Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
spencer.chedid
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 290
Registrado em: 30 Ago 2012, 13:52
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por spencer.chedid » 08 Set 2014, 16:36

Gostei da ideia do app pra Android. Mas alguém sabe de algum app parecido pra iPhone (iOS7)?

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por ivnn » 19 Dez 2014, 13:49

NOTA: Editado em 21/12. Edições sublinhadas e riscadas. Fiz as pazes parciais com o Q3 após uma falta de contato "se resolver sozinho" e aprender a usar o botão de "init call". O alcance do rádio, porém, continua uma porcaria.

Adicionando informação ao tópico:

Meu primeiro comunicador foi o "BT interphone"
Imagem

Prós: som bom, baratinho,alcance razoável. Pode falar baixinho que dá para o parceiro ouvir. Fácil de ligar e desligar. Bateria dura umas 6 - 7h.

Contras: Não é a prova de chuva, apesar do anúncio dizer que é. Os dois que tive, meu e da esposa, tiveram problemas consertáveis com chuva, até que um dia o dela morreu de vez. Mas tive que deixar em vácuo os 2 (tenho uma câmara de vácuo no serviço) para que voltassem a funcionar.

Características: Opera sempre conectado. Isso para mim é ótimo, porque o parceiro ouve imediatamente um alerta de emergência. Não precisa de procedimento para estabelecer contato.

Depois da morte do meu querido e saudoso BT....

Meu segundo comunicador foi o "6 riders interphone"
Imagem

Prós: baratinho, alcance bom (melhor de todos), boa sensibilidade do microfone, a prova de chuva.

Contras: O som é uma merda. Muito ruim. Impressionante que vendam isso. Dá para se comunicar, especialmente porque depois de um tempo o cérebro se adapta ao som distorcido dessa bagaça. Outra coisa ruim é que desligar exige um procedimento de apertar um botão por um tempo, esperar a luzinha mudar o jeito de piscar, daí desapertar esse botão, daí apertar de novo, daí esperar a luzinha piscar vermelha, daí desapertar. É uma macumba e perda de tempo toda vez para desligar. Ridículo. Mas ligar é fácil.

Características: Opera sempre conectado :thumbup:

Prestes a fazer uma viagem longa com a esposa (vamos para a praia na virada do ano, cada um na sua moto) considerei um up de comunicador. Comprei um scalarider Q3 na GO, da cardosystems:
Imagem

Prós: Som bom. Melhor que o BT. Teoricamente deve ser a prova de chuva; não molhei ele ainda. Fácil de ligar e desligar. Por ter o som decente, o rádio FM é usável.

Contras: Muito caro (uns R$1500 o par na GO). Sensibilidade ruim do microfone; tem que falar meio alto para o parceiro ouvir. Após alguma bizarra falta de contato inicial desaparecer no set da minha esposa, a sensibilidade do microfone ficou normal. Até desaparecer eu tinha que falar alto para ela ouvir.Alcance pior de todos; muito ruim. Diz que é para 1km. Os nossos, em visada direta, ficam ruins ali pelos 300m. Mas se em 50m tiver uma esquina e um virar, já era. Os outros 2 chineses são bem usáveis em cidade.

Características:Desconecta depois de uns 30s de inatividade (economizar bateria?)Se a conexão inicia por comando de voz, ela automaticamente termina após 30s de silêncio Daí para conectar de novo, você tem que apertar um botão ou falar algo, e um sistema automático reestabelece o link. Eu acho ruim, porque se minha esposa, atrás, grita alto por qualquer emergência, não vou ouvir, como nos outros. Ou ainda se, na frente, pego uma emergência na pista, não dá tempo de avisar, porque em qualquer dos casos (pressionano o botão ou falando algo) o link leva uns 4s para voltar. Seria bom se desse para desabilitar esse desligamento automático, ou se o reestabelecimento do link fosse instantâneo. Como não é, é ruim.. Se a conexão se inicia pelo botão, ela se mantém continuamente, independente de silêncio. Essa é maneira que prefiro para operação.

Resumo final:
Para mim, em termos de qualidade de aparelhos, classifico do melhor para pior:

Bom: chinês BT dentro de uma camisinha. O som não é tão bom como o scalarider, mas tem alcance bem melhor, o que faz falta dentro de cidades.
Médio: scalarider Q3: Som melhor que todos, quando você consegue falar.Em geral não vai conseguir, ou porque está reestabelecendo o link porque o aparelho resolver economizar bateria, ou porque está fora de alcance porque o rádio bluetooth do aparelho é nitidamente inferior aos chineses baratos. Nos momentos que conseguir falar, tem que ser alto, e não num volume confortável, como o que usaria num celular, por exemplo.
Ruim: chinês "6 rider". Alcance ótimo, mas o som é realmente uma merda.


Em termos de custo:

BT e "6 rider" = uns US$80 na DX o par;
scalarider Q3 = R$1500 o par na GO.
Editado pela última vez por ivnn em 21 Dez 2014, 18:11, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
glaucomoreira
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 773
Registrado em: 02 Mai 2013, 20:38
Cidade onde mora: sao paulo sp

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por glaucomoreira » 19 Dez 2014, 22:39

eu tenho o 6 rider, concordo com vc q para desligar é uma merda, tbem para parear é um custo, e o manual q é em seila q lingua (um ingles da época dos celtas talvez), mas de modo em geral acho muito bom, e pra mim ao menos não tenho problema com o som.........
sou o q sou e é tudo q sou

Kawasaki Vulcan 900 custom atual
Dafra Next 250
Yamaha Tenere 250 roubada
Yamaha Tenere 250 roubada

Avatar do usuário
jcdatrindade
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Ago 2014, 15:03
Cidade onde mora: Araxá/MG
Contato:

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth (Doação)

Mensagem por jcdatrindade » 20 Dez 2014, 08:41

hdbatistela85 escreveu:http://m.dx.com/p/motorcycle-helmet-hea ... aaa-163514

Galera da uma olhada nesse aí de cima saiu por trinta reais e funciona muito bem com fios pra falar com garupa é ótimo e vai 2 pilhas eu comprei e gostei muito

VC ainda consegue ligar celular mp3 etc os dois ouvindo músicas e conversando simultâneo é bem razoável o preço eu aprovei
A quem interessar. . .

