como escolher um bom capacete?

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
lauro0099
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Set 2013, 20:37
Cidade onde mora: campo grande

como escolher um bom capacete?

Mensagem por lauro0099 » 13 Set 2013, 17:00

olha pessoal, queria uma mao de vcs, como eu escolho um bom capacete de no maximo 350 reais, preciso da opnião quanto a "peso", "acustica", "conforto" e preciso de um capacete que eu consiga colocar o comunicador no ouvido... sabemos que nossa tenere 250 tem a incomodativa turbulencia da bolha, queria levar em conta isso... se possivel me mandem links ou foto dos capacetes...

desde ja obrigado

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por RAlves » 13 Set 2013, 17:08

Cara, uma dica que eu dou, quanto ao tamanho:

É normal apertar nas laterais. O tamanho certo é aquele que nao aperta na testa. Se experimentou, apertou na testa, testa um numero maior. Se o numero maior nao machucou a testa mas ficou largo, o capacete nao serve na seu formato de cabeca. Cada marca/modelo é feito pra uma forma.

Veja se tem aquele paninho na frente do queixo, que vai diminuir muito o barulho e vento dentro do capacete.

De resto, se está preocupado com turbulencia e conforto, nao saia dos capacetes comuns, fechados.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

lauro0099
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 09 Set 2013, 20:37
Cidade onde mora: campo grande

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por lauro0099 » 13 Set 2013, 17:16

RAlves escreveu:Cara, uma dica que eu dou, quanto ao tamanho:

É normal apertar nas laterais. O tamanho certo é aquele que nao aperta na testa. Se experimentou, apertou na testa, testa um numero maior. Se o numero maior nao machucou a testa mas ficou largo, o capacete nao serve na seu formato de cabeca. Cada marca/modelo é feito pra uma forma.

Veja se tem aquele paninho na frente do queixo, que vai diminuir muito o barulho e vento dentro do capacete.

De resto, se está preocupado com turbulencia e conforto, nao saia dos capacetes comuns, fechados.
tenho ouvido muito mal sobre os basculantes, são ruins mesmo?? diz que são mais pesados, mas a verdade é que eu acho que isso nem influencia muita coisa, porque o vento é o mesmo, e de todo jeito incomoda

Avatar do usuário
TioSan
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1000
Registrado em: 07 Ago 2013, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo - SP
Localização: Z.Norte

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por TioSan » 16 Set 2013, 08:15

Sim, os basculantes são extremamente mais pesados.
tenho ums ls2 de uso diario, já estou acustumado com o peso, como tenho um shoei dos meu tempos de speed e quando eu uso ele a diferença de peso e de ruido é enorme.
Antes Speed : CBX750, GSXR1100, TL1000, SRAD1000
Atual Trail : Super Tenere 1200 e Tenere 250
Futuro : O que Deus quiser e o Diabo deixar.

Avatar do usuário
Diogo
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 307
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:36
Cidade onde mora: Porto Belo\ SC

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por Diogo » 16 Set 2013, 13:28

RAlves escreveu:Cara, uma dica que eu dou, quanto ao tamanho:

É normal apertar nas laterais. O tamanho certo é aquele que nao aperta na testa. Se experimentou, apertou na testa, testa um numero maior. Se o numero maior nao machucou a testa mas ficou largo, o capacete nao serve na seu formato de cabeca. Cada marca/modelo é feito pra uma forma.

Veja se tem aquele paninho na frente do queixo, que vai diminuir muito o barulho e vento dentro do capacete.

De resto, se está preocupado com turbulencia e conforto, nao saia dos capacetes comuns, fechados.
Falou tudo
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004

Avatar do usuário
leco22
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 235
Registrado em: 18 Abr 2011, 20:58
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por leco22 » 17 Set 2013, 15:04

Sugiro consulta ao sharp em qq compra de capacete: http://sharp.direct.gov.uk/" onclick="window.open(this.href);return false;
Hoje, os LS2 são imbatíveis no custo x proteção, tem capacetes que custam 3x um LS2 que não oferecem proteção similar.
Como dica, os capacetes NORISK são fabricados na mesma fábrica que os LS2, assim como os Shark...

Diariamente uso um LS2 FF-386 e realmente faz barulho acima de 110/120, além de ter pouca ventilação quando fechado, mas no geral eu gosto pois fica muito fácil de por e tirar (Quem usa óculos sofre com capacete fechado).
Antes eu usava um ASW de motocross com viseira, que tem mais ventilação, mas depois dos 110/120 além do barulho fica jogando a cabeça para os lados.
Sahara/1996 "Sassá"
F800 GSA 2015 "Pato Bege"
GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
XTZ 750 Super Ténéré 1997
Buell Ulysses 2006
Shadow 750/2009
Ténéré 250/2011
CG 125 2001
RX-80 1982

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por Radames Aragon » 17 Set 2013, 18:00

Testa esse NoRisk FF370 q eu uso e recomendo, além de escamoteável, tem a bavete (o tecido no queixo) q ajuda a isolar o ruído e vento, viseira solar interna, tem ótimo campo de visão e é leve. Parece bem resistente.

Imagem

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por Fender » 13 Out 2013, 00:20

radamesa, a 120 km/h este capacete é barulhento? Vc tem idéia do peso dele?
Qto a resistência, vc acha que ele protege igual um capacete fechado em caso de queda?
Estou fazendo tantas perguntas pq me interessei pelo capa. Uso óculos e é um saco para colocar com o capacete.
Imagem

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por MaxxTazzi » 13 Out 2013, 07:54

Fender comprei o NoRisk, por alguns motivos óbvios como citado pelo radamessa.
Bem, capacete articulado nunca será seguro quanto o fixo, os crash tests e na pratica informam que a maior porcentagem na batida é o queixo, e os capa articulado abrem em sua maioria dependendo do impacto. No entanto que a recomendação é de uso urbano, pelas empresas que testam. Enfim, de qualquer modo eles possuem sua segurança, dentro de seus limites.

Como eu não ultrapasso 100km/h e os testes falam que o impacto acima 120 deve se preocupar eu fico mais tranquilo.

No vento, sim ele é melhor que meu LS2, o formato aerodinâmico dele é bem acentuado, vc percebe como é pontuda a frente e baixo acima da cabeça.

Como vc tem o movimento da queixeira o quanto mais apertado em sua cabeça melhor, claro visando conforto.

É um adianto a viseira fume fato. O acabamento, preço e etc.

Outra opção é o LS2, esta quase na faixa de preço, um pouco melhor o acabamento interno, mais são os mesmos capa e os mesmos fabricantes...

Texx e Tutto são outros...

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: como escolher um bom capacete?

Mensagem por Fender » 13 Out 2013, 15:18

Eu tenho um Texx 360 concepts. É fechado, ele tem 2 problemas: o peso (pesa quase 2 quilos) e o barulho (a viseira não veda bem nas laterais), já tentei todos os ajustes possíveis, mas não tem jeito.
Como uso óculos e rodo mais na cidade, um tal de tira e põe óculos e capacete... e na estrada normalmente ando a 110 -120, creio que esse NoRisk aí pode me servir bem.
Vou dar uma procurada nas lojas por aqui para ver se tem e dar uma provada nele.
Obrigado pela atenção.
Imagem

Responder