COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Munuti
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Set 2014, 23:17
Cidade onde mora: São José do Rio Preto/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Munuti » 01 Out 2014, 12:38

bordong escreveu:Fiz hoje o Lubrificador de corrente do Highlanders. :ohhhhh:
Ficou show de bola. Dei uma volta no bairro para lubrificar (cerca de 1,5km com o gotejamento bem baixo) cheguei em casa com a corrente filé! :urrruuu:

Não tirei fotos do projeto final. Assim que tiver posto elas aqui.

Segue algumas imagens da montagem e observações:

Primeiramente passe a abraçadeira no reservatório. Depois prende com enforca gato no buraco vazio que tem logo abaixo da manopla do garupa. Esse foi o melhor lugar que encontrei. Os canos passam por trás da caixa de ferramentas (tem um vão entre a caixa e o quadro, a mangueira se encaixa alí, passe enforca gato em tudo, fixando no quadro). O registro fica preso no topo da base do pedal do garupa pela parte de dentro. Enforca gato a vontade pra prender o registro. A parte mais difícil é o cano de metal, o bico conector dela é móvel, usei uma cola epóxi (araldite) pra travar e evitar que o óleo passasse por ali. Tire a tampa que protege o pinhão, molde o cano de metal e prenda no quadro. Faça alguns testes com a tampa encaixada, pois ela tem uma "aba" que serve pro óleo da corrente não subir pro motor em alto giro. O caninho tem que ficar exatamente embaixo dessa aba.
Depois e só botar óleo 90 e partir pro abraço.
Faça uns testes para saber como funciona o gotejamento da válvula, o importante é que goteje bem lentamente. Ande em baixa velocidade enquanto estiver com lubrificador funcionando. Não esqueça de fechar após o uso, e seja feliz! kkk :joinha:








Detalhe de onde foi colocado o tanque, buraco enorme (que até hoje eu não sei para o que serve) no chassi, bem perto da manopla da garupa.







Bordong, tira uma dúvida... Vi nas fotos que a sua corrente parece um pouco enferrujada, falo isso pq a minha esta parecida com a sua... Isso é normal?

Pergunto pq comprei a moto e estava assim..

Valeu!!

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Luiz Koudela » 01 Out 2014, 14:07

Munuti, se sua corrente está assim, se vc tiver cavalete central, com uma escova com cerdas dura bota lá pra girar e vai escovando com algum óleo fino (tipo singer), pra tirar esse de ferrugem... deixa melar, depois vc limpa! o importante é tentar reverter!

Luiz Koudela
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Wladimir Souza » 01 Out 2014, 14:13

Eu limpo com óleo diesel e depois passo um fio de graxa branca e mais nada
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Marcelo 4791
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Nov 2016, 11:23
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Marcelo 4791 » 08 Dez 2016, 14:42

Pessoal, por favor uma dúvida...o oleo citado nas conversas para lubrificação da Tenere 250 por exemplo seria esse: Oleo Diferencial MOTYL Gear 75W90 Motul 1L ?


Uma das opções é lógico...

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Fmm4100 » 09 Dez 2016, 13:25

Eu falo do Lubrax 140

http://lista.mercadolivre.com.br/lubrax-trm5-sae140#D" onclick="window.open(this.href);return false;[A:lubrax-trm5-sae140]
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

handerson S. gomes
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Jan 2017, 09:26
Cidade onde mora: Campos dos Goytacazes/RJ

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por handerson S. gomes » 01 Jan 2017, 11:03

Eu uso bardahl lubmax kart e moto é próprio para não respingar, bem viscoso, mas andando vai ficando fino.

Responder