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MensagemEnviado: 17 Out 2013, 15:34 
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Registrado em: 27 Jan 2013, 20:17
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Ninguem??????

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Celio Sales Dias
Tenere 250 Branca, Tenere 660 Azul (conquistada no inicio de 2014) e finada F800 GS Branca, atual Kawasaki Versys X 300 (FIONA)
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MensagemEnviado: 24 Out 2013, 15:42 
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Simples, limpeza com óleo diesel e bastante água e sabão, e lubrifica com óleo 90.

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Alex Fabian
Ténéré 250 2011 preta - Atual
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MensagemEnviado: 26 Out 2013, 18:20 
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Registrado em: 05 Jan 2012, 13:32
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Vagando pelos confins da internete, bati com essa publicação:

Lee, P.M. and Priest, M. (2004) An innovation integrated approach to testing motorcycle drive chain lubricants.

Um possível link é http://eprints.whiterose.ac.uk/4869/1/leepm7.pdf

Testam corrente comum de moto, sem o'ring, com:
- lubrificante tipo "spray de graxa", contendo graxa dissolvida em propelente;
- lubrificante tipo "spray de teflon", contendo teflon "y otras cositas más" em propelente;
- lubrificante tipo contínuo, pinga pinga, com óleo SAE80W, um pouco mais fino que o SAE90 usual;
- sem lubrificante.

Para quem não tem saco de ler o texto, as figuras e gráficos são legais.

Chamo atenção para:

- Ambiente de teste controlado em sujidades, atmosfera, temperatura, tensão na correste, para dar repetibilidade.

- O teste não se restringe a quantificar o desgaste da corrente. Avalia também a eficiência mecânica da transmissão, ou seja, as perdas de energia na corrente em função do lubrificante (ou da ausência deste), e também a perda de massa da coroa e pinhão.

- Na página 5, figura 5, gráficos da perda de massa (desgaste) da coroa, pinhão e corrente, nessa ordem. Graxa ganha na conservação da coroa/pinhão, óleo ganha na conservação da corrente. Sem lubrificante é bem ruim.

- Na página 7, figura 6, gráfico da elongação da corrente. (critico a precisão da medição; acho que dava para fazer melhor) Vitória do óleo 110; teflon e graxa empatados em segundo, 2x pior. Sem lubrificação foi um desastre.

- Na página 7, figura 7, economia de potência ao usar cada lubrificante comparado a não usar nada. Vitória para óleo, com teflon em 2º e graxa em 3º.

- Os testes se deram em temperatura maior que a usual em motocicletas, em razão da caixa fechada. Nas correntes, observaram 100 a 105°C, ao invés da temperatura usual de 50 a 60°C. Em razão disso a quilometragem dos testes foi reduzida, e ao invés dos 20 mil km, interromperam o teste antes.

Finalmente, o teste mostra superioridade do óleo 110 sobre os sprays, e mostra também que não devemos rodar com a corrente seca - qualquer coisa é bem melhor que nada.

(editado para corrigir a viscosidade real do óleo)


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MensagemEnviado: 28 Out 2013, 17:15 
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Registrado em: 25 Jan 2013, 07:46
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Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Muito legal esse comparativo, estou no caminho, viva o óleo kkk


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MensagemEnviado: 29 Out 2013, 08:11 
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Registrado em: 14 Fev 2011, 09:17
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Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Eu utilizo a Molysil da Molykot...é um lubrificante em graxa spray ...e as vezes óleo 80/90 passado com escova de dente...sem excesso.....a relação já está beirando os 50.000 km.

Mas o segredo para durabilidade o seguinte: Esticar o menos de vezes possível a corrente :joinha:

quanto mais estica...mais tem que esticar. ;)

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MensagemEnviado: 31 Out 2013, 11:28 
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Registrado em: 24 Out 2013, 08:49
Mensagens: 19
Cidade onde mora: Maceió/AL
Pessoal,

Vocês já analisaram se realmente esses "lubrificadores automáticos de corrente" são eficientes? À primeira vista parece que sim: Com a moto parada ou em baixíssima velocidade. Atentem que com a moto em movimento possivelmente o vento não vai deixar as gotas de óleo caírem em cima dos elos. Com a moto em movimento provavelmente o vento vai soprar e pulverizar as gotas de óleo jogando-as para traseira da moto provocando aquela sujeira danada, lubrificando tudo lá atrás, menos a corrente. Alguém se habilita a fazer essa análise?

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MensagemEnviado: 31 Out 2013, 12:28 
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Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48
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A durabilidade na minha opnião depende muito do modo de uso, se vc só usa a moto para viagens, não sai de arrancada,com certeza o kit dura bastante, para quem só usa a moto no transito, só sai arrancando, pode lubrificar a vontade q o kit nao passa dos 24.000km


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MensagemEnviado: 01 Nov 2013, 14:21 
Opa amigo eu limpo minha corrente assim:

1° Passo querosene na corrente com um pincel.
2° Espero secar.
3° Pego o óleo que boto no motor da moto mesmo e passo com um pincel em toda a corrente.

Não gosto de usar graxa pois ando um pouco em pista de terra, e se eu estive-se usando graxa a terra ia grudar na corrente e iria se torna uma lixa, fazendo com que gaste mais rápido, já o óleo conforme vc vai andando ele vai jogando a terra para fora, mas claro sempre tem que estar lubrificando, eu costumo andar ate com um tubo de óleo no bau para ir jogando quando percebo que esta seca, e uma vez por semana faço essa limpeza que citei ai em cima.

OBS: O problema do óleo e só a sujeira que vai fazer na roda.


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MensagemEnviado: 18 Nov 2013, 22:55 
Caros

Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.

O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).

Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?

Grande abraco a todos


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MensagemEnviado: 19 Nov 2013, 20:02 
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Registrado em: 03 Mar 2013, 16:07
Mensagens: 36
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Cidade onde mora: Taboão da Serra/SP
bbc_poa escreveu:
Caros

Tambem sou marinheiro de primeira viagem (portanto relevem qualquer asneira que eu diga) e a Te250 eh minha primeira moto.
Li os relatos das 5 paginas anteriores e me parece que o mais correto mesmo eh limpar com querosene ou Jimo/WD40 e depois lubrificar com lubrificante spray proprio para correntes.

O que me intriga eh a grande variancia nos precos dos lubrificantes. Pesquisando em sites e no comercio aqui de POA vi que o Motul varia de 65 a 80 dilmas, muito mais caro que outros como Mobil/Repsol (~25 dilmas) ou mesmo Molysil/Ultralub/Mk66 (10-15 dilmas).

Pergunta: o Motul eh tao melhor assim para custar o triplo ou da para usar o Mobil/Repsol sem medo?

Grande abraco a todos




E ai BBC_POA blz cara

quanto ao motul não sei te dizer se e bom ou ruim, eu uso óleo de cambio Sae 90 e sempre limpo a corrente somente com óleo diesel, porque o querosene resseca os o'rings da relação

espero ter ajudado

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Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo . . .


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