Moto jogando dos lados em imperfeições

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
turetto
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Jul 2014, 19:48
Cidade onde mora: Recife/PE

Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por turetto » 30 Jul 2014, 19:56

Olá pessoal, gostaria de agradecer a todos do fórum pois foi através dele que peguei muitas dicas antes de comprar minha Tenere.

Comprei uma 2011 com 7400km rodados e pneus originais. O que ocorre eh que fiz revisão e está tudo ok com ela, mas noto que quando passo em imperfeições no asfalto ou nas emendas das placas eu sinto a moto jogar de um lado para o outro. E isso tem me incomodado(fora as questões de segurança), pois tive uma Bros zero km e eu não sentia isso.

A pergunta é: Será que os pneus estão gastos??

Caso afirmativo, qual pneu vocês me recomendam??? Os originais ou algum outro???

Muito obrigado mais uma vez!!!

Abraços

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por Fmm4100 » 30 Jul 2014, 20:52

Verifica o alinhamento da roda traseira em relação a dianteira.
7400 tá cedo pra pneu quadrado.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

junior_pbe
Novato-
Novato-
Mensagens: 12
Registrado em: 25 Jun 2014, 10:21
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por junior_pbe » 30 Jul 2014, 23:25

Tenho uma 2011 com 13k rodados e ela apresenta o mesmo sintoma. Acredito que seja uma característica ou que seja em razão do pneu gasto. Segundo o borracheiro, ainda consigo rodar uns 2k km com o pneu traseiro, mas por causa desta sensação de insegurança com essas jogadas que a moto dá acho q já vou troca-lo esta semana.

Abraço, Antônio

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk 4

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por Radames Aragon » 30 Jul 2014, 23:39

O ideal é checar tb os rolamentos e alinhamento das rodas, levantando em algum apoio e girando a roda livre.

turetto
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Jul 2014, 19:48
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por turetto » 31 Jul 2014, 06:47

Os rolamentos foram conferidos na revisão, segundo o mecânico estão OK.

A minha dúvida é se pneu gasto tem esse sintoma, pois, como eu disse, na minha Bros que peguei zero eu não sentia isso. E o pneu da Bros era mais estreito que o da Tenere.

turetto
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Jul 2014, 19:48
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por turetto » 31 Jul 2014, 06:49

junior_pbe escreveu:Tenho uma 2011 com 13k rodados e ela apresenta o mesmo sintoma. Acredito que seja uma característica ou que seja em razão do pneu gasto. Segundo o borracheiro, ainda consigo rodar uns 2k km com o pneu traseiro, mas por causa desta sensação de insegurança com essas jogadas que a moto dá acho q já vou troca-lo esta semana.

Abraço, Antônio

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk 4
Quando os pneus estavam novos, você sentia isto ao passar por imperfeições?

turetto
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Jul 2014, 19:48
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por turetto » 31 Jul 2014, 07:12

Verifiquei os pneus e o fabricante sempre coloca uma marca indicando a vida útil dos pneus...
Não consegui encontrar essa marca neles. Por isso tirei umas fotos..
O que está me deixando preocupado é que rodo ao menso 3x por semana em BR e sinto muito imperfeições quando mudo de faixa(na pista feita de placas) e passo pela emenda das placas.
Tirei umas fotos e, sobretudo o pneu dianteiro, vi algumas marcas de borracha ressecada, isso que me deixou mais preocupado ainda pelo fato de rodar na BR.
Foto do pneu dianteiro: Imagem

Foto1 do pneu traseiro: Imagem

Foto2 do pneu traseiro: Imagem

Notem que em nenhuma delas pode-se ver a marca de fi de vida útil feita pelo fabricante..

Esse problema que tenho sentido deve ser por conta dos pneus ou pelas fotos vocês acham que eles estão OK??

Grande Abraço
Muito obrigado

Natão
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 282
Registrado em: 22 Mai 2013, 20:15
Cidade onde mora: Campinas-SP

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por Natão » 31 Jul 2014, 08:25

Descreva exatamente essa sensação, a moto quando passa em imperfeições joga pro lado como? Chacoalha o guidão e ela vai? A moto balança toda?

turetto
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Jul 2014, 19:48
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por turetto » 31 Jul 2014, 08:47

Natão escreveu:Descreva exatamente essa sensação, a moto quando passa em imperfeições joga pro lado como? Chacoalha o guidão e ela vai? A moto balança toda?
É como se a emenda de uma placa para outra da pista(aquele espaço que tem piche para dilatação, mas q nem sempre está coberto de piche) dificultasse trajeto da moto....

Exemplo: vou mudar para a faixa da esquerda ou para a direita(o lado da manobra é indiferente), ligo a seta e vou mudando... Quando os pneus passam nesse espaço que geralmente existe nas pistas de placas, eu sinto a moto perder um pouco o equilíbrio, bambear, nas primeiras vezes eu me assustei muito, pois a Bros não fazia isso, era como se eu mudasse de faixa estando num carro, eu não sentia essas imperfeições. No asfalto, como não existem essas lacunas, não sinto isso e manobro para a esquerda e para a direita sem problemas....

Aí fico com receio de perder o equilíbrio em uma dessas mudanças de faixa, e como rodo muito em BR, boa parte delas a pavimentação é placa e não asfalto.

turetto
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 30 Jul 2014, 19:48
Cidade onde mora: Recife/PE

Re: Moto jogando dos lados em imperfeições

Mensagem por turetto » 31 Jul 2014, 08:51

Natão escreveu:Descreva exatamente essa sensação, a moto quando passa em imperfeições joga pro lado como? Chacoalha o guidão e ela vai? A moto balança toda?
Imagem

Olhe nessa imagem que entre uma faixa de rolagem e outra, existe uma linha nas placas de concreto. em algumas vias esse espaço é menor ou maior.....
É nesse espaço que a moto toda bambeia um pouco(perde um pouco a trajetória) quando faço mudanças.

Responder