COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Kakko » 26 Abr 2011, 08:42

lmattosbs escreveu:Ou faz um sistema igual o cara fez nesse tópico de outro fórum
:arrow: http://www.ktmsmt.com/viewtopic.php?f=7&t=2710

Esse sistema é similar ao Lubjet.....que é comercializado...se não me engano lá no xt600.com.br , eles são parceiros.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Alves
Visitante
Visitante

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Alves » 01 Mai 2011, 10:17

Eu uso a graxa em spray da Brandy - lata de 300ml - 15,00 dilmas
Faz um tempo que eu uso o produto e estou gostando.


Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Yamante_RJ » 12 Mai 2011, 12:36

PedroPersonal escreveu:Eu uso esse aqui:

http://www.ultralub.com.br/lubrif_correntes.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Alguem também utiliza???
Eu utilizo, realmente atendeu a minha expectativa!

Não suja; lubrifica; prático e barato. Recomendo. :joinha:

Avatar do usuário
rodlima
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 544
Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
Cidade onde mora: Cidade/UF
Contato:

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por rodlima » 17 Jun 2011, 13:17

Eu comprei o Mobil Super Moto Chain Lube, paguei R$17,00. Sei lá, a parada parece WD40, não fica com aquela cara de que a corrente tá lubrificada. Alguém usa isso? Sabe se presta?

Abraços,
rod

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 25 Jun 2011, 21:58

Já experimentei vários produtos, mas continuo usando a graxa branca, que uso há mais de dez anos. A roda sempre está limpa. Depois de passar um desengraxante ( ou limpar a corrente - depende do quanto está suja) aplico um pouco de graxa na parte interna. Não é necessário passar uma camada grossa. Quanto mais grossa, mais impurezas acumularão.
Com a última moto, a primeira transmissão durou 30.000 km. Mas tudo depende da forma de usar a moto (com garupa, sozinho, quais tipos de terreno, etc.).
Já vi muitas correntes com graxa nas laterais. Não sei porque. Se não são áreas de contato.
É interessante também, de tempos em tempos, retirar a tampa do pinhão e fazer uma boa limpeza, pois é uma área de muito acúmulo de graxa e demais impurezas. Porém, devemos ter cuidado com essa peça, porque na Té é necessário retirar a alavanca de marchas. Mais cuidado ainda ao recolocar. O parafuso (6 mm) não deve ser tão apertado, pois se quebrar vai dar um trabalhão para retirá-lo. Já tive essa experiência com a primeira 600 cc.

lucas.silvestri
Visitante
Visitante

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por lucas.silvestri » 26 Jun 2011, 10:43

vi q falaram aqui no tópico q usar diesel ou querosene pode danificar os o-rings, isso procede? e usar vapor, tipo daqueles vaporetos da vida, alguem sabe se seria melhor/pior/besteira?

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 26 Jun 2011, 14:10

Lucas
Sempre usei querosene e sempre minhas transmissões tiveram vidas longas.
Agora estou usando um desengraxante ótimo. Sem cheiro. Não agride as mãos. Pena que não existe no mercado.
Quanto ao vapor, nunca ouvi falar.
Mas eu sou da seguinte opinião. Quem gosta de cuidar da própria moto, faz com muito prazer e não se importa com o tempo. Para mim, tudo deve estar perfeito (mas que mania !). Se algo não está dando certo, insisto, nem que demore dias.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por diegonunes » 05 Ago 2011, 08:33

Também sempre usei querosene pra lavar a corrente, inclusive é instrução do manual. O que é importante é enxaguar a corrente logo após o uso deste.

Meus passos são:

1. Esfregar a corrente com um pincel com cerdas 1/4 cortadas (o pincel fica mais duro) e querosene;
2. Enxaguar com água;
3. Esfregar com detergente neutro e pincel e por fim enxaguar novamente.

O terceiro passo tira todos os detritos que ficaram presos a corrente pela propriedade de escoamento do sabão. A corrente fica muito limpa mesmo.

Lubrifico com óleo de transmissão, o velho e conhecido óleo 90 ou graxa em spray. Lembrando que eficiência do lubrificante não está na parte superior da corrente, o segredo tá entre elos e roletes.

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Kakko » 05 Ago 2011, 10:04

Diego....bom dia !!

Esse procedimento é interessante, mas em que intervalo de tempo ou km vc faz isso ?

É um procedimento relativamente trabalhoso.

Tbm lavo com querosene, pincel.....mas sem água e detergente posteriormente....e isso a cada 20,30 dias.

A lubrificação tenho usado um spray a base de polímero....acabou...e estou usando óleo novo de motor....mas tbm já utilizei óleo de câmbio quando a relação está mais rodada ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: COMO LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por diegonunes » 06 Ago 2011, 11:06

Trabalhoso é um pouco Kakko mas eu consigo faço isso rápido, vale a pena. Vocês já notaram que a corrente limpinha a roda traseira giro muito mais facilmente, não fica pesada?

Ou costumo fazer isso a cada 15 dias, salvo em condições mais severas.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder