COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
pablodemelo
Novato+
Novato+
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Mai 2013, 15:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por pablodemelo » 16 Mai 2013, 14:37

Já usei por um tempo graxa, óleo de motor e spray. A graxa e o óleo sujam pra caramba. O spray, não suja nada, mas seca rápido. Agora estou usando vaselina sólida. Cara, na hora que coloca ela parece com a graxa, mas ela não espirra e quando anda com a moto ela fica mole e penetra na corrente. Gostei bastante. Se não der certo mudo outra vez.

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Marcel Valim » 16 Mai 2013, 18:06

Vitor Barreto escreveu:Estou precisando comprar uma graxa spray tbm (o cachorro comeu a ultima kkk) Li que o Molysil é bom e estou comprando pela net. Só não achei o tal Desengraxante Jimo spray...

Alguém sabe onde achar?

Manda um email pra eles perguntando sobre os distribuidores/repre4sentantes na sua região.
Aqui em Campinas eu encontro na rede Leroy Merlin e nos supermercados Galassi.

http://www.jimo.com.br/1236/jimo-deseng ... erossol-2/" onclick="window.open(this.href);return false;
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Vitor Barreto » 17 Mai 2013, 09:03

Valeu Marcel,

Achei neste site tbm http://loja.tray.com.br/loja/produto-23 ... te_aerosol" onclick="window.open(this.href);return false;

O Molysil encomendei ontem...

Abç!
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

FabioMP
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por FabioMP » 09 Jun 2013, 22:15

Prezados,

Após um certo tempo li os posts desde o início (mais de 300!). Como a Ténéré é a minha primeira moto e não entendo nada de manutenção resolvi investir na leitura.
Quando retirei a moto na concessionária ninguém da Yamaha me falou nada de manutenção. Com uns 1.000 km minha corrente estava parecendo enferrujada. Nesse período peguei chuva e tenho como possível agravante morar próximo a praia.
Minha primeira dúvida é se o problema foi a falta de lavagem da corrente ou falta de lubrificação e se são as duas ações que irão evitar que o problema se repita.
Como não conhecia este fórum, peguei uns "conselhos" e usei uma graxa azul "Moto Lub", sendo que não vi ninguém mencionar neste fórum o uso deste produto.
Eu tenho várias restrições para manutenção doméstica: falta de habilidade, falta de tempo, falta de espaço e normas do condomínio. Dessa forma gostaria de confirmar se usando os sprays chain clean e chain lube se estaria fazendo uma manutenção correta.

Para quem está chegando agora, assim como eu, fiz um resumo do que encontrei neste tópico.
Limpeza da corrente:
- Lavar com querosene com pincel...uma secada...;
- Limpar com desengraxante;
- Esfregar a corrente com um pincel com cerdas 1/4 cortadas (o pincel fica mais duro) e querosene, enxaguar com água, esfregar com detergente neutro e pincel e por fim enxaguar novamente;
- Chain Clean
- Se tiver muito sujo, usa o desengraxante spray da Jimo, bate água depois.

Lubrificação
- óleo de câmbio SAE 80/90
- Motul Chain Lube Factory Line
- Graxa branca
- Repsol moto chain lube
- Molysil Moto Spray
- Danidrea
- Brandy - Graxa Spray
- Polímero Sintético THG
- Vaz white grease spray
- Mobil Super Moto chain lub
- HP Lubrificante corrente
- DuPont™ Teflon™ Chain-Saver Lubricant
- Bardahl Maxilub KART E MOTO

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Marcel Valim » 09 Jun 2013, 22:27