Comprei um desses e minha Dona Garuposa não se adaptou.

Como está sem uso, faço uma doação. Para calculo do frete, que pode ser PAC meu cep é 38183-198

Funciona com um pouco de ruido e tem a fiação a ligar, mas . . .

O interessado pode faze contato comigo em PVT ou por email, citado na assinatura.
Julio Trindade - Araxá - jcdatrindade@gmail.com

Yamaha Ténéré 250 2014/2015, Ténébrosa Cinzenta
Yamaha Drag Star 2005, Dona Leide
Yamaha Fazer 2009
Yamaha YBR 2008
Honda Dream


muitos kms a todos nós . . .

RENATO ROMANO
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 07 Jan 2014, 23:00
Cidade onde mora: ARIQUEMES/RO

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por RENATO ROMANO » 21 Dez 2014, 14:58

Achei muito interessante...obrigado pela dica....vou instalar e a patroa vai gostar....o que mais deixa ela cansada em uma viagem é ficar calada....rsrsrs

Avatar do usuário
jcdatrindade
Novato+
Novato+
Mensagens: 52
Registrado em: 26 Ago 2014, 15:03
Cidade onde mora: Araxá/MG
Contato:

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por jcdatrindade » 11 Jan 2015, 10:05

jcdatrindade escreveu:
hdbatistela85 escreveu:http://m.dx.com/p/motorcycle-helmet-hea ... aaa-163514

Galera da uma olhada nesse aí de cima saiu por trinta reais e funciona muito bem com fios pra falar com garupa é ótimo e vai 2 pilhas eu comprei e gostei muito

VC ainda consegue ligar celular mp3 etc os dois ouvindo músicas e conversando simultâneo é bem razoável o preço eu aprovei
A quem interessar. . .

Comprei um desses e minha Dona Garuposa não se adaptou.

Como está sem uso, faço uma doação. Para calculo do frete, que pode ser PAC meu cep é 38183-198

Funciona com um pouco de ruido e tem a fiação a ligar, mas . . .

O interessado pode faze contato comigo em PVT ou por email, citado na assinatura.
Já apareceu o candidato. Feita a doação.

Enviado por sinais de fumaça, dum tal de ismartifoni sansum.
Julio Trindade - Araxá - jcdatrindade@gmail.com

Yamaha Ténéré 250 2014/2015, Ténébrosa Cinzenta
Yamaha Drag Star 2005, Dona Leide
Yamaha Fazer 2009
Yamaha YBR 2008
Honda Dream


muitos kms a todos nós . . .

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por Angelo » 03 Fev 2015, 21:09

Dando uma ressucitada no topico (outro..de novo, rs).

E diante da lei, como ficam esses comunicadores, app pra android, e tals? Pode pilotar com fones? Ouvir musica tambem?..
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
Christofer
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 83
Registrado em: 28 Dez 2014, 00:33
Cidade onde mora: Florianópolis/SC
Localização: Florianópolis/SC

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por Christofer » 04 Fev 2015, 01:00

Vou testar o Bluefi no sábado com a mulher e depois dou minhas considerações.. :joinha:

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por Marcel Valim » 04 Fev 2015, 07:56

Angelo escreveu:Dando uma ressucitada no topico (outro..de novo, rs).

E diante da lei, como ficam esses comunicadores, app pra android, e tals? Pode pilotar com fones? Ouvir musica tambem?..
Pelo que eu sei, a Lei proibe o uso de fones de ouvido, mas não fala nada sobre alto falantes instalados dentro do capacete.
Na prática, os fones de ouvidos são introduzidos na orelha, o que impede a percepção de outros sons externos durante a pilotagem. Já os alto falantes não obstruem os sons externos e são equivalentes aos alto falantes do equipamento de som dos automóveis.
Então, se for instalado um mini alto falante na parte interna do capacete não haveria infração e, caso haja, cabe recurso, já que a letra da Lei é específica quando menciona "fones de ouvidos".
Maaaaaaaaaaaaasssssssssssssssssssssssssss, se o digníssimo agente da Lei estiver de mau humor ele vai achar pelo em ovo, como sempre. Aí vale descrever no auto de infração o tipo de equipamento antes de assinar, tirar foto do equipamento com o policial na cena, etc.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Alternativa ao Comunicador Bluetooth

Mensagem por Angelo » 04 Fev 2015, 10:19

Opa, valeu Marcel :thumbup:

Pois eh, como imaginei...

Sendo assim, acho que a 'melhor' opcao eh com o falante adaptado.


Eu vi aqui algumas fotos e relatos tambem, mas vou perguntar, pra ficar bem claro.

Esses comunicadores ja vem com falante? Mesmo esses mais em conta? E eh adaptavel em qualquer capacete?

Outra:

Existe somente os falantes pra ligar no celular, no caso de usar o aplicativo descrito la no comeco do topico?

Desculpem as perguntas..

Valeu.

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Responder