Sobre organizacao de bagagens

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por RAlves » 23 Mai 2013, 10:29

http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Se você, como eu, curte motoviagens e expedições, deve curtir uma moto parecendo assim:

Imagem

Linda mas terrível de pilotar!


Mas fique sabendo, uma moto carregada assim é HORRÍVEL de pilotar!

O posicionamento das bagagens influencia muito no comportamento da moto. E isso pode salvar sua pele numa emergência!

Imagem
Imagina isso com vento lateral? nem todo mundo tem amor a vida .

CENTRO DE GRAVIDADE
Todo corpo físico tem um CG. Esse CG é complexo de se calcular exatamente, pois depende da massa de cada peça e da sua distancia ao centro geométrico da moto ( o meio da moto), mas sempre fica próximo de onde fica a maior parte do peso. No caso, o CG fica normalmente na linha vertical motor-tanque, e quando colocamos o piloto, o CG é deslocado para trás.

O QUE AFETA O CG
Imagine que você tem uma alavanca de 1m de altura.

No caso 1, você tem 50kg na ponta da alavanca. Quando você mexe a alavanca alguns graus, a força dos 50kg numa alavanca de 1m faz com que a alavanca queira chegar ao chão bem rapidamente. E para levantar é necessário mais força. Nesse caso aqui, desconsiderando bagagens, imagine uma moto com tanque de gasolina grande. No meu caso ( 27l de gasolina) a moto fica sensivelmente pior nas curvas com o tanque cheio.

No caso 2, os mesmos 50 kg estão no meio da alavanca, a 50cm do chão. Agora, quando você mexe a alavanca pelos mesmos graus de antes, a tendência a fazer você ficar de pé olhando a alavanca no chão diminuem pela metade, pois a força para levantar a alavanca agora é bem menor. Nesse caso, tente pensar nas Buell. O fundador Eric Buell era obcecado pela distribuição de massa e elas o têm na localização mais perfeita de uma moto atual. Todo o peso das Buell fica próximo ao motor, e por isso essas motos têm comportamento dinâmico exemplar.

Tendeu onde quero chegar?

Pra peso extra, quanto mais perto do CG da moto, menor a influência sobre o comportamento da mesma.

Os lugares mais comuns para se alocar as bagagens numa viagem de moto são: Bagageiro (com ou sem baú), alforges ou baús laterais e mala tanque. Existem ainda as opções de alforges dianteiros (na lateral do tanque) e em algumas motos é possível colocar um bagageiro logo acima do farol.
O baú é a pior localização possível para bagagem. É o lugar mais afastado do CG e dependendo do peso pode sim influenciar no comportamento da moto (a dianteira pode ficar leve)
A mala tanque está numa boa posição, mas não dá pra carregar peso ali nem volume.
Falando de distribuição de peso e comportamento dinâmico, o melhor lugar para se colocar peso é em alforges frontais, nas laterais do tanque, pouco comuns no Brasil, E em segundo, nos alforges/baús traseiros. Uma mochila no lugar do garupa vem em terceiro e a mala tanque em quarto. Baú só em ultima opção, eu costumo deixar o meu vazio apenas como “armário” nas paradas.

Imagem
A distribuição mais proxima do ideal. Baús traseiros baixos, alforges dianteiros e mala tanque contrabalanceiam o peso.

depois a gente fala sobre outros fatores que influenciam na distribuicao da bagagem!
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Marcel MM
Mestre
Mestre
Mensagens: 816
Registrado em: 20 Fev 2013, 22:33
Cidade onde mora: Rio de Janeiro / RJ

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Marcel MM » 23 Mai 2013, 10:37

Ótimo tópico! :thumbup: :thumbup: :thumbup:
XTZ Ténéré 250 Dragon Eyes
Moto Clube Bodes do Asfalto - Facção RJ

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Led-RJ » 23 Mai 2013, 11:00

Boa RAlves!!
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

banido
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 12 Nov 2012, 19:40
Cidade onde mora: Fortaleza-Ceará

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por banido » 23 Mai 2013, 13:26

Top, excelente tópico.

