Amortecedor de direção

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Amortecedor de direção

Mensagem por jean motoca » 05 Abr 2014, 23:14

Hola pessoal..

Eu instalei um amortecedor de direção na nossa pequena Ténéré 250 pelo fato de ser uma moto muito leve na parte dianteira, e com muitos já sabe eu ando sempre com muito peso.. :mrgreen:

Achei esse modelo relativamente mais em conta no mercado livre por R$ 150,00.. :joinha:

Esse mesmo vendedor ja passou o preço para R$ 190,00. :(
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lagens-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

No caso de nossa moto tive que fazer a montagem ao contrario, porque não tem espaço com todo esse plastico.. :?



Ajuda muito a manter o control do guidão ,com velocidade mais alta, com peso e em tereno acidentado, da para passar em buracos com mais segurança.. :joinha:



Jean. :ohhhhh:

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por oscarmaxi » 06 Abr 2014, 08:57

Jean,
E no caso de precisar fazer uma manobra rápida, no trânsito, como desviar de uma fechada, por exemplo. Isso não dá uma "segurada" no guidão?

banido
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 12 Nov 2012, 19:40
Cidade onde mora: Fortaleza-Ceará

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por banido » 06 Abr 2014, 10:43

Caramba eu nem sabia que existia esse negócio de amortecedor de guidão. Ainda não entendi como ele funciona.
http://www.capacetedeviagem.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por jean motoca » 06 Abr 2014, 22:23

oscarmaxi escreveu:Jean,
E no caso de precisar fazer uma manobra rápida, no trânsito, como desviar de uma fechada, por exemplo. Isso não dá uma "segurada" no guidão?
Ola amigo, não tem problema, não chega a ser tão duro assim, e tem 6 posições para regulagem. :joinha:

A moto não muda em nada para fazer qualquer manobra..

Os primeiros km se percebe que a moto esta diferente só si for na posição 6, mas depois já esquece.. :joinha: A regulagem mais duro só e bom usar com peso ou andando em alta velocidade para evitar aquele ondulação que a moto faz, agora esqueci o nome em inglês.. :crazy:

Jean..

Avatar do usuário
Hamilton Akitaya
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 18 Dez 2013, 18:32
Cidade onde mora: Palmas/TO
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por Hamilton Akitaya » 17 Abr 2014, 12:15

hum... interessante.... mas no off...acho que atrapalharia....
- - - Yamaha XTZ Tenere 250 (BRA) - - -


Yamaha XT 250 X (JPN)
Honda CB 400 Super Bold'or Hyper VTEC Spec III (JPN)
Aprilia RS 50 (JPN)
Yamaha TDR 50 (JPN)
Yamaha TZR 50 (JPN)
Honda Magna 50 (JPN)

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por LMattosBS » 17 Abr 2014, 23:02

Legal... Já pensei em por mas os que ficam na mesa superior são caros...

Para quem não sabe, motos de rally usam esses amortecedores, e algumas de enduro tambem... Pesquisem no google.

Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos :dirtbike:

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por jean motoca » 18 Abr 2014, 00:03

E isso ai amigo.. :joinha: :joinha:

Também nas BMW.. :joinha:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... perpro-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

http://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2 ... e-em-2014/" onclick="window.open(this.href);return false;

Jean.. :ohhhhh:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por ghamauricio » 25 Abr 2014, 10:03

Em inglês chama "speed wobble", ou quando o negócio fica violento, "tankslapper".
Geralmente quem usa baú passa a perceber que a direção cria vida própria, se você largar o guidão na casa dos 60~70 km/h.

Porém, motos de rally usam o amortecedor de direção por outra razão: ao atingir um obstáculo meio em ângulo, em vez da roda desviar e resvalar, o amortecedor sente aquele movimento rápido e "trava" (calço hidráulico), e você mantém a roda apontando na direção inicial para vencer o obstáculo.

Ou seja: ele não entra em ação até que o movimento seja brusco.

Abs!

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por ivojoseaug » 25 Abr 2014, 12:13

bem legal...

jean motoca
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 653
Registrado em: 21 Jun 2011, 18:15
Cidade onde mora: Jundiaí SP

Re: Amortecedor de direção

Mensagem por jean motoca » 25 Abr 2014, 23:51

Eu já levei o maior tombo da minha vida (a 4 décadas, mais ainda não esqueci), eu estava numa auto-estrada ao máximo da minha 750 moto Guzzi, +/- 185 km/h, e ai começou essa coisa de balançar violentamente o guidão. :o Depois fiquei sabendo que ai tinha muito vento lateral.. :?

Alguns segundos mais tarde a moto me catapultou com um cavalo bravo.. :crazy:

Para terminar, +/- 400 metros deslisando nas costas, ate ultrapassando um carro, felizmente minha jaqueta de couro aguentou, só foi um grande susto.. :shock:

Por isso que e interessante usar um amortecedor, desse modelos simples, só para ter aquele pequeno equilíbrio hidráulico que suaviza as variações bruscas do guidão.. :joinha:

Jean. :ohhhhh:

Responder