Gasolina Aditivada sempre??

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
lmonteso
Participativo
Participativo
Mensagens: 422
Registrado em: 10 Jul 2012, 01:40
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Barra da Tijuca

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por lmonteso » 18 Ago 2012, 22:55

Alguém já teve a oportunidade de comparar os bicos e todo o resto do sistema de injeção de motos com gasolina comum e outra com gas aditivada?

Na biz, tornado e agora na tenere eu SÓ uso comum. Não pela economia mas por achar que não muda droga nenhuma.

Só abasteço em 1 posto, com gasolina comum confiável. Acho melhor que colocar gas aditivada sem garantia de qualidade.

Minha média tá em 32km/l

1,77 m
83kg
40 km/dia

Vou procurar na net textos técnicos sobre o assunto ;)
----------------------------------------------------

Luiz Monteso

Street Scrambler 900 preta - 2018
F800GS cinza - 2012
G650GS branca - 2012
Tenere 250 Branca - 2011
Tornado 250 Preta - 2005
Biz 100 Verde - 2003

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Helano » 28 Nov 2012, 10:11

Galera,

Esse tópico aqui é para tratar somente sobre a necessidade de utilizar gasolina aditivada ou não.

Existe outro tópico, que faz a comparação entre a Podium BR e a Shell V-power. Aqui o link --> viewtopic.php?f=17&t=2649" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por MaxxTazzi » 10 Dez 2012, 15:21

Não sei, não tem nada concreto à respeito do uso de uma e de outra, temos muitas variáveis...tipo de condução, qualidade do posto e produto, manutenção e vários outros blá blá blás...

Quando comprei a minha o mecânico da Yamaha informou para abastecer com comum ou com propriamente dita Podium e não com a aditivada devido os detergentes acumularem em partes especificas do sistema de alimentação. Me pergunto: se rodo todos os dias e tenho este detergente não seria o efeito contrario, limparia não?

Sim, se eu não rodasse com ela e ficasse vários e vários dias parados tenho de concordar...como com a outra moto que tenho que só saio de fim de semana e de cilindrada muito maior que vou aproveitar os octanes...ai entramos em outras questões.

Não temos uma matéria concreta com o tipo de motor, injeção e sistema da Teneré...pois cada uma é cada uma, assim acabamos no generalismo ou no achismo...

Normalmente naqueles testes de 10.000 km, 15.000 que logo após desmontam a moto toda e verificam parte por parte seria o ideal e citar o posto, tipo de gasosa e porcentagens...mais sabemos que serão tendenciosos...fato!
Integrante Adventure Moto Clube - SP

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por msfazer » 12 Dez 2012, 14:06

Manual, feito pelo engenheiro da Yamaha, manda colocar aditivada.
O mecânico de uma concessionária, manda colocar comum.

Eu sigo a recomendação do manual.

Abs!

Rafael Martins
Visitante
Visitante

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Rafael Martins » 19 Fev 2013, 08:33

Eu sempre coloquei aditivada em minhas motos.

Mas conversando com um mecânico da Yamaha aqui da cidade, me disse que nos últimos meses, umas 10 motos deram problemas na injeção por gasolina aditivada. Algumas delas foi entupimento dos bicos, que diz que na Té são 10 furos, e só quatro estavam desobistruídos.

Segundo ele, pode ser a tintura das gasolinas, mas esses mecânicos não sabem muita coisa para fazer uma afirmação dessas. Mas que me deixou desconfiado, isso deixou.

Avatar do usuário
jacsonc
Usuário
Usuário
Mensagens: 147
Registrado em: 17 Out 2011, 10:07
Cidade onde mora: Curitiba / PR
Localização: Curitiba / PR

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por jacsonc » 19 Fev 2013, 08:44

Oi Rafael, e ae vamos encarar uma trilha do telégrafo novamente, kkkkkkkkkk, acho não né kkkkkkkkkkk


Pois é minha Té está com 34.000 e sempre coloquei supra, nunca tive problemas de entopimento de bicos budega nenhuma, a moto tá lisa ainda. Até agora estou esperando o estudo que comprove isso.

um abraço cara.
Honda Fan 125 - 2008
Yamaha Fazer 250 - 2009
Honda CB300R - 2010
Yamaha Tenere 250 - 2011

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por diegonunes » 08 Jun 2013, 17:16

O manual indica usar gasolina aditivada.