Descobri que pra mim quanto menos coisas levar, melhor. Hoje, mesmo que faça uma viagem de 20 dias, só levo o baú e, se precisar, uma mochila presa no banco. E olhe lá!

Não gosto de prender/desprender as coisas. Não gosto de ter que procurar as coisas no baú, tenho preguiça de carregar a bagagem pro quarto do hotel no fim/início do dia.
Sem contar que no final das contas não uso tudo que levo. :batecabeca:

A pior parte é ter que lidar com a alteração na ciclística, que pode até tirar todo o prazer da viagem em função da preocupação constante com o peso, curvas, manobras, freio, etc.


Adotei o estilo minimalista para viajar de moto: só o baú com algumas ferramentas, poucas roupas, câmera digital, mapa e produtos de higiene. Nem acessórios como bolha, cavalete, tomada, protetor com pedaleira, etc eu instalo mais nas minhas motocas. Alforje nem pensar.

Às vezes acho até piegas e um certo exagero ver uma moto assim:

Imagem


Obs: aqueles que gostam de enfeitar a moto para viagem e instalar muitos caessórios por favor não se sintam ofendidos nem pensando que estou fazendo uma crítica. Só comentei que pra mim é mais prático andar sem muita bagagem e sem encher a moto de acessórios. Eu assumo todas a responsabilidade se me faltar alguma coisa na estrada, mas prefiro assim. :joinha:
http://www.capacetedeviagem.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Peterson
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 26 Jan 2013, 14:08
Cidade onde mora: Umuarama/PR

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Peterson » 23 Mai 2013, 13:38

contribuindo
http://minhatenere660.blogspot.com.br/2 ... gagem.html" onclick="window.open(this.href);return false;
minhatenere660.blogspot.com.br

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por RAlves » 23 Mai 2013, 14:02

Banido,

Eu costumo usar uma mochila presa no banco, baú vazio e mala tanque.

Mas quando tem garupa ai a situação muda... no caminho da fé foram 220km offroad com bau, alforges e mala tanque lotados. horrivel de andar!

Peterson,

Suas dicas são ótimas. Como a gente dizia no exército, "conforto é peso nas costas"

Também vale a máxima mogliana: "Somente o necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais!"
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Moreira
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 470
Registrado em: 23 Out 2012, 11:45
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo / SP

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Moreira » 23 Mai 2013, 14:08

Excelente tópico

Quando adquiri a TE, decidi não colocar um bauleto, justamente por isso, hoje utilizo uma mala de tanque para uso diário para carregar só coisas pequenas e a traz somente a roupa de chuva, ou uma malinha de viagem.
Quando estava com a Intruder, sentia diferença, pois com o bau vc fica pensando que tem um porta malas atrais e vai colocando tudo lá dentro, por cima e acaba prejudicando a moto e a vc mesmo.
Aloha

Jaques Moreira

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Kakko » 23 Mai 2013, 15:17

Ok...excelente...mas tem uma coisa...cada caso é um caso.

Pra mim o bauleto é fundamental no uso diário...levo capa de chuva ...material escolar da filhota....e as vezes passo para fazer pequenas compras.

Ali tbm guardo balaclava que uso diariamente assim como luvas, aranha,

Tbm tenho alforges...mas usei uma única vez qdo a esposa foi junto ( sacaram né ..?!? ;) )

Mas as vezes não tem jeito...tem que levar barraca...sleeper...mochila/mala....

Imagem
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

banido
Novato+
Novato+
Mensagens: 50
Registrado em: 12 Nov 2012, 19:40
Cidade onde mora: Fortaleza-Ceará

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por banido » 23 Mai 2013, 16:07

Esqueci de comentar: quando viajo com a mulé, levo uma mala de tanque onde vão minhas coisas e as ferramentas da moto. O baú fica só pra ela! huhuahuahuah
http://www.capacetedeviagem.blogspot.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Kakko » 23 Mai 2013, 16:11

podes crer.....kakaka :risadinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder