Desligando corretamente a motoca...

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Alves
Visitante
Visitante

Re: Desligando corretamente a motoca...

Mensagem por Alves » 13 Mai 2011, 18:16

O botão vermelho deve ser usado apenas em caso de emergência. Se o acelerador travar, vc poderá seguramente, sem tirar as mãos do guidão, desligar a moto.
No caso de queda, o botão corta toda a corrente, inclusive o da bomba de combustível. Evitando a possibilidade de incêndio.
Não existe uma forma cadenciada de desligar a moto. Se vc desligar apenas pela chave, está correto. Mas se desligar pelo botão vermelho, também está correto, mas isso não trará nenhum benefício.
Agora, para quem utiliza apenas a chave, recomendo que de tempos em tempos, utilize o botão vermelho, isto fará uma pequena limpeza entre os terminais e eliminará o zinabre (mas apenas na região de contato).

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: Desligando corretamente a motoca...

Mensagem por Yamante_RJ » 14 Mai 2011, 10:36

doug01n escreveu:O zumbido não é da injeção, é da bomba de combustível. Tanto que se vc girar a chave com o botão em STOP, ele não vai fazer barulho até vc ligar ele.

O que me leva a crer que o botão stop corta, entre outras coisas, a bomba de combustível.
A "injeção" pode ser interpretada como "bomba"... o zumbido é o funcionamento da bomba "injetando" combustível para o funcionamento estável do motor. Ou seja, o botão "stop" corta sim a injeção, pois ele corta corrente que envia energia para o funcionamento da bomba.
Quanto ao desligar direto na chave, eu fiz uma breve comparação... um ventilador ligado, pode ser desligado no "stop" (chave de liga/desliga) ou direto na tomada. O que acontecerá é a falta da "energia" fornecida para o seu funcionamento, o que acontece em nossas máquinas maravilhosas.
Falei besteira? :?

Alves
Visitante
Visitante

Re: Desligando corretamente a motoca...

Mensagem por Alves » 14 Mai 2011, 10:46

Yamante, vc não falou besteira, apenas se equivocou.
Desligar a moto na chave ou no botão de emergência são redundâncias. A moto continuará até certo ponto alimentada. Para vc comparar com a ideia de se tirar da tomada, vc deveria desligar nos terminais da bateria. Veja bem, se vc desligar o ventilador no botão, ele para de funcionar, mas está sendo alimentado. Logo, vc poderá receber um choque elétrico!
Nas nossas motos são assim também, se vc desligar na chave ou no botão, ela está alimentada, por isso nossos alarmes continuam em operação.

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: Desligando corretamente a motoca...

Mensagem por Yamante_RJ » 14 Mai 2011, 10:53

huuuuummm verdade.. hehe, vlw parceiro! Não tinha pensado nisso.. :lol: :lol:

Abç

Responder