Já fui muito apegado ao conceito de que gasolina aditivada é sempre melhor e em busca da verdade, entrei em contato com um dos responsáveis por ensaios e testes de homologação de lubrificantes e combustíveis da refinaria Ipiranga.

Existe muito lobby sobre o assunto e que as propagandas em geral tem o intuito de persuadir o consumidor, mas que na prática não é como se mostra.

Em resumo, ele, Flávio Xavier, informou que a gasolina aditivada é preferível em situações onde o motor trabalha mais em marcha lenta, como nas cidades, engarrafamentos... Já a comum, sem aditivo, é preferível que se use em situações de rotações mais altas e constantes, como em viagens. Segundo ele, os aditivos não trazem benefício algum em rotações mais altas.

Particularmente, dada a quantidade miserável de distribuidores safados, prefiro usar a gasolina comum, haja visto que não existe qualquer controle oficial da composição do pacote de aditivos que se usa. Recentemente, uma quantidade absurda de gasolina aditivada foi reprovada em testes por conter óxido de ferro, acabando com as velas e bicos injetores dos veículos. Outro fato interessante é que a gasolina comum é muito mais vendida que a aditivada, e isso garante ao menos que a comum seja menos velha que a aditivada.

O único aditivo que confio é o de radiador, esse ai é de uso obrigatório, o que não é o caso dessa moto.

Eu compartilho muito das informações do Alexandre, da High Torque, penso muito parecido com ele.

Também tenho um grande aval, meu sogro tem oficina, tem visto muita coisa ao longo duns 5 anos que frequento. :urrruuu:

Em resumo senhores, gasolina de qualidade, troca de óleo no tempo especificado, manutenção preventiva em dia e condução moderada. O resto é lorota.

http://www.youtube.com/watch?v=orfbPxStork" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=KOrWTnICmbY" onclick="window.open(this.href);return false;

:thumbup:
Editado pela última vez por diegonunes em 08 Jun 2013, 17:22, em um total de 1 vez.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Fmm4100 » 08 Jun 2013, 17:21

To rodando so na comum, porem num posto de confiança.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Helano » 08 Jun 2013, 18:01

A coisa toda é muito simples.... se aqui no Brasil a gasolina comum fosse realmente GASOLINA comum, não precisava colocar outra coisa.

Da mesma forma, se aqui no Brasil a gasolina aditivada fosse realmente gasolina ADITIVADA, é claro que ela é mais interessante que a comum.

O problema é que tem um monte de gente que fica abastecendo em tudo que é posto e no fim das contas não dá pra formular qualquer teoria sobre o assunto, pois sabe-se lá o que é que está sendo colocado no tanque.

Na dúvida, abasteço sempre com gasolina aditivada e de um posto confiável, somente nele. Faço isso em todos os veículos que já tive de uns 5 anos pra cá pelo menos e até agora nunca tive problemas por conta de gasolina.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por diegonunes » 09 Jun 2013, 14:40

É exatamente isso Helano.

Falando em gasolina, mais alguém notou a necessidade de uma seguradinha a mais no botão de partida pra ligar a moto, pela manhã, após essa nova proporção de álcool na gasolina? Como não gosto de insistir mais que 2 segundos na partida, vez ou outra é necessário uma segunda tentativa pra ligar, sendo esta segunda promovendo a partida instantaneamente.

Minha moto está com a manutenção completamente em dia (filtro limpo, vela nova, válvulas reguladas...).

Depois da primeira partida do dia, a moto pega só de mostrar o polegar pra ela, kkkkkkkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder