve ouvir o relato de todos e tirar suas próprias conclusões já que não existe verdade absoluta!

Vamos lá:

Tenho a moto há pouco mais de um ano, sempre fiquei encucado com o quanto a roda traseira derrapava. Durante esse um ano com a moto fiz dois cursos de pilotagem um com o Amaral e outro com o Personal Offroader e sempre me passaram pra nunca usar a embreagem durante as frenagens, isso é muito importante! Eu tento usar sempre os dois freios, mas quando a frenagem inicia todo o peso da moto vai para a roda da frente a traseira fica leve, nessa hora é recomendado que jogue o corpo para trás, balanceando o centro de gravidade na moto, não use a embreagem e deixe o freio motor agir.
Isso costuma funcionar bastante! Mas mesmo com tudo isso o freio traseiro sempre derrapava, já comentei com varias pessoas inclusive com os instrutores dos dois cursos que fiz, e cada um sempre tem uma opinião diferente.
Nada me tira da cabeça que os pneus originais da ténéré o Pirelli Scorpion são muito duros o que facilita a perda do atrito com o asfalto, acabei trocando os pneus pelo Michelin Sirac e resolveu bastante! Mas não se esqueça que se não tiver o freio motor atuando junto e se não jogar o corpo pra trás na frenagem, de nada adianta isso!

Essas foram as impressões que eu tive após pesquisar bastante e perguntar para varias pessoas, fiz muitos testes com posições e terrenos diferentes e resolvi o meu problema com a frenagem um pouco da correção da minha postura mais a troca por um pneu mais macio que segura mais no chão e não tive mais problemas.

Espero que com a ajuda de todos você resolva seu impasse com a frenagem!

Tenha um bom dia!

Helton Tavares
Imagem

Paulo Cesar83
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 86
Registrado em: 22 Jun 2014, 16:18
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Zona leste de São Paulo

Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Mensagem por Paulo Cesar83 » 05 Out 2014, 12:01

Hellton,

Muito obrigado cara!
É acredito também que os pneus tem a sua parte de responsabilidade nessas derrapadas, mas agora com o uso do freio motor já tem melhorado bastante essa situação que não mais ocorreu...

Ivojoseaug, minha resposta pra ti: ...., e obrigado pela sua vontade de ajudar :thumbup:
"Não importa o que fizeram com você... Importa o que você vai fazer com o que fizeram com você..." Sartre.

Ténéré 250- atual
Burgman 125 i 2013/2014
Intruder 125 - 2008 - atual
Xl 250- 1983

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Mensagem por vdfritz » 08 Out 2014, 20:25

quanto mais forte freia, mais leve fica a traseira, numa frenagem leve vc vai conseguir freiar mais forte na traseira, mas numa freiada brusca voce so vai tocar de leve no traseiro e ela ja vai querer sair, tem que saber calcular essa diferenca, quanto mais peso na frente, mais fraco pisa no traseiro

nao tente seguir formulas prontas que isso nao funciona, se o seu pirelli eh muito duro, se adapte a isso, nao faz mal a traseira travar desde que a moto esteja apontada pra frente, se a traseira sair de lado voce tem que ter o reflexo de aliviar o freio traseiro e nada mais, a traseira da uma sambada e volta

ficar treinando derrapadas e outros "stunts" ajuda muito
nunca fiz na moto mas eu andava de bike de uma forma tao loka que eu ja subi na moto sabendo tirar a traseira naturalmente kkk

Avatar do usuário
Christofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 83
Registrado em: 28 Dez 2014, 00:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC
Localização: Florianópolis/SC

Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Mensagem por Christofer » 12 Jan 2015, 22:02

Opa,

O ideal também para pegar a manha do freio é seguir o que os amigos falaram e você pode pegar num final de semana e ir numa rua aonde não tenha movimento e treine as frenagens, claro que no momento do dia-a-dia é outra coisa mas com treino poderás saber mais ou menos o quanto apertar no traseiro e no dianteiro sem que a moto derrape e assim por diante, só assim você irá conhecer a moto.

Abs,
Bruno

eduardo eiji
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 05 Jan 2015, 11:18
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: [Ajuda] Moto derrapando na frenagem

Mensagem por eduardo eiji » 15 Dez 2015, 03:38

O metzeler traseiro escorrega demais no asfalto quando usavs o pirelli dificilmente escorregava a traseira proxims troca vsi ser pirelli embora dure menos

Responder