Gasolina Aditivada sempre??

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
HoonX
Visitante
Visitante

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por HoonX » 12 Fev 2011, 11:15

Octanagem ou índice de octano é o índice de resistência à detonação de combustíveis usados em motores no ciclo de Otto [1] (tais como gasolina, álcool, GNV e GPL Auto). O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano[1]. Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. Entretanto, são possíveis valores superiores a 100 para a octanagem ; uma gasolina com octanagem 120 apresentará na mesma escala uma resistência 20% superior à do isoctano. A octanagem não é única, pois varia conforme a rotação do motor; para isso existem os índices RON e MON com os motores operando, respectivamente, a 600 e 900 rpm[1].

A octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Porém, motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem" onclick="window.open(this.href);return false;

Realmente já tinha ouvido falar que não adianta colocar gasolina com alta octanagem em um motor que não está preparado para ela. A Ténéré tem essa compressão de 10:1?

Cmdo190
Visitante
Visitante

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Cmdo190 » 12 Fev 2011, 20:58

Ténéré 250>>>>>>>>>>>>>>>Taxa de compressão 9.80 : 1

:thumbup:

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Helano » 12 Fev 2011, 21:09

Cmdo190

Seja muito bem vindo irmão. Legal, já chegou contribuindo aê!!!!

Quando tiver um tempinho passa lá na sessão de apresentações pra gente te conhecer mais um pouco. :thumbup:

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

roberotto
Visitante
Visitante

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por roberotto » 20 Fev 2011, 13:56

Gente, sem querer dar uma de "entendido", vejo o pessoal falar que gasolina premium (BR pódium, texaco racing, etc), só vale a pena em motor de alta taxa, acima de 10:1.
Resumindo, faz mais diferença usar na Suzuki Yes/Burgman do que na Tenere. Claro que tem o fator gasolina batizada, agente tende a confiar mais num produto mais caro, mas nada impede um posto adulterar o tanque da Pódium também e ainda cobrar mais caro.

Se houvesse gasolina podium aqui, só usaria ela, ainda mais agora que minha moto vai passar por retífica e não quero mexer no cabeçote pra acertar taxa. No mais, aditivada já dá pro gasto. Acho engraçado o manual da Honda recomendar gasolina comum, o da Yamaha recomendar aditivada e os de todas as Suzuki recomenda Pódium, porque mesmo a Yes tem 10,2:1 de taxa. Alguns mecânicos Honda até diz que invalida garantia rodar com gasolina aditivada ou premium. Já teve gente culpando gasolina aditivada por queima na bomba de combustível da Bros. Eu já senti na prática a diferença entre uma gasolina ruim e barata. Agora é só Esso Max, porque é o posto que confio. Poderia ser Ypiranga, br, texaco, Ale, qualquer um que você sinta confiança, já que TODA GASOLINA do Brasil sai da Petrobrás com A MESMA especificação. O que muda é o álcool adicionado e os aditivos, além do registro único do fornecedor (a cor vermelha e verde da esso, por exemplo). Aqui os postos menos confiáveis são justamente os BR.

marioontivero
Visitante
Visitante

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por marioontivero » 12 Mar 2011, 19:09

Um mecânico da concessionária me explicou que é bom usar a Podium por conta da qualidade... Isso a galera já sabe...

Porém, explicou que a injeção eletrônica não está 'regulada' ou 'configurada' (não me recordo o termo) para trabalhar com a octanagem maior, ou seja, teóricamente não haveria grande diferença na potência. Outro ponto que achei curioso foi que ele disse que ao se utilizar a Podium por muito tempo, se houver necessidade de abastecer com gasolina inferior - em viagens longas isso é muito comum - vai ser percebido uma redução de performance importante.

Bom, diante dessa explicação - que, apesar de fazer sentido, ainda vou confirmar com outro mecânico que confio mais - vou alternando um tanque com Podium e outro com a aditivada ou VPower da Shell. Se um dia estiver mais afastado, vou preferir a melhor disponível.

O que acham?

Mauricio
Visitante
Visitante

Gqsolina comum ou aditivada?

Mensagem por Mauricio » 15 Mar 2011, 00:51

Qual melhor gasolina para um melhor rendimento do motor da tenere 250?

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Gqsolina comum ou aditivada?

Mensagem por doug01n » 15 Mar 2011, 09:15

Eu uso sempre aditivada, ou Podium, premium, ou qq outra coisa parecida.
Assim mantém limpos os bicos de injeção e os pistões e velas descarbonizados.
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Helano » 15 Mar 2011, 09:26

Senhores, juntei a mensagem de vocês aqui no tópico sobre a gasolina aditivada, blz?

Abraço

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por C Freitas » 27 Mar 2011, 10:56

Bom dia a todos!
Bom, falando de relações pessoais, rodei 40.000 com minha TW 2004, carburada como todos sabem, porém, como recomendação do mecânico ( mecânico mesmo!! Não esses picaretas de fundo de quintal.) Fizemos uma alteração na alimentação do carbura. Colocamos um filtro, destes usados nas DT's. E, como a hegemonia dos postos aqui são BR, fizemos alguns testes e nos primeiros 5.000 usando comum conforme manual da Honda, trocando o filtro, notamos que a quantidade de sujeira foi relativamente sentida, ficando o filtro marrom claro. Entre 5 e 10.000 mudamos para aditivada e advinhem?!! Para nossa surpresa!! O resultado foi bem parecido com o da comum, não apresentando mudanças significativas em consumo e desempenho. A partir dos 10.000, passei a aditivar a gasolina comum. (Nas determinadas proporções descritas no adtivo por tanque abastecido.) E a verificação do filtro foi uma coloração amarelo escuro, porém o desempenho melhorou consideravelmente, aceleração mais forte e redonda, e o consumo de 18~20 Km/L para 23~27 Km/L.
Como não podemos confiar nas propagandas das marcas, optei por manter este procedimento ao abastecer vendo que as alterações foram muito claras para nós. Vendi-a ano passado, em setembro, com 40.000 e o novo dono, sabendo que estava a vendê-la, dispôs-se de sua TW 2009 para ficar com a minha ex 2004!! (Sem vazamentos, sem bate-bate e com motor firmão!)
E por conta, minha esposa faz o mesmo com seu carro, e hoje com 20.000 Km até os mec da Ford a elogiam a cada manutenção.
Espero ter o mesmo procedimento com a TE e mais pra frente posto os resultados!! :joinha:
Imagem

Rodrigo - Ctba
Visitante
Visitante

Re: Gasolina Aditivada sempre??

Mensagem por Rodrigo - Ctba » 27 Mar 2011, 13:10

Freitas, qual foi o aditivo que vc usou misturado no tanque?

Responder