Sobre organizacao de bagagens
Re: Sobre organizacao de bagagens
Kakko, esses outros casos to escrevendo e vou postar amanha :)
eu mesmo nunca usei alforge no tanque e uso bau no dia a dia, a praticidade é absurda.
Mas continua sendo um vilão do comportamento dinamico.
eu mesmo nunca usei alforge no tanque e uso bau no dia a dia, a praticidade é absurda.
Mas continua sendo um vilão do comportamento dinamico.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
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- Kakko
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Re: Sobre organizacao de bagagens
Isso é verdade.....o que menos atrapalha ´aquilo que está concentrado atrás do piloto , sem extravasar para os lados, e nem muito acima.
Alforges se não forem muito largos, até que se ficarem atrás das pernas, pode não atrapalhar tanto.
Alforges se não forem muito largos, até que se ficarem atrás das pernas, pode não atrapalhar tanto.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
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Re: Sobre organizacao de bagagens
Eu uso bauletos laterais de alumínio, pq quero que o que eu coloque lá chegue seco no local de destino. Concentro o peso lá, e o bau traseiro vai bem mais leve. Mala tanque também é usada quando vou com garupa. Aí uso a mala tanque pras minhas roupas e os 3 baus pra digníssima. huaiohauioaha
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- Kakko
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Re: Sobre organizacao de bagagens
...kakaka...Doug...é sempre assim....
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Re: Sobre organizacao de bagagens
O doug vai la no blog que tem foto de gente viajando com a patroa... haha
rodasebotas.blogspot.com.br
"Galera, o primeiro post foi sobre a distribuição IDEAL de carga na moto. É claro que um modelo idealizado raramente se aplica ao dia a dia.
Nem sempre a distribuição ideal é a melhor. Aqui eu tinha um banco de carro pra relaxar as costas.
No dia a dia não há nada mais prático que baú traseiro grande e em algumas viagens on-road baús laterais.
É só trancar e ir embora!
Como eu, particularmente, evito ao máximo grandes cidades, meio que não tenho essa neura com roubo.
Para o meu tipo de pilotagem e caminhos que gosto de pegar, não há melhor alternativa do que um mochilão de comprido na moto junto com a mala tanque, enquanto com garupa me rendo aos alforjes e baú (e mala tanque, claro).
Os princípios que mostro aqui são universais, conhecimento que é sempre bom ter para poder aplicar da melhor forma, já que só conhece uma necessidade o seu portador.
Na minha viagem ao nordeste utilizei o mochilão de pé no lugar da garupa, provendo um excelente encosto que me mantinha relaxado durante as intermináveis retas baianas. Já nas curvas e na terra sofri um bocado.
A grande sacada é levar pouca coisa, o mais leve possível, com o menor volume possível, roupas que sequem rapidamente e evitar qualquer excesso. Uma moto sobrecarregada pode transformar seu passeio numa tortura.
Há também três grupos de bagagem utilizados hoje: alforjes (bolsas), baús plásticos e baús de alumínio.
Cada qual com suas vantagens e desvantagens.
Eu, particularmente, prefiro os alforjes.
Os baús de alumínio, na minha opnião, são muito pesados e pedem uma estrutura mais reforçada (por consequência mais pesada também). Claro que eles tem aquela “cara” adventure que a gente acha lindo, mas nem por isso quer dizer que seja bom. Pelo próprio peso já vi casos de, em acidentes em locais ermos, haver quebra dos suportes, e aí, José, tá na roça.
Aqui o setup mais barato. Nos meus GOW paguei R$100 no PAR usados, e tirando a lente vermelha ficam iguais a malas.
Já os de plástico são bons meio-termo. São mais leves que os de alumínio, e mais flexíveis em caso de queda. Eu mesmo já usei baús normais (top cases) como laterais e nunca tive problemas mesmo em uma queda. Eles tendem a se deformar e voltar à forma original. Só tem dois problemas: O custo, caso sejam propriamente laterais, e a largura excessiva caso sejam top cases adaptados. Minha XT600E parecia um caminhão com os dois GOW 33l...
Já os alforjes, além de ser o tipo mais barato de bagagem, são também os mais leves, não tem resistência à abrasão no asfalto, porém em offroad não vão te deixar na mão já que o próprio tecido absorve parte dos impactos amortecendo a estrutura. Além de serem tão bonitos quanto os baús de alumínio sem aquela cara de coxinha dos baús plásticos.