Basicamente é isso FabioMP.
Só que eu não usaria querosene por atacar os orings da corrente e peças plásticas, como o cobre corrente.
Graxa azul também não é boa na minha opinião, por ser menos consistente e se soltar fácil da corrente, parando na roda.
Limpar com desengraxante só se estiver com acúmulo de sujeira ou muito resto de graxa, senão dá pra passar uma estopa pra retirar o excesso e depois passar a graxa spray.
Se tiver um cavalete central fica melhor. Mês passado eu instalei um na Fazer e ficou muito mais fácil.
Também moro em condomínio e o que faço é dar uns trocos na mão do lavador de carros do posto de gasolina pra ele deixar eu usar a máquina de pressão (Vap) entre a lavagen de um carro e outro. Levo meus panos, escovas, pincel, detergente, etc pra não abusar da boa vontade dele.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por ValMartins » 11 Jun 2013, 18:29

Eu também, assim como o Fábio to começando agora no mundo 2 rodas.... :urrruuu:
Comprei a Té a uns 3 meses, ela está com 1800 Km +ou- .
O que tenho feito é usar um cavalete traseiro universal que comprei, fica show pra limpar e lubrificar a corrente, inclusive pequenos reparos.
Bem apesar de haver controvérsias sobre o uso do querosene, tenho usado, e me corrijam se estiver errado.

Materias:
- pincel cortado ao meio
- querosene
- um pano bem grosso
- jornal ( muuuito jornal)
- Chain Lube spray

Com a roda traseira suspensa no cavalete, mergulho bastante o pincel no querosene e vou esfregando em todos os lados da corrente a fim de soltar toda a sujeira acumulada.
Após, uso um pano e vou limpando a corrente, umas duas ou três vezes até parar de sair sujeira.
Então lubrifico com o Chain Lube.
Ainda não fiz a limpeza com agua e sabão na corrente, mas pretendo fazer o quanto antes. (coisa de iniciante) :batecabeca:
Deixei a Té num lava rápido perto da minha casa ( Box28 no jabaquara) mas não gostei, achei que limpavam a corrente mas voltou suja do jeito que deixei.

O que os amigos mais experientes acham?
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

Avatar do usuário
motown
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 2066
Registrado em: 19 Jul 2012, 21:44
Cidade onde mora: Valinhos/SP
Contato:

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por motown » 11 Jun 2013, 18:50

Bom
depois de levar a maior "bronca" (rsrsrs) do Diegonunes por ter usado desengripante spray nos links da sus traseira (até que o rangido parou e não voltou mais :joinha: ) pois iria dissolver toda a graxa do sistema e piorar tudo, anulando a lubrificação, fiquei pensando se utilizar solventes, sabão, wap, ervas medicinais e toda tralha não iriam também prejudicar a corrente, apesar de deixá-la com aspecto de material cirúrgico.
fiz um teste: botei óleo de motor (óleo novo) em um pano macio e fui limpando a corrente, como quem limpa bunda de neném cagado (quem tem filhos sabe do que to falando) Tinha visto em algum lugar que óleo de cozinha é excelente pra retirar cola, dessas de etiquetas de papel que ficam grudadas no vidro. Já tinha feito esse teste e funciona de verdade (em potes de tapoé $1,99 rsrsrsr). Daí pensei, com a corrente pode ser semelhante. Resultado, limpou pra caramba, só não saiu muito o que tava entre os elos, onde encaixa os dentes da coroa e pinhão. O que achei melhor ainda, foi só dar uma completada de leve e a relação tava azeitada, sem uma gota de detergente, nem água, nem solvente. Da próxima vou providenciar um pincel de cerdas curtas pra completar melhor o serviço. Acho que assim os orings estarão preservados. Ahh outro detalhe, os aros também foram limpos com um pano macio e 1 gota de óleo, soltou toda a sujeira, sem usar buchas, escovas, palha de aço, etc,etc.
Antes que me "alertem" que vou cair com esse óleo na roda, tudo foi limpo com um pano seco. Se cair eu aviso vcs :risadinha:
Motown
atual > Suzuki DL 650 V-Strom preta 12
ténéré 250 areia 13
xlx 350 branca 90
xlx 250 preta 84
dt 180 preta 87
xlx 250 vermelha 86
xl 250 vermelha 83
rdz 125 prata 83
cb 500 four azul 74
https://www.facebook.com/falco.fontanini" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
pablodemelo
Novato+
Novato+
Mensagens: 54
Registrado em: 13 Mai 2013, 15:17
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por pablodemelo » 12 Jun 2013, 14:38

