Página 5 de 37
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 06 Ago 2011, 11:54
por kablack
Sei que não é o mais recomendável, mas uso desengraxante da WAP diluido em 50% com água morna.
Deixo agir por uns 10 minutos.
Depois passo o lava jato com água quente à 90º C.
Fica esterilizada.
Dizem que o desengraxante (mesmo os melhores como o da WAP) e a água quente prejudicam as borrachas da corrente. Mesmo assim, pela praticidade, uso este método.
Para lubrificar uso o Motul Chain Lube Factor.
Em média a cada 15 dias.
-----------------------
Mudando (um pouco) de assunto.
Minha dúvida é a seguinte:
E quando o pessoal viaja para o Chile, Atacama, etc?
Colocam o Chain Lube por cima da sujeira mesmo? Toda manhã antes de sair com a moto?
Se for assim, pode colocar nos custos da viagem uma relação nova na volta, certo?
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 06 Ago 2011, 19:36
por Luiz A. Deltreggia
Kablack
Nunca viajei até o Chile. Seriam pelo menos 10.000 km, ida e volta, certo?
Na minha maior viagem rodei 3.300 km. Então, levo um pouco de desengraxante em um frasco, um pouco de graxa branca, um pincel e alguns trapos.
Quando percebo que a corrente está um pouco suja, então faço a manutenção. Não há uma quilometragem específica. Sempre no máximo 700 km. Mas nunca exagero na graxa. Quanto mais graxa, mais impurezas na corrente.
A última transmissão foi substituída com 30.000 km, mas poderia ter rodado mais.
Em 2009 entrei em um lava rápido e pedi para lavarem a corrente. Não demorou nem 5 minutos.
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 06 Ago 2011, 21:09
por LMattosBS
Estou usando oleo de transmissão todo sabado ou seja depois de 350km a 500km rodados...
Mas quando levo no mecânico e passa graxa branca escuto menos o som da corrente...
Depois da chuva eu ja coloco óleo... 15.000km rodados e nem sinal de desgaste...
Minha corrente geralmente esta com a aparência de limpa.
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 08 Ago 2011, 09:25
por Savério
boa pergunta kablack, tbem fiquei curioso em como o pessoal q fazem essas longas viagens procedem com a lubrificação da corrente, sabendo q nessas regiões é muita poeira e estradas de rípio.
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 08 Ago 2011, 10:51
por doug01n
O que mais gosto do lubrificante que estou usando é que ele é seco. Faz uma camada com teflon que adere à corrente, dando aspecto de "seca". Não gruda poeira, nem detritos, o que contribui para que ela se mantenha sempre com o mínimo possível de detritos.
Vou ver se tiro foto da relação esta semana pra postar aqui.
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 08 Ago 2011, 11:35
por kablack
Doug;
Tambem uso o Chain Lube da Motul.
So que fiquei na duvida de qual escolher. Existem 3 tipos o Speed o Off-Road e o Factor.
Fui no meio do caminho. Tenho o Factor.
Porque voce escolheu o Off Road?
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 08 Ago 2011, 12:32
por rodlima
Eu tô usando o Motul Factory Line e to gostando, agarra bem na corrente e qd andei 16km de estrada de terra a corrente tava aparentemente limpa.
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 08 Ago 2011, 12:46
por doug01n
Na teoria, é o que tem mais agentes hidrofóbicos (substâncias químicas que repelem a água). Isso faz com que diminua a quantidade de emulsões aderidas na corrente (mistura de água e óleo ou graxa), que tende a ter uma característica "mais grudenta" que a graxa pura para impurezas.
Resumindo, diminui consideravelmente a grosomelha de barro e poluição que gruda na corrente.
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 08 Ago 2011, 23:52
por kablack
Doug;
Muito legal a parte dos Hidrofóbicos e tals... hehehe
Mas acho que o Motul Chain Lube Factor Line deve ter também....
O que eu gostaria de saber é qual a diferença do Factor Line para o Off Road.
Na loja não me explicaram...
Imagino que o Speed tenha maior poder de fixação... o Off Road maior poder "Hidrofóbico"... e o Factor Line seria a coluna do meio???
Para o uso urbano não seria o Factor Line o indicado?
Abraço
Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE
Enviado: 09 Ago 2011, 01:25
por doug01n
Eu chuto que o off-road oferece a maior lubrificacao, mas tem menor durabilidade. Os outros devem durar mais na corrente, pois como você mesmo disse, agarram mais.
Eu lubrifico toda semana, 300 a 500km rodados.