Ajuste/regulagem da suspensão de motos
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Ajuste/regulagem da suspensão de motos
Fonte: http://www.motonline.com.br/tecnica/tec" onclick="window.open(this.href);return false; ... abr09.html
Ajuste de suspensão em qualquer tipo de moto, fora competição
Neste artigo vamos verificar como se ajusta a suspensão de uma moto
para uso em qualquer tipo de situação.
Texto: Carlos (Bitenca) Bittencourt
Claro que em competições esses ajustes se tornam mais específicos e exigentes quanto ao resultado, não é a nossa proposta aqui. Queremos dar ao leitor uma base consistente para se adequar rapidamente ao seu modelo de moto e à sua maneira de pilotar. Quando um cliente sai da loja com uma moto nova às vezes passa todo o tempo que permanece com ela andando com a suspensão e comandos desajustados para seu biótipo e sofre sem perceber.
Muitas pessoas já ouviram falar das técnicas de ajuste do sag, mas pouca gente sabe porque cada vez que se mede encontra-se um resultado diferente. Isso é causado pelo atrito interno do mecanismo de toda suspensão, retentores, buchas, rolamentos de links etc. Então vamos minimizar esse erro e utilizar a média de duas medições; a primeira com a suspensão se deslocando de cima para baixo e a segunda com ela se deslocando de baixo para cima. Assim acha-se o centro das duas medidas que deve ser considerado como o ponto do sag.
Peça para um amigo suspender o conjunto moto e piloto para tirar a primeira medida (C1) e peça para ele pressionar para tirar a segunda (C2). A média das duas medidas é o valor a se considerar: (C1+C2)/2. Essa medida (anote como M1) é feita a partir do centro do eixo traseiro até uma referencia qualquer na moto, mas que esteja na vertical em relação ao eixo. Agora, faça a medição da distância máxima da suspensão sem peso algum sobre a moto, a partir do início do seu curso (M2 nas suas anotações). A medida final do sag é o resultado de M2 – M1. Para a roda dianteira use as referências na própria bengala e faça o mesmo cálculo.
Agora fica a questão: Essa medida é boa ou má? Como saber? A resposta será diferente para cada tipo de moto em cada tipo de uso.
Para se ter um número universal imagine que o Sag deve ficar entre 20% e 33% do curso total da roda, quanto maior, melhor será o conforto em detrimento da esportividade, mas nunca ultrapasse o 33%. Então independentemente do curso da suspensão da sua moto você pode fazer o cálculo e achar a melhor medida para a sua aplicação.
Existe ainda o balanço entre as duas rodas que deve ser levado em consideração; Um sag menor atrás do que na frente vai proporcionar maior rapidez nas mudanças de direção e o contrário, ou seja menor sag à frente vai fazer as mudanças de direção mais difíceis mas terá uma moto mais estável nas retas.
Depois de definir a melhor medida de sag a utilizar altere a pré carga das molas (cada moto tem uma maneira) para obter essa medida, fazendo o acompanhamento das medições conforme acima.
A segunda ação importante no acerto de suspensão é a atuação do sistema hidráulico. A maioria das motos mais modernas e sofisticadas contam com um tipo de regulagem que endurece e amacia a resistência hidráulica para a compressão e para o retorno da roda quando se aborda um obstáculo, a seguir você vai entender como se faz essa regulagem apenas quanto ao retorno, uma vez que para a compressão os critérios são outros, mais avançados que os aplicados no momento. Melhor não mexer, pois afeta toda a regulagem do Sag feita anteriormente.
Ajuste do retorno hidráulico - dianteira
Uma vez que o Sag está definido, verifique os pneus e calibre a pressão para o limite máximo especificado para o modelo. Assim ao trafegar por ondulações e pequenos buracos você percebe se a frente da sua moto perde precisão na direção. Isso indica que a válvula de retorno está muito aberta, explicando: Ao atingir um obstáculo a roda repica demais e ao sair dele ela dá um pequeno vôo e nesse momento perde tração, é isso que dá a sensação de direção imprecisa. Aumente um clique no parafuso de retorno e verifique novamente. Se permanecer a sensação aumente mais um clique. Se for demasiada a ação do retorno a moto começa a comprimir a suspensão e só volta quando o ciclo de oscilação termina (“packing” ou empacotando em inglês). Imagine a roda passando por uma tábua de lavadeira, ela começa a se comprimir e não consegue retornar antes que a próxima ondulação atinja o pneu, empacotando um ciclo no outro. A moto perde a maciez e você pode até sentir ela abaixando em alguns casos, se isso ocorrer volte um clique no parafuso de ajuste. Procure a posição que oferece o maior conforto com a melhor dirigibilidade e controle.
