Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
- doug01n
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
Quanto à queima do globo óptico, poderia nos dar mais detalhes? Tem alguma foto de como ficou, se foi a parte metalizada que "degradou" ou a lente que amarelou / escureceu?
Como era a utilização dele? Vc dava start no xenon antes de dar partida na moto, ou religiosamente vc se monitorava para só ligar o xenon depois de dar a partida no motor?
Eu coloquei aqui os dados empíricos de consumo instantâneo medidos direto no porta-fusíveis, e o pico de corrente do meu reator não era superior à um pico de corrente de um lampejo no farol alto.
Quanto à acender os 2 globos ópticos ao mesmo tempo, significa um consumo constante de uma corrente próxima à 10A, o que eu acho muito para o projeto elétrico da moto. Neste caso, os danos à bateria podem ocorrer prematuramente, até quando comparado com o uso contínuo do Xenon.
Mas uma coisa é certa: Se eu tiver de trocar o globo óptico de 2 em 2 anos, ou 3 em 3, ainda assim acho interessante o uso, pois a diferença no meu caso foi ABSURDA. Depende apenas do quanto a pessoa quer gastar para ter o benefício.
Outra coisa... as vezes falamos que tal coisa estragou a bateria, sempre achando um culpado. Mas as vezes esquecemos que as baterias boas têm garantia de 1 ano, e uma vida estimada de 2 anos. Já vi motos onde o cara reclama que a bateria morreu... depois de CINCO anos!!! Aí ele tem é que elogiar a marca, e só comprar dela!!!
Como era a utilização dele? Vc dava start no xenon antes de dar partida na moto, ou religiosamente vc se monitorava para só ligar o xenon depois de dar a partida no motor?
Eu coloquei aqui os dados empíricos de consumo instantâneo medidos direto no porta-fusíveis, e o pico de corrente do meu reator não era superior à um pico de corrente de um lampejo no farol alto.
Quanto à acender os 2 globos ópticos ao mesmo tempo, significa um consumo constante de uma corrente próxima à 10A, o que eu acho muito para o projeto elétrico da moto. Neste caso, os danos à bateria podem ocorrer prematuramente, até quando comparado com o uso contínuo do Xenon.
Mas uma coisa é certa: Se eu tiver de trocar o globo óptico de 2 em 2 anos, ou 3 em 3, ainda assim acho interessante o uso, pois a diferença no meu caso foi ABSURDA. Depende apenas do quanto a pessoa quer gastar para ter o benefício.
Outra coisa... as vezes falamos que tal coisa estragou a bateria, sempre achando um culpado. Mas as vezes esquecemos que as baterias boas têm garantia de 1 ano, e uma vida estimada de 2 anos. Já vi motos onde o cara reclama que a bateria morreu... depois de CINCO anos!!! Aí ele tem é que elogiar a marca, e só comprar dela!!!
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
esses são dados importantes, porque até mesmo as lâmpadas comuns "estragam" a bateria se você não desligar antes de dar partida, isso em motos que usa CC no farol. Xenon então é obrigatório desligar antes de dar partida. Dá pra fazer um esquema em que a moto não liga se não desligar o farol.doug01n escreveu:Quanto à queima do globo óptico, poderia nos dar mais detalhes? Tem alguma foto de como ficou, se foi a parte metalizada que "degradou" ou a lente que amarelou / escureceu?
Como era a utilização dele? Vc dava start no xenon antes de dar partida na moto, ou religiosamente vc se monitorava para só ligar o xenon depois de dar a partida no motor?
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
A minha Fazer me foi entregue em outubro de 2007, por muito tempo ela rodava muito pouco, 3500km até maio de 2010 e hoje ela tem 8600km, a bateria é original e não demonstra nenhum sinal de cansaço.
Então podemos dizer que a bateria selada que a Yamaha usa nas motos 250cc é muito boa.
Com relação ao consumo, de corrente elétrica, eu nunca fiz nenhum tipo de analise entre quanta energia a moto gera durante o funcionamento e o fornecimento da bateria, tão pouco conheço o projeto elétrico dela, mas certamente se for realmente colocar as duas lampadas, para acender, vou verificar essas informações.
Então podemos dizer que a bateria selada que a Yamaha usa nas motos 250cc é muito boa.
