Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Rogeriogest » 10 Abr 2013, 18:18

Pessoal,
Estou começando a planejar a minha expedição pela estrada real.
Já vi que várias pessoas aqui do Club já fizeram e se tiver alguma em planejamento, gostaria de saber. Quem sabe me junto ao grupo.
Minha primeira preocupação é com O QUE E COMO CARREGAR.
Vi muitas fotos do pessoal empilhando mochilas e sacos nas motos, mas acho que na hora dos tombos (e eles virão com certeza), tudo tem que ser refeito.
Vi num dos relatos, que tinha uma pessoa usando os alforges laterais.
Penso que no asfalto deve ser molezinha, mas e na estrada de chão e trilhas, com barro?
Alguém já usou? Não desequilibram a moto?

Abraço
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por tsbega » 10 Abr 2013, 18:47

Rogério, esta viagem é sonho de muitos, inclusive meu
devo sair ultima semana de julho pra fazer caminho velho e dos diamantes Paraty/RJ a Diamantina/MG

Eu particularmente acredito que quanto menos peso melhor.

Vou levar apenas um saco estanque de 40 litros, com 3 mudas de roupas apenas.

Só levar roupas de tecido sintético que secam rapido.
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Rogeriogest » 10 Abr 2013, 19:26

Oi Tiago, beleza?
Pois é eu pensei de fazer uma rota de cada vez, até pq seria minha primeira expedição de moto.
Fiz muita coisa de 4x4, mas nunca de moto.
Uma coisa que aprendi nas trilhas é que vc tem que estar preparado pro que der e vier.
Tem que estar pronto pra passar a noite na trilha se der M.
Uma vez íamos de 4x4 de Guapimirm até Teresópolis num churrasco de um amigo, uma trilha de 11km apenas.
Choveu no meio na trilha e o que era pra fazer em 1h levamos 12hs pq simplesmente os córregos que atravessamos viraram rios e tudo desbarrancou. ficamos presos com uma garrafa dágua e um saco de biscoito.
Ferramentas, sobressalentes, comida, água, barraca acho que tudo isso é interessante levar.
Vou falar com o Leo e Bruno que já fizeram o caminho e perguntar o que seria bom levar.

Eu pensei de fazer o caminho inverso, Ouro Preto p/ Paraty, assim quando terminasse já estaría perto de casa.
Eu tenho férias em Junho, mas se não tiver ninguém pra ir, eu tento mudar as datas.
julho é dose pq tudo fica mais caro... e é + frio.

Minha idéia seria fazer cada caminho em épocas diferentes, assim teria mais tempo pra curtir.
Então, primieiro a Estrada Velha, no outro ano a Nova, depois a rota dos daimantes, e assim por diante.
Você já té com grupo formado?

Abraço!
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Avatar do usuário
tsbega
Mestre
Mestre
Mensagens: 821
Registrado em: 22 Abr 2012, 11:06
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Contato:

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por tsbega » 10 Abr 2013, 19:41

Sem duvida fazer com mais calma é melhor mesmo

mas a Estrada real não chega ser trilha tão pesada assim não
aqui mesmo no fórum tem vários relatos de viagens pela estrada real, inclusive com vídeos.

se programando bem eu acredito que da pra vc fazer sozinho na boa

esta semana mesmo estava lendo no forum XT660 o relato do Saulo que fez todos os caminhos sozinho, um espetáculo

segue o link do relato que mencionei acima

http://xt660.com.br/showthread.php?3324 ... trada+real
São Paulo, SP
http://fb.com/tiago.bega" onclick="window.open(this.href);return false; me add e se apresente ;)
Yamaha XT660Z Ténéré

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Rogeriogest » 10 Abr 2013, 20:02

Hmmmm... interessante o relato dele.
Ele foi no tempo seco, aí realmente parece fácil.
O pessoal aqui do Rio pegou chuva direto. Então eles ralaram bastante...
Achei que as estradas seriam bem mais fechadas.
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Thiago Zamith
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 04 Mai 2013, 13:39
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Thiago Zamith » 04 Mai 2013, 13:45

Boa tarde galera, entrei hoje no forum e estou muito satisfeito com a dedicação de todos em sanar o máximo de dúvidas possível um de outro. Comprei minha Ténéré a menos de um mês, de cor areia e estou muito satisfeita com ela, essa semana já vou fazer a primeira revisão de 1000km. Aproveito esse tópico para dizer que tenho vontade de fazer a Estrada Real. Ainda não tenho data marcada, mas planejo com a entrada nesse forum conseguir companheiros para a essa viajem e outras também. Grande abraço a todos!

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Rogeriogest » 05 Mai 2013, 10:14

Thiago Zamith escreveu:Boa tarde galera, entrei hoje no forum e estou muito satisfeito com a dedicação de todos em sanar o máximo de dúvidas possível um de outro. Comprei minha Ténéré a menos de um mês, de cor areia e estou muito satisfeita com ela, essa semana já vou fazer a primeira revisão de 1000km. Aproveito esse tópico para dizer que tenho vontade de fazer a Estrada Real. Ainda não tenho data marcada, mas planejo com a entrada nesse forum conseguir companheiros para a essa viajem e outras também. Grande abraço a todos!
Oi Thiago, seja bem vindo.
Eu julho vou fazer o caminho velho, descendo de ouro Preto Até Parati ja com um grupo de SP/MG.
Mas to pensando em fazer o caminho novo subindo, se eu arrumar mais uns 2 pra ir junto. Bora?
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Thiago Zamith
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 04 Mai 2013, 13:39
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Thiago Zamith » 05 Mai 2013, 13:19

Rogeriogest escreveu:
Thiago Zamith escreveu:Boa tarde galera, entrei hoje no forum e estou muito satisfeito com a dedicação de todos em sanar o máximo de dúvidas possível um de outro. Comprei minha Ténéré a menos de um mês, de cor areia e estou muito satisfeita com ela, essa semana já vou fazer a primeira revisão de 1000km. Aproveito esse tópico para dizer que tenho vontade de fazer a Estrada Real. Ainda não tenho data marcada, mas planejo com a entrada nesse forum conseguir companheiros para a essa viajem e outras também. Grande abraço a todos!
Oi Thiago, seja bem vindo.
Eu julho vou fazer o caminho velho, descendo de ouro Preto Até Parati ja com um grupo de SP/MG.
Mas to pensando em fazer o caminho novo subindo, se eu arrumar mais uns 2 pra ir junto. Bora?

Fala Rogério, seria bem legal, dependendo da data eu topo sem dúvida.
Já tem alguma ideia de data e roteiro (pernoite etc)?
Sempre quis fazer essas viagens, mas ficava receoso de fazê-las sozinho. Seria um prazer Rogério.
Grande abraço

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Dust » 05 Mai 2013, 14:45

Já tem 3 então né... ;)
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
Rogeriogest
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1010
Registrado em: 23 Mar 2013, 00:02
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Alforges laterais em trilhas e na estrada de chão

Mensagem por Rogeriogest » 05 Mai 2013, 18:33

Dust escreveu:Já tem 3 então né... ;)
DUst, vai poder ir em julho????
Demorou então!
Eu acho que 3 é o mínimo e 6 o máximo pra se fazer uma expedição dessas.
3 no mínimo pq se der enrosco, tem 2 pra ajudar...
E acho que mais de 6 já fica confusão danada na trilha... a logística fica ruim...
Rogerio / RJ
KTM 950-S Adventure

Responder