motown250 escreveu:Bom
depois de levar a maior "bronca" (rsrsrs) do Diegonunes por ter usado desengripante spray nos links da sus traseira (até que o rangido parou e não voltou mais :joinha: ) pois iria dissolver toda a graxa do sistema e piorar tudo, anulando a lubrificação, fiquei pensando se utilizar solventes, sabão, wap, ervas medicinais e toda tralha não iriam também prejudicar a corrente, apesar de deixá-la com aspecto de material cirúrgico.
fiz um teste: botei óleo de motor (óleo novo) em um pano macio e fui limpando a corrente, como quem limpa bunda de neném cagado (quem tem filhos sabe do que to falando) Tinha visto em algum lugar que óleo de cozinha é excelente pra retirar cola, dessas de etiquetas de papel que ficam grudadas no vidro. Já tinha feito esse teste e funciona de verdade (em potes de tapoé $1,99 rsrsrsr). Daí pensei, com a corrente pode ser semelhante. Resultado, limpou pra caramba, só não saiu muito o que tava entre os elos, onde encaixa os dentes da coroa e pinhão. O que achei melhor ainda, foi só dar uma completada de leve e a relação tava azeitada, sem uma gota de detergente, nem água, nem solvente. Da próxima vou providenciar um pincel de cerdas curtas pra completar melhor o serviço. Acho que assim os orings estarão preservados. Ahh outro detalhe, os aros também foram limpos com um pano macio e 1 gota de óleo, soltou toda a sujeira, sem usar buchas, escovas, palha de aço, etc,etc.
Antes que me "alertem" que vou cair com esse óleo na roda, tudo foi limpo com um pano seco. Se cair eu aviso vcs :risadinha:

A vaselina sólida tem o mesmo efeito do óleo de cozinha. Uso na minha corrente e estou gostando bastante. Passo só por pelo lado de dentro da corrente e ela vai amolescendo e impregna nos orings. Também já passei nas carenagens e fez o mesmo efeito de uma cera. O pano sai muito sujo. Tem uns caras por aí que vão dizer que a vaselina agride os orings, mas isso não é verdade.

Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Denis Rs2 » 12 Jun 2013, 18:05

eu uso uma escova de dentes velha pra tirar o grosso e um pincel pra dar o "acabamento"... com querosene, e enxaguo em seguida pra não afetar muito os o-rings, mas não tenho encontrado mais o Danidrea, :cry:

Avatar do usuário
whitewolf
Novato+
Novato+
Mensagens: 34
Registrado em: 20 Abr 2013, 13:17
Cidade onde mora: São José/SC

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por whitewolf » 20 Jun 2013, 21:10

É verdadeira a afirmação de que o querosene agride os o-rings, então, vejamos a prova e uma alternativa ao querosene.


Querosene:

Lavar o carro com querosene pode trazer problemas de pintura?

Esse é o famoso mito do querosene, que serve de receita caseira para a retirada de manchas da pintura. Uns afirmam que limpar o carro com a substância deixa a lataria brilhante, outros dizem que corrói a tinta. Para solucionar a questão, conversamos com Wilson Zimmermann, da oficina de pintura e funilaria SP Center. "Se o carro não passou por cristalização, espelhamento, enceramento ou vitrificação não há problemas, caso contrário, o querosene tira a camada protetora", diz Zimmermann.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados durante a aplicação. "Não passe o querosene puro e nem com o carro no sol. É indicado que o procedimento seja feito por um profissional porque o produto é um solvente", afirma. O querosene deve estar bem diluído, numa proporção de uma parte de querosene para cinco de água aproximadamente. Mesmo assim, usar o solvente com muita frequência não é recomendado. Ele deve ser usado para remover manchas, principalmente as de piche, apenas esporadicamente.