Com relação ao consumo, de corrente elétrica, eu nunca fiz nenhum tipo de analise entre quanta energia a moto gera durante o funcionamento e o fornecimento da bateria, tão pouco conheço o projeto elétrico dela, mas certamente se for realmente colocar as duas lampadas, para acender, vou verificar essas informações.
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
Meu Xenon está legalizado, a iluminação é muito melhor.
Ando tranquilo, sem problemas com os puliças.
Ando tranquilo, sem problemas com os puliças.
- doug01n
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
Quais foram os passos necessários pra legalizar, e quanto gastou?
Abraço!
Abraço!
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
O primeiro passo é ir ao INMETRO pra fezer uma vistoria e pegar o laudo.
Para isso é necessário a nota fiscal do xenon.
Segundo passo é preencher, imprimir e pagar a taxa de Mudança de Características do Veículo (Site do Detran).
Depois vá até a delegacia ou setor responsável pela vistoria (com o laudo do INMETRO em mãos) e faça uma nova vistoria (tipo vistoria para transferência de proprietário). Entregue os documentos no setor responsavel e aguarde uns 8 dias.
Gastei R$ 100,00 na vistoria do INMETRO, mais R$ 47,98 da taxa de Alteração de Dados.
Esse é o preço pra quem quer ter um xenon na moto e andar tranquilo.
Obs: O INMETRO só libera o laudo para xenon de até 6.000 k, a luz tem que ser branca.
Acima de 6.000 k vc nao consegue legalizar, pelo menos aqui em MG.
Uma foto do documento com a alteração:
Abraço.
Para isso é necessário a nota fiscal do xenon.
Segundo passo é preencher, imprimir e pagar a taxa de Mudança de Características do Veículo (Site do Detran).
Depois vá até a delegacia ou setor responsável pela vistoria (com o laudo do INMETRO em mãos) e faça uma nova vistoria (tipo vistoria para transferência de proprietário). Entregue os documentos no setor responsavel e aguarde uns 8 dias.
Gastei R$ 100,00 na vistoria do INMETRO, mais R$ 47,98 da taxa de Alteração de Dados.
Esse é o preço pra quem quer ter um xenon na moto e andar tranquilo.
Obs: O INMETRO só libera o laudo para xenon de até 6.000 k, a luz tem que ser branca.
Acima de 6.000 k vc nao consegue legalizar, pelo menos aqui em MG.
Uma foto do documento com a alteração:
Abraço.
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
Perfeito! Em breve farei a regularização do meu. Não tiro mais da moto. É impressionante a diferença que tem do farol original!!!!
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
Show de bola V.R.G, valeu pela contribuição cara!!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
- doug01n
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
Fotos de como ficou a instalação:
Painel... Notem a diferença do lado esquerdo (luz alta, halógena original) e do lado direito (xenon). Os plugues do Xenon e o soquete foram colocados por mim pra dentro do painel para ficarem protegidos de chuva e sujeira.
Olhando de cima, a fresta que fica entre a mesa e as abas laterais do tanque, que seguram o conjunto de painel / faróis:
Olhando por baixo, dá pra ver a aleta por dentro da aba lateral do tanque, onde usei pra fixar o reator. Fica bem próximo ao retificador de tensão:
Os fios passam junto com o chicote que vem da bateria.
Se tiverem mais alguma dúvida, me avisem que tiro uma foto mais específica do assunto!
Painel... Notem a diferença do lado esquerdo (luz alta, halógena original) e do lado direito (xenon). Os plugues do Xenon e o soquete foram colocados por mim pra dentro do painel para ficarem protegidos de chuva e sujeira.
Olhando de cima, a fresta que fica entre a mesa e as abas laterais do tanque, que seguram o conjunto de painel / faróis:
Olhando por baixo, dá pra ver a aleta por dentro da aba lateral do tanque, onde usei pra fixar o reator. Fica bem próximo ao retificador de tensão:
Os fios passam junto com o chicote que vem da bateria.
Se tiverem mais alguma dúvida, me avisem que tiro uma foto mais específica do assunto!
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Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!
Ola integrantes do TENÉRÉ CLUB, tenho uma tenere 250 e como todos, adoraria andar a noite com as duas lampadas acesas (baixa e alta), tem algum problema de viciar a bateria ou algo parecido?