COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Kakko » 06 Mai 2013, 15:53

Também utilizo o Molysil..e considero bom.....e as vezes passo óleo novo de motor, com uma escova de dente por dentro da corrente...sempre fiz isso e o resultado é muito bom...as vezes tbm uso óleo de câmbio ou parecido que é utilizado em redutores industriais.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por ValMartins » 09 Mai 2013, 19:01

Pessoal, como a Té é a minha primeira motoca, agora com 1100km rodados, apesar de ter passado ela pela revisão e terem cobrado 25 dilmas pela "lavagem" da moto, a corrente tá uma sujeira só...
Tenho usado umas duas vezes por semana o lubrificante spray da Motul, mas vejo que a corrente tá pedindo uma booooooa lavada.
Estive lendo esse tópico e os colegas falam muito de quais produtos usam, mas ninguem fez um "passo-a-passo" do processo.
Se não for pedir demais, alguem poderia fazer esse obséquio pra quem é marinheiro de primeira viagem como eu?

agradeço desde já...
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por valle » 10 Mai 2013, 20:59

ValMartins, é tranquilo, até pra mim que tenho um ano de moto.
Eu faço assim:
1 - Ergo a moto com meu macaco tipo jacaré (Hulk, de 75 dinheiros);
2 - Passo o desengraxante spray Jimo na corrente, aplico em uma volta, e deixo uns 15 min para dissolver a graxa velha;
3 - Aí, jogo água na moto se for lavar e lavo a corrente com um jato com pressão (da torneira mesmo);
4 - Seco a corrente com o ar do compressorzinho que tenho aqui, ou se quiser, dê um rolê pra secar a corrente;
5 - Termino de secar a corrente com um pano;
6 - Para saber se ficou bom, passe o dedo na corrente e, se não sair graxa na mão, está feito;
7 - Passo uma volta de graxa spray Molysil, sem pressa, faço por trechos da corrente, passo com calma, com a roda parada, até completar uma volta (marco a corrente com um araminho de embalagem);
8 - Deixo a moto quieta por, pelo menos, uns 15 min e boa, tá pronto :thumbup:
É isso. Limpo toda semana, porque rodo quase 400 km, mas dura 500 km tranquilamente, sem chuva ou muita terra.
Se algo não ficou claro é só falar.
Bom divertimento!
Editado pela última vez por valle em 11 Mai 2013, 10:27, em um total de 1 vez.
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por ivnn » 11 Mai 2013, 01:01

Eu faço assim:

Deu uns 300km da ultima vez, pego uma escova de dente que já está junto do "vidro" de soro de 250ml. Neste, ao invés de soro tem óleo (atualmente, 140, que é grosso) com um pouco de molikote de câmbio misturado. Passo rapidamente apenas nos trechos acessíveis da corrente. Gasto uns 30s com isso, no máximo, pq o óleo e a escova ficam num pote na garagem, ao lado da moto.

Depois de 1km o óleo está uniformemente distribuído pela corrente. Dá para ver brilhar todos os elos com o óleo líquido. Mas o 140 não espirra.

Nunca limpo. Nem lavo. É só isso que faço. Acho suficiente.

Avatar do usuário
frederico cunha
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 25 Jan 2013, 08:46
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por frederico cunha » 13 Mai 2013, 08:00

Que isso Valle, Macaco Jacaré, ta fino ein...eu uso meu humilde toquinho e da certinho kkkk.

Imagem

Avatar do usuário
valle
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 275
Registrado em: 07 Dez 2012, 02:19
Cidade onde mora: Itu/SP
Localização: Itu/SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por valle » 13 Mai 2013, 08:16

Federico, se eu fizer assim, do jeito que sou desajeitado, vou jogar a moto no chão toda vez que for lubrificar a corrente.
Tenho uma rampa na entrada de casa onde lido com a moto e, mesmo com o macaco, ela fica balançando quando lido com ela.
Resumindo: onde falta habilidade tem que sobrar tecnologia :lol:
Valle


Yamaha XVS Drag Star 650 - 2004 - Prata - Dorotéia


Incentive seus filhos a continuar estudando. Quanto mais eles estudarem, mais oportunidades profissionais e pessoais terão.

Avatar do usuário
Ricardo Capile
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 456
Registrado em: 30 Dez 2011, 18:40
Cidade onde mora: Betim/MG

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Ricardo Capile » 13 Mai 2013, 21:07

frederico cunha escreveu:Que isso Valle, Macaco Jacaré, ta fino ein...eu uso meu humilde toquinho e da certinho kkkk.

Imagem
:rock: Frederico, vc é porra louca mesmo, rsrsrs! :palmas:
Tenha uma vida equilibrada: ande em duas rodas.

Avatar do usuário
frederico cunha
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 25 Jan 2013, 08:46
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por frederico cunha » 14 Mai 2013, 08:20

Isso se chama falta de recursos para comprar um Macaco descente Capile! :lol: Quiser limpar a TE aqui em casa só avisar, o toquinho está a disposição!

Hellequim
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 23 Abr 2013, 19:53
Cidade onde mora: Jundiai/SP
Localização: Jundiai - SP

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Hellequim » 14 Mai 2013, 23:07

Salve galera! comprei um no ML chamado mk66, li alguns reviews em blog, parece ser legal.
Apliquei hoje, deu aquela espumada e a corrente ficou meio esbranquiçada depois da aplicação, parecendo graxa branca, dei uma voltinha aqui só pra ver se fazia algum barulho estranho, nada. Aparentemente lisinha.
Custa 20 conto cada lata, se comprar duas, o frete é grátis, contra os 55 que eu pagava na lata de motul haha

Avatar do usuário
Vitor Barreto
Mestre
Mestre
Mensagens: 909
Registrado em: 31 Jul 2012, 11:36
Cidade onde mora: Macaé - RJ

Re: COMO LIMPAR E LUBRIFICAR A CORRENTE

Mensagem por Vitor Barreto » 16 Mai 2013, 09:08

Estou precisando comprar uma graxa spray tbm (o cachorro comeu a ultima kkk) Li que o Molysil é bom e estou comprando pela net. Só não achei o tal Desengraxante Jimo spray...

Alguém sabe onde achar?
Ex.
Suzuki Yes 125cc
Yamaha Ténéré 250cc
Kawasaki Versys 650cc

Atual
BMW GS Sertão 650cc

Imagem

Responder