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Re: Sobre organizacao de bagagens
Enviado: 23 Mai 2013, 16:57
por RAlves
Kakko, esses outros casos to escrevendo e vou postar amanha :)
eu mesmo nunca usei alforge no tanque e uso bau no dia a dia, a praticidade é absurda.
Mas continua sendo um vilão do comportamento dinamico.
Re: Sobre organizacao de bagagens
Enviado: 23 Mai 2013, 17:09
por Kakko
Isso é verdade.....o que menos atrapalha ´aquilo que está concentrado atrás do piloto , sem extravasar para os lados, e nem muito acima.
Alforges se não forem muito largos, até que se ficarem atrás das pernas, pode não atrapalhar tanto.
Re: Sobre organizacao de bagagens
Enviado: 23 Mai 2013, 17:15
por doug01n
Eu uso bauletos laterais de alumínio, pq quero que o que eu coloque lá chegue seco no local de destino. Concentro o peso lá, e o bau traseiro vai bem mais leve. Mala tanque também é usada quando vou com garupa. Aí uso a mala tanque pras minhas roupas e os 3 baus pra digníssima. huaiohauioaha
Re: Sobre organizacao de bagagens
Enviado: 23 Mai 2013, 17:17
por Kakko
...kakaka...Doug...é sempre assim....
Re: Sobre organizacao de bagagens
Enviado: 24 Mai 2013, 10:19
por RAlves
O doug vai la no blog que tem foto de gente viajando com a patroa... haha
rodasebotas.blogspot.com.br
"Galera, o primeiro post foi sobre a distribuição IDEAL de carga na moto. É claro que um modelo idealizado raramente se aplica ao dia a dia.
Nem sempre a distribuição ideal é a melhor. Aqui eu tinha um banco de carro pra relaxar as costas.
No dia a dia não há nada mais prático que baú traseiro grande e em algumas viagens on-road baús laterais.
É só trancar e ir embora!
Como eu, particularmente, evito ao máximo grandes cidades, meio que não tenho essa neura com roubo.
Para o meu tipo de pilotagem e caminhos que gosto de pegar, não há melhor alternativa do que um mochilão de comprido na moto junto com a mala tanque, enquanto com garupa me rendo aos alforjes e baú (e mala tanque, claro).
Os princípios que mostro aqui são universais, conhecimento que é sempre bom ter para poder aplicar da melhor forma, já que só conhece uma necessidade o seu portador.
Na minha viagem ao nordeste utilizei o mochilão de pé no lugar da garupa, provendo um excelente encosto que me mantinha relaxado durante as intermináveis retas baianas. Já nas curvas e na terra sofri um bocado.
A grande sacada é levar pouca coisa, o mais leve possível, com o menor volume possível, roupas que sequem rapidamente e evitar qualquer excesso. Uma moto sobrecarregada pode transformar seu passeio numa tortura.
Há também três grupos de bagagem utilizados hoje: alforjes (bolsas), baús plásticos e baús de alumínio.
Cada qual com suas vantagens e desvantagens.
Eu, particularmente, prefiro os alforjes.
Os baús de alumínio, na minha opnião, são muito pesados e pedem uma estrutura mais reforçada (por consequência mais pesada também). Claro que eles tem aquela “cara” adventure que a gente acha lindo, mas nem por isso quer dizer que seja bom. Pelo próprio peso já vi casos de, em acidentes em locais ermos, haver quebra dos suportes, e aí, José, tá na roça.
Aqui o setup mais barato. Nos meus GOW paguei R$100 no PAR usados, e tirando a lente vermelha ficam iguais a malas.
Já os de plástico são bons meio-termo. São mais leves que os de alumínio, e mais flexíveis em caso de queda. Eu mesmo já usei baús normais (top cases) como laterais e nunca tive problemas mesmo em uma queda. Eles tendem a se deformar e voltar à forma original. Só tem dois problemas: O custo, caso sejam propriamente laterais, e a largura excessiva caso sejam top cases adaptados. Minha XT600E parecia um caminhão com os dois GOW 33l...
Já os alforjes, além de ser o tipo mais barato de bagagem, são também os mais leves, não tem resistência à abrasão no asfalto, porém em offroad não vão te deixar na mão já que o próprio tecido absorve parte dos impactos amortecendo a estrutura. Além de serem tão bonitos quanto os baús de alumínio sem aquela cara de coxinha dos baús plásticos.
Em nenhum dos 3 é recomendável carregar coisas que quebram. O alumínio amassa, o plástico, apesar de voltar, também amassa e o alforge, coitado... haha. A porrada vai toda para o que estiver dentro.
Que tipo de coisas se carrega em alforjes e baús laterais?
- Roupas
- Barraca
- Ferramentas, etc.
Esse deve estar viajando com a esposa.
O que tem probabilidade de quebrar deve ser alocado na mala tanque e no baú traseiro, por prioridade de utilização.
E sempre que for arrumar as bagagens, lembre-se da máxima mogliana:
"O necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais""
Re: Sobre organizacao de bagagens
Enviado: 22 Mar 2017, 13:23
por ALFOCPS
Ótimo tópico é do tipo eterno, estou planejando uma viagem de Campos-RJ até Serra do Rio do Rastro, aí somente buleiro e mochilão atrás de mim, somente penso nisso... levar o mínimo.......