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MensagemEnviado: 23 Out 2012, 12:39 
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Amigos,

A moto começou a fazer um barulho, como se estivesse raspando a relação.

Fiz um check-up completo e verifiquei um jogo na roda traseira.

Ao remover a peça, os rolamentos sairam manualmente e sem o menor esforço.

Durante o uso, apareceu uma folga no espaço entre a parte interna do cubo e o rolamento.

O desgaste no proprio cubo.

Com isto, os rolamentos começaram a jogar.. e com o tempo a folga vai aumentando... Risco de travar o pneu traseiro no disco de freio, ou estourar o proprio rolamento.

Acredito que o problema começou devido a travada dos rolamentos, que aconteceu quando a moto estava com uns 40.000 (relatei em outro post).

Verifiquei os rolamentos e estão em perfeito estado, porém (é claro) serão trocados quando o novo cubo chegar.

Enquanto aguardo a encomenda da Yamaha, fiz o de praxe.

Remove-se um dos retentores do rolamento.
Engraxar tudo.
Coloca-se novamente o retentor.

Se o retentor for do tipo de metal, que se estraga após a remoção, sem problemas...

Ao voltar o rolamento para dentro do cupo, coloque a parte aberta para o lado de dentro, que não entra sujeira.

A troca do cubo tem que ser em poucos dias, pois o alinhamento pode esgastar a relação e pneu.

Custo (cubo e rolamentos) de R$ 275,00.

Bons kms a todos !!!

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Bob Esponja
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MensagemEnviado: 23 Out 2012, 14:19 
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Bob, outro dia vc estava com 53 mil. você viaja muito? trabalha com a moto?

abs cara

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Luiz Monteso

G650GS branca - 2012
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MensagemEnviado: 23 Out 2012, 14:41 
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lmonteso escreveu:
Bob, outro dia vc estava com 53 mil. você viaja muito? trabalha com a moto?

abs cara


Não trabalho com a moto...

Uso para ir até o trabalho e para viajar para eventos.
viajo muito (moto clube)... encontros, e coisa e tal...

Na verdade, diminuí bastante o ritmo... normalmente rodava 5.000 por mês...

Já era para ter passado dos 100.000 faz tempo, mas "ganhei" uma hernia de disco em dezembro/2011 e tive que dar uma segurada...

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Bob Esponja
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MensagemEnviado: 23 Out 2012, 18:58 
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caramba! 5 mil/mês!!!!!!

eu rodo mil e acho muito! hehehe

Continue falando sempre da sua moto!

abs cara!

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Luiz Monteso

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MensagemEnviado: 04 Jul 2013, 15:13 
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Salve!!

Há algum tempo notei que estava com folga na roda traseira, imaginando que fossem os rolamentos, resolvi troca-los. Durante a troca, percebi que um deles (o maior) entrava e saía do alojamento sem dificuldade, foi quando percebi que a folga estava no cubo propriamente dito.
Por não poder encostar a motoca para reparo, deixei como estava e toquei a vida, mas, sempre sentindo que o comportamento da moto era estranho.

Essa semana deixei ela numa oficina e mandei embuchar o cubo, ficou pronta hoje.

O resultado?

O resultado eu não sei, ainda não peguei a moto.

O que quero saber realmente é se alguém já realizou esse processo e tem alguma informação para compartilhar comigo.

Pois já ouvi dizer que se a bucha não for cônica ela pode escapar, também ouvi que embuchar é melhor que trocar porque não dá problema nunca mais e o novo certamente terá o mesmo problema posteriormente, etc...

Só espero que o torneiro tenha centrado o cubo direito para que ele não cause vibração e consequentemente, mais desgaste ao girar... :oremos:

E aí? O que me dizem?

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GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
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MensagemEnviado: 04 Jul 2013, 20:12 
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E aí amigo... tudo bem ?

Espero que sim...

Então... sobre o embuchamento da roda, confesso que você foi mais macho que eu...
Não tenho coragem de fazer isso... Tive muita sorte da moto não travar a roda e me derrubar na frente de um caminhão ou coisa parecida...

Preferi comprar um cubo novo, mandar tirar os raios e refazer tudo...

Ficou mais caro, porém estou mais tranquilo.... Depois do ocorrido, rodei mais 15.000 e mais nenhum problema...

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Bob Esponja
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MensagemEnviado: 12 Jul 2013, 14:39 
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Bob, beleza?

Eu acredito que o embuchamento seja mais eficaz que a troca do cubo, pois, o cubo novo, cedo ou tarde terá o mesmo problema...

Já peguei a moto e o resultado final foi bom, o jogo acabou e a roda está bem centrada.

Se o torneiro mediu tudo direitinho, a bucha tem que entrar prensada ao cubo e por ela ser de aço, acredito que ela tenha uma resistência maior ao desgaste.

Vamos ver, só o tempo dirá...

Abrass

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GABA Steponovicius - TÉNÉRÉ 250 (TEREZA)
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MensagemEnviado: 12 Jul 2013, 16:25 
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Embuchar é tranquilo. Muitas motos de trilha o fazem.

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MensagemEnviado: 12 Jul 2013, 16:39 
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Apenas uma sugestão.

Existem as travas químicas para diversas folgas e diversos torques.

Se a folga for na ordem de centésimos, pode usar a trava para a folga específica que fica muito bom.

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MensagemEnviado: 12 Jul 2013, 16:59 
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Pois é.

Existe outra técnica muito boa. Embucha e retifica pra usar ao invés de um rolamento, usar dois, paralelamente, adeus problemas.

Todo dono de XR 250cc de trilha faz isso.

Fazendo num torneiro decente, fica perfeito.

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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^


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