Ajuste do retorno hidráulico – traseira
Para esse ajuste na traseira, procure uma subida com ondulações tipo lavadeira. Você vai sentir a roda perder tração ao acelerar de forma cíclica. Às vezes pega e às vezes solta a tração. Isso se ocorrer o retorno rápido demais, com a suspensão abaixada pela tração a moto adere mas se for no início do curso ela derrapa. Essa é a hora de aumentar o ajuste de retorno. Procure pelo ponto em que esse efeito termine, vindo do macio para o mais duro. Assim você não passa muito da posição mais confortável inadvertidamente., ponto onde começa a ocorrer o “packing”. Terminando o processo volte a pressão dos pneus ao valor normal e bons passeios. Você não vai reconhecer a sua moto, vai parecer outra.
Ajuste de suspensão em qualquer tipo de moto, fora competição
Neste artigo vamos verificar como se ajusta a suspensão de uma moto
para uso em qualquer tipo de situação.
Texto: Carlos (Bitenca) Bittencourt
Claro que em competições esses ajustes se tornam mais específicos e exigentes quanto ao resultado, não é a nossa proposta aqui. Queremos dar ao leitor uma base consistente para se adequar rapidamente ao seu modelo de moto e à sua maneira de pilotar. Quando um cliente sai da loja com uma moto nova às vezes passa todo o tempo que permanece com ela andando com a suspensão e comandos desajustados para seu biótipo e sofre sem perceber.
Muitas pessoas já ouviram falar das técnicas de ajuste do sag, mas pouca gente sabe porque cada vez que se mede encontra-se um resultado diferente. Isso é causado pelo atrito interno do mecanismo de toda suspensão, retentores, buchas, rolamentos de links etc. Então vamos minimizar esse erro e utilizar a média de duas medições; a primeira com a suspensão se deslocando de cima para baixo e a segunda com ela se deslocando de baixo para cima. Assim acha-se o centro das duas medidas que deve ser considerado como o ponto do sag.
Peça para um amigo suspender o conjunto moto e piloto para tirar a primeira medida (C1) e peça para ele pressionar para tirar a segunda (C2). A média das duas medidas é o valor a se considerar: (C1+C2)/2. Essa medida (anote como M1) é feita a partir do centro do eixo traseiro até uma referencia qualquer na moto, mas que esteja na vertical em relação ao eixo. Agora, faça a medição da distância máxima da suspensão sem peso algum sobre a moto, a partir do início do seu curso (M2 nas suas anotações). A medida final do sag é o resultado de M2 – M1. Para a roda dianteira use as referências na própria bengala e faça o mesmo cálculo.
Agora fica a questão: Essa medida é boa ou má? Como saber? A resposta será diferente para cada tipo de moto em cada tipo de uso.
Para se ter um número universal imagine que o Sag deve ficar entre 20% e 33% do curso total da roda, quanto maior, melhor será o conforto em detrimento da esportividade, mas nunca ultrapasse o 33%. Então independentemente do curso da suspensão da sua moto você pode fazer o cálculo e achar a melhor medida para a sua aplicação.
Existe ainda o balanço entre as duas rodas que deve ser levado em consideração; Um sag menor atrás do que na frente vai proporcionar maior rapidez nas mudanças de direção e o contrário, ou seja menor sag à frente vai fazer as mudanças de direção mais difíceis mas terá uma moto mais estável nas retas.
Depois de definir a melhor medida de sag a utilizar altere a pré carga das molas (cada moto tem uma maneira) para obter essa medida, fazendo o acompanhamento das medições conforme acima.
A segunda ação importante no acerto de suspensão é a atuação do sistema hidráulico. A maioria das motos mais modernas e sofisticadas contam com um tipo de regulagem que endurece e amacia a resistência hidráulica para a compressão e para o retorno da roda quando se aborda um obstáculo, a seguir você vai entender como se faz essa regulagem apenas quanto ao retorno, uma vez que para a compressão os critérios são outros, mais avançados que os aplicados no momento. Melhor não mexer, pois afeta toda a regulagem do Sag feita anteriormente.
Ajuste do retorno hidráulico - dianteira
Uma vez que o Sag está definido, verifique os pneus e calibre a pressão para o limite máximo especificado para o modelo. Assim ao trafegar por ondulações e pequenos buracos você percebe se a frente da sua moto perde precisão na direção. Isso indica que a válvula de retorno está muito aberta, explicando: Ao atingir um obstáculo a roda repica demais e ao sair dele ela dá um pequeno vôo e nesse momento perde tração, é isso que dá a sensação de direção imprecisa. Aumente um clique no parafuso de retorno e verifique novamente. Se permanecer a sensação aumente mais um clique. Se for demasiada a ação do retorno a moto começa a comprimir a suspensão e só volta quando o ciclo de oscilação termina (“packing” ou empacotando em inglês). Imagine a roda passando por uma tábua de lavadeira, ela começa a se comprimir e não consegue retornar antes que a próxima ondulação atinja o pneu, empacotando um ciclo no outro. A moto perde a maciez e você pode até sentir ela abaixando em alguns casos, se isso ocorrer volte um clique no parafuso de ajuste. Procure a posição que oferece o maior conforto com a melhor dirigibilidade e controle.