Em nenhum dos 3 é recomendável carregar coisas que quebram. O alumínio amassa, o plástico, apesar de voltar, também amassa e o alforge, coitado... haha. A porrada vai toda para o que estiver dentro.
Que tipo de coisas se carrega em alforjes e baús laterais?
- Roupas
- Barraca
- Ferramentas, etc.
Esse deve estar viajando com a esposa.
O que tem probabilidade de quebrar deve ser alocado na mala tanque e no baú traseiro, por prioridade de utilização.
E sempre que for arrumar as bagagens, lembre-se da máxima mogliana:
"O necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais""
rodasebotas.blogspot.com.br
"Galera, o primeiro post foi sobre a distribuição IDEAL de carga na moto. É claro que um modelo idealizado raramente se aplica ao dia a dia.
Nem sempre a distribuição ideal é a melhor. Aqui eu tinha um banco de carro pra relaxar as costas.
No dia a dia não há nada mais prático que baú traseiro grande e em algumas viagens on-road baús laterais.
É só trancar e ir embora!
Como eu, particularmente, evito ao máximo grandes cidades, meio que não tenho essa neura com roubo.
Para o meu tipo de pilotagem e caminhos que gosto de pegar, não há melhor alternativa do que um mochilão de comprido na moto junto com a mala tanque, enquanto com garupa me rendo aos alforjes e baú (e mala tanque, claro).
Os princípios que mostro aqui são universais, conhecimento que é sempre bom ter para poder aplicar da melhor forma, já que só conhece uma necessidade o seu portador.
Na minha viagem ao nordeste utilizei o mochilão de pé no lugar da garupa, provendo um excelente encosto que me mantinha relaxado durante as intermináveis retas baianas. Já nas curvas e na terra sofri um bocado.
A grande sacada é levar pouca coisa, o mais leve possível, com o menor volume possível, roupas que sequem rapidamente e evitar qualquer excesso. Uma moto sobrecarregada pode transformar seu passeio numa tortura.
Há também três grupos de bagagem utilizados hoje: alforjes (bolsas), baús plásticos e baús de alumínio.
Cada qual com suas vantagens e desvantagens.
Eu, particularmente, prefiro os alforjes.
Os baús de alumínio, na minha opnião, são muito pesados e pedem uma estrutura mais reforçada (por consequência mais pesada também). Claro que eles tem aquela “cara” adventure que a gente acha lindo, mas nem por isso quer dizer que seja bom. Pelo próprio peso já vi casos de, em acidentes em locais ermos, haver quebra dos suportes, e aí, José, tá na roça.
Aqui o setup mais barato. Nos meus GOW paguei R$100 no PAR usados, e tirando a lente vermelha ficam iguais a malas.
Já os de plástico são bons meio-termo. São mais leves que os de alumínio, e mais flexíveis em caso de queda. Eu mesmo já usei baús normais (top cases) como laterais e nunca tive problemas mesmo em uma queda. Eles tendem a se deformar e voltar à forma original. Só tem dois problemas: O custo, caso sejam propriamente laterais, e a largura excessiva caso sejam top cases adaptados. Minha XT600E parecia um caminhão com os dois GOW 33l...
Já os alforjes, além de ser o tipo mais barato de bagagem, são também os mais leves, não tem resistência à abrasão no asfalto, porém em offroad não vão te deixar na mão já que o próprio tecido absorve parte dos impactos amortecendo a estrutura. Além de serem tão bonitos quanto os baús de alumínio sem aquela cara de coxinha dos baús plásticos.
Em nenhum dos 3 é recomendável carregar coisas que quebram. O alumínio amassa, o plástico, apesar de voltar, também amassa e o alforge, coitado... haha. A porrada vai toda para o que estiver dentro.
Que tipo de coisas se carrega em alforjes e baús laterais?
- Roupas
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Esse deve estar viajando com a esposa.
O que tem probabilidade de quebrar deve ser alocado na mala tanque e no baú traseiro, por prioridade de utilização.
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Yamaha Tenere 250 2014
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Re: Sobre organizacao de bagagens
Ótimo tópico é do tipo eterno, estou planejando uma viagem de Campos-RJ até Serra do Rio do Rastro, aí somente buleiro e mochilão atrás de mim, somente penso nisso... levar o mínimo.......
Tenere 250 2011
Campos dos Goytacazes/RJ
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