Sobre organizacao de bagagens

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por RAlves » 23 Mai 2013, 16:57

Kakko, esses outros casos to escrevendo e vou postar amanha :)

eu mesmo nunca usei alforge no tanque e uso bau no dia a dia, a praticidade é absurda.

Mas continua sendo um vilão do comportamento dinamico.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Kakko » 23 Mai 2013, 17:09

Isso é verdade.....o que menos atrapalha ´aquilo que está concentrado atrás do piloto , sem extravasar para os lados, e nem muito acima.

Alforges se não forem muito largos, até que se ficarem atrás das pernas, pode não atrapalhar tanto.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por doug01n » 23 Mai 2013, 17:15

Eu uso bauletos laterais de alumínio, pq quero que o que eu coloque lá chegue seco no local de destino. Concentro o peso lá, e o bau traseiro vai bem mais leve. Mala tanque também é usada quando vou com garupa. Aí uso a mala tanque pras minhas roupas e os 3 baus pra digníssima. huaiohauioaha
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por Kakko » 23 Mai 2013, 17:17

...kakaka...Doug...é sempre assim.... :gargalhada:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por RAlves » 24 Mai 2013, 10:19

O doug vai la no blog que tem foto de gente viajando com a patroa... haha

rodasebotas.blogspot.com.br


"Galera, o primeiro post foi sobre a distribuição IDEAL de carga na moto. É claro que um modelo idealizado raramente se aplica ao dia a dia.

Nem sempre a distribuição ideal é a melhor. Aqui eu tinha um banco de carro pra relaxar as costas.
No dia a dia não há nada mais prático que baú traseiro grande e em algumas viagens on-road baús laterais.

É só trancar e ir embora!

Como eu, particularmente, evito ao máximo grandes cidades, meio que não tenho essa neura com roubo.

Para o meu tipo de pilotagem e caminhos que gosto de pegar, não há melhor alternativa do que um mochilão de comprido na moto junto com a mala tanque, enquanto com garupa me rendo aos alforjes e baú (e mala tanque, claro).

Os princípios que mostro aqui são universais, conhecimento que é sempre bom ter para poder aplicar da melhor forma, já que só conhece uma necessidade o seu portador.

Na minha viagem ao nordeste utilizei o mochilão de pé no lugar da garupa, provendo um excelente encosto que me mantinha relaxado durante as intermináveis retas baianas. Já nas curvas e na terra sofri um bocado.

A grande sacada é levar pouca coisa, o mais leve possível, com o menor volume possível, roupas que sequem rapidamente e evitar qualquer excesso. Uma moto sobrecarregada pode transformar seu passeio numa tortura.

Há também três grupos de bagagem utilizados hoje: alforjes (bolsas), baús plásticos e baús de alumínio.

Cada qual com suas vantagens e desvantagens.

Eu, particularmente, prefiro os alforjes.

Os baús de alumínio, na minha opnião, são muito pesados e pedem uma estrutura mais reforçada (por consequência mais pesada também). Claro que eles tem aquela “cara” adventure que a gente acha lindo, mas nem por isso quer dizer que seja bom. Pelo próprio peso já vi casos de, em acidentes em locais ermos, haver quebra dos suportes, e aí, José, tá na roça.

Aqui o setup mais barato. Nos meus GOW paguei R$100 no PAR usados, e tirando a lente vermelha ficam iguais a malas.
Já os de plástico são bons meio-termo. São mais leves que os de alumínio, e mais flexíveis em caso de queda. Eu mesmo já usei baús normais (top cases) como laterais e nunca tive problemas mesmo em uma queda. Eles tendem a se deformar e voltar à forma original. Só tem dois problemas: O custo, caso sejam propriamente laterais, e a largura excessiva caso sejam top cases adaptados. Minha XT600E parecia um caminhão com os dois GOW 33l...

Já os alforjes, além de ser o tipo mais barato de bagagem, são também os mais leves, não tem resistência à abrasão no asfalto, porém em offroad não vão te deixar na mão já que o próprio tecido absorve parte dos impactos amortecendo a estrutura. Além de serem tão bonitos quanto os baús de alumínio sem aquela cara de coxinha dos baús plásticos.
Em nenhum dos 3 é recomendável carregar coisas que quebram. O alumínio amassa, o plástico, apesar de voltar, também amassa e o alforge, coitado... haha. A porrada vai toda para o que estiver dentro.

Que tipo de coisas se carrega em alforjes e baús laterais?
- Roupas
- Barraca
- Ferramentas, etc.

Esse deve estar viajando com a esposa.

O que tem probabilidade de quebrar deve ser alocado na mala tanque e no baú traseiro, por prioridade de utilização.

E sempre que for arrumar as bagagens, lembre-se da máxima mogliana:
"O necessário, somente o necessário, o extraordinário é demais""
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

ALFOCPS
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Mai 2016, 21:14
Cidade onde mora: CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
Localização: Campos dos Goytacazes/RJ

Re: Sobre organizacao de bagagens

Mensagem por ALFOCPS » 22 Mar 2017, 13:23

Ótimo tópico é do tipo eterno, estou planejando uma viagem de Campos-RJ até Serra do Rio do Rastro, aí somente buleiro e mochilão atrás de mim, somente penso nisso... levar o mínimo.......
Tenere 250 2011
Campos dos Goytacazes/RJ

Responder