Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por doug01n » 24 Fev 2011, 14:59

Quanto à queima do globo óptico, poderia nos dar mais detalhes? Tem alguma foto de como ficou, se foi a parte metalizada que "degradou" ou a lente que amarelou / escureceu?

Como era a utilização dele? Vc dava start no xenon antes de dar partida na moto, ou religiosamente vc se monitorava para só ligar o xenon depois de dar a partida no motor?

Eu coloquei aqui os dados empíricos de consumo instantâneo medidos direto no porta-fusíveis, e o pico de corrente do meu reator não era superior à um pico de corrente de um lampejo no farol alto.

Quanto à acender os 2 globos ópticos ao mesmo tempo, significa um consumo constante de uma corrente próxima à 10A, o que eu acho muito para o projeto elétrico da moto. Neste caso, os danos à bateria podem ocorrer prematuramente, até quando comparado com o uso contínuo do Xenon.

Mas uma coisa é certa: Se eu tiver de trocar o globo óptico de 2 em 2 anos, ou 3 em 3, ainda assim acho interessante o uso, pois a diferença no meu caso foi ABSURDA. Depende apenas do quanto a pessoa quer gastar para ter o benefício.

Outra coisa... as vezes falamos que tal coisa estragou a bateria, sempre achando um culpado. Mas as vezes esquecemos que as baterias boas têm garantia de 1 ano, e uma vida estimada de 2 anos. Já vi motos onde o cara reclama que a bateria morreu... depois de CINCO anos!!! Aí ele tem é que elogiar a marca, e só comprar dela!!!
Administrador

roberotto
Visitante
Visitante

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por roberotto » 24 Fev 2011, 22:02

doug01n escreveu:Quanto à queima do globo óptico, poderia nos dar mais detalhes? Tem alguma foto de como ficou, se foi a parte metalizada que "degradou" ou a lente que amarelou / escureceu?

Como era a utilização dele? Vc dava start no xenon antes de dar partida na moto, ou religiosamente vc se monitorava para só ligar o xenon depois de dar a partida no motor?
esses são dados importantes, porque até mesmo as lâmpadas comuns "estragam" a bateria se você não desligar antes de dar partida, isso em motos que usa CC no farol. Xenon então é obrigatório desligar antes de dar partida. Dá pra fazer um esquema em que a moto não liga se não desligar o farol.

mrbica
Visitante
Visitante

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por mrbica » 24 Fev 2011, 22:04

A minha Fazer me foi entregue em outubro de 2007, por muito tempo ela rodava muito pouco, 3500km até maio de 2010 e hoje ela tem 8600km, a bateria é original e não demonstra nenhum sinal de cansaço.
Então podemos dizer que a bateria selada que a Yamaha usa nas motos 250cc é muito boa.
Com relação ao consumo, de corrente elétrica, eu nunca fiz nenhum tipo de analise entre quanta energia a moto gera durante o funcionamento e o fornecimento da bateria, tão pouco conheço o projeto elétrico dela, mas certamente se for realmente colocar as duas lampadas, para acender, vou verificar essas informações.

V.R.G
Visitante
Visitante

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por V.R.G » 05 Mar 2011, 16:37

Meu Xenon está legalizado, a iluminação é muito melhor.

Ando tranquilo, sem problemas com os puliças.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por doug01n » 07 Mar 2011, 09:47

Quais foram os passos necessários pra legalizar, e quanto gastou?

Abraço!
Administrador

V.R.G
Visitante
Visitante

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por V.R.G » 07 Mar 2011, 15:58

O primeiro passo é ir ao INMETRO pra fezer uma vistoria e pegar o laudo.
Para isso é necessário a nota fiscal do xenon.

Segundo passo é preencher, imprimir e pagar a taxa de Mudança de Características do Veículo (Site do Detran).

Depois vá até a delegacia ou setor responsável pela vistoria (com o laudo do INMETRO em mãos) e faça uma nova vistoria (tipo vistoria para transferência de proprietário). Entregue os documentos no setor responsavel e aguarde uns 8 dias.

Gastei R$ 100,00 na vistoria do INMETRO, mais R$ 47,98 da taxa de Alteração de Dados.

Esse é o preço pra quem quer ter um xenon na moto e andar tranquilo.

Obs: O INMETRO só libera o laudo para xenon de até 6.000 k, a luz tem que ser branca.
Acima de 6.000 k vc nao consegue legalizar, pelo menos aqui em MG.

Uma foto do documento com a alteração:
Imagem

Abraço. :joinha:

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por doug01n » 07 Mar 2011, 16:00

Perfeito! Em breve farei a regularização do meu. Não tiro mais da moto. É impressionante a diferença que tem do farol original!!!!
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por Helano » 08 Mar 2011, 03:14

Show de bola V.R.G, valeu pela contribuição cara!!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por doug01n » 14 Mar 2011, 15:11

Fotos de como ficou a instalação:

Painel... Notem a diferença do lado esquerdo (luz alta, halógena original) e do lado direito (xenon). Os plugues do Xenon e o soquete foram colocados por mim pra dentro do painel para ficarem protegidos de chuva e sujeira.


Olhando de cima, a fresta que fica entre a mesa e as abas laterais do tanque, que seguram o conjunto de painel / faróis:


Olhando por baixo, dá pra ver a aleta por dentro da aba lateral do tanque, onde usei pra fixar o reator. Fica bem próximo ao retificador de tensão:
Imagem

Os fios passam junto com o chicote que vem da bateria.

Se tiverem mais alguma dúvida, me avisem que tiro uma foto mais específica do assunto!
Administrador

JORGE LUIZ WILHELM
Visitante
Visitante

Re: Informações sobre Xenon em motos, vamos estudar!

Mensagem por JORGE LUIZ WILHELM » 17 Mar 2011, 14:39

Ola integrantes do TENÉRÉ CLUB, tenho uma tenere 250 e como todos, adoraria andar a noite com as duas lampadas acesas (baixa e alta), tem algum problema de viciar a bateria ou algo parecido?

Responder