Outra boa dica para a limpeza é o uso do desengraxante. "O produto é usado nas oficinas antes de uma nova pintura. Ele higieniza a superfície sem interferir na tinta", explica Zimmermann. Em plásticos e borrachas é melhor manter o querosene longe. Ele pode deixar as regiões esbranquiçadas. "Para elas é melhor usar produtos siliconizados", afirma o profissional.


Oring:

A função da corrente de transmissão é precisamente transmitir a rotação e força do veio secundário do motor à roda. É uma forma não integrada de fazer essa ligação de forma eficiente e mais econômica (em oposição ao veio de transmissão ou cardã) para os fabricantes e com algumas vantagens e desvantagens.
A principal desvantagem relativamente ao veio ou outro sistema auto-lubrificado é o fato de não integrar lubrificação própria, o que obriga a uma lubrificação mais frequente por parte do motociclista, diminuindo também a sua longevidade, que varia apenas com a frequência de lubrificação, para a qual os períodos de aplicação variam conforme as condições climáticas, influências do calor e da água/umidade, e forma de condução (como com arranques e reduções bruscas).
A lubrificação na corrente tem a função de reduzir o atrito superficial na zona de contacto entre os elos que se movimentam em cima uns dos outros, reduzindo assim o calor gerado e consequentemente o desgaste e dilatação do metal constituído.
No entanto, foram desenvolvidas tecnologias que permitem manter alguma lubrificação entre os elos como forma de diminuir o atrito e consequentemente o desgaste. A solução passou por incluir entre os elos uma forma de manter o lubrificante naquela zona, com a desvantagem do atrito entre essa solução e os elos e algum peso a mais. E é justamente aí que entra o tipo de Corrente com O-Rings. É o mais utilizado, mas também existem os X-rings, Z-rings, T-rings, X2-rings, entre outros.
A Corrente com O-rings (alguns preferem a grafia “O’rings” e outros “Orings”) foi a primeira solução desenvolvida para permitir manter os elos lubrificados, e também são conhecidas como seladas ou lubrificadas. Não é mais que um anel vedante em borracha, aplicado entre os dois elos. Requer a mesma lubrificação que você já está acostumado a fazer, mas a intervalos maiores, e a duração de uma corrente deste tipo pode chegar a ser de DEZ (10) VEZES MAIOR que as correntes simples. Apesar disso, não adianta olhar para a corrente procurando a diferença, pois a diferença é interna


Produto que usarei para limpar a corrente:

WD-40® Produto Multiusos lava a peça e tira a lubrificação?
WD-40® Produto Multiusos é um lubrificante para mecanismos de baixo atrito, como dobradiças, fechaduras, portões, etc. Em mecanismos de alto atrito (que pedem lubrificação pesada, como graxa), WD-40 derrete a graxa ou produtos "gordurosos", limpando assim, a peça. Portanto, neste caso, utilize somente com a finalidade de limpeza e em seguida reaplique o lubrificante para alto atrito de sua preferência.


WD-40® Produto Multiusos estraga borracha e madeira?
A composição química do WD-40® Produto Multiusos não ataca madeira e borracha. Ele não deteriora e nem "come" nenhum tipo de material pois, não contém querosene e pode ser aplicado em qualquer lugar.


Como irei lubrificar? Simples, WD-40 para limpar e óleo de engrenagens SAE 90 para lubrificar, depois de executar o procedimento, deixarei a moto parada para que o óleo fixe legal e depois só alegria. O ruim é encontrar a almotolia, só achei em duas lojas aqui em São José/SC, uma era lixo (plástico) e a outra de metal estava detonada (amassada) e ainda custava 17,50 dilmas ¬¬


Fontes:

Revista Auto Esporte
Loja Moto Premium
Fabricante do WD-40
Battle Hopper 250 - 2013 - Azul

Responder