Ajuste do retorno hidráulico – traseira
Para esse ajuste na traseira, procure uma subida com ondulações tipo lavadeira. Você vai sentir a roda perder tração ao acelerar de forma cíclica. Às vezes pega e às vezes solta a tração. Isso se ocorrer o retorno rápido demais, com a suspensão abaixada pela tração a moto adere mas se for no início do curso ela derrapa. Essa é a hora de aumentar o ajuste de retorno. Procure pelo ponto em que esse efeito termine, vindo do macio para o mais duro. Assim você não passa muito da posição mais confortável inadvertidamente., ponto onde começa a ocorrer o “packing”. Terminando o processo volte a pressão dos pneus ao valor normal e bons passeios. Você não vai reconhecer a sua moto, vai parecer outra.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO
Queria comprar a chave que ajusta a suspensão da Fazer e que sirva futuramente para a Ténéré tb...Será que vende? Ir na CC apenas pra ajustar isso é um saco
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO
Amigos eu montei em uma tenere na concessionária e achei muita alta (afinal estou acostumado em uma fazer), gostaria de saber se esse ajuste na suspensão a moto fica no kilo mesmo? Pois fiquei com as pontas dos dedos no chão, quase sem apoio. e assim que pegar minha na cc ja deve estar toda ajustada!
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO
Comigo aconteceu a mesma coisa, um pé no chão o outro na pontinha e a moto inclinada, tenho 1,70. Acho que acostuma depois...
Ouvi dizer que se abaixar as bengalas já melhora bastante.
Ouvi dizer que se abaixar as bengalas já melhora bastante.
- Helano
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO
blankablanka escreveu:Amigos eu montei em uma tenere na concessionária e achei muita alta (afinal estou acostumado em uma fazer), gostaria de saber se esse ajuste na suspensão a moto fica no kilo mesmo? Pois fiquei com as pontas dos dedos no chão, quase sem apoio. e assim que pegar minha na cc ja deve estar toda ajustada!
Seja muito bem vindo, ou bem vinda, desculpe só pelo apelido não consegui ter certeza
Quando tiver um tempinho, dê uma passada na sessão de apresentação e fale um pouco de você pra gente poder se conhecer mais.
Sobre o ajuste da suspensão traseira, ela mexe apenas na pré-carga da mola, não alterando nada em relação à altura. Em relação à suspensão dianteira, como o fdfelix falou aí, parece que tem como fazer alguma coisa.
Abraço,
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO
O único problema em se alterar a altura das bengalas, é que vc tem que conseguir um local de estacionamento plano ou com caimento pro lado do descanso de apoio.
Minha Bros era rebaixada nas bengalas em torno de 3 cm para meu pai andar, e era uma luta pra parar em qualquer lugar, perde bastante a inclinação quando está parada, fica mais suscetível de tombos.
Minha Bros era rebaixada nas bengalas em torno de 3 cm para meu pai andar, e era uma luta pra parar em qualquer lugar, perde bastante a inclinação quando está parada, fica mais suscetível de tombos.
Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO
No caso da Ténéré com as bengalas rebaixadas pode-se usar o pezinho da XTZ250X que é mais curto, acho que assim se anula esse problema.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca
TÉNÉRÉ 250 Branca
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Re: COMO AJUSTAR A SUSPENSÃO DA MOTO
ola, tenho uma fazer que estou vendendo pra comprar uma tenere 250, alguem sabe como faço para abaixar a suspensao da tenere?
Meu objetivo não é alongar ou encurtar a suspensão. Só endur
Bem, alguém sabe como regular a pré carga da mola da suspensão traseira?
Na Lander é só usar um gancho que vem no jogo de ferramentas. Super simples e fácil.
Levei minha Té na concessionária e o mecânico disse q pra regular a pré carga tem que desmontar a balança.
PQP! Então pegaram a suspensão da Lander e tiraram toda a praticidade pra regular. Imagine vc desmontando a traseira da moto várias vezes até encontrar o ajuste correto.
Até pq fui tentar aumentar a pre carga pra que quando puser um garupa na moto, o farol não ficar iluminando muito alto.
Na Lander é só usar um gancho que vem no jogo de ferramentas. Super simples e fácil.
Levei minha Té na concessionária e o mecânico disse q pra regular a pré carga tem que desmontar a balança.
PQP! Então pegaram a suspensão da Lander e tiraram toda a praticidade pra regular. Imagine vc desmontando a traseira da moto várias vezes até encontrar o ajuste correto.
Até pq fui tentar aumentar a pre carga pra que quando puser um garupa na moto, o farol não ficar iluminando muito alto.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
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2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
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