O que levar em viagens médias e longas?

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Paulo Guararapes
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 316
Registrado em: 20 Abr 2012, 18:00
Cidade onde mora: Guararapes/SP

O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por Paulo Guararapes » 09 Mai 2012, 10:33

Pessoal,

Gostaria de saber o que levar em viagens de moto, já que sou inciante no assunto.
Resumindo, O QUE NÃO PODE FALTAR NA BAGAGEM?

Abraço a todos,

Paulo
PAULO GUARARAPES
GUARARAPES-S.P.
TNR 66Z

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por doug01n » 09 Mai 2012, 11:02

Para viagens de média duração (até uns 2.000km ida e volta), acho que não pode faltar:

- Roupas de viagem para temperaturas e condições climáticas diversas (calor, frio, chuva);
- Camisetas / roupas íntimas em número suficiente para os dias de viagem;
- Roupas apropriadas para o destino principal (uma semana na praia por exemplo);
- Garrafa d'água (a maior que puder levar) para as pausas;

Para viagens longas, ainda não sei... vamos esperar os mais experientes, mas segue o que acho interessante:

- Mapa / GPS com os locais e rotas a serem transpostos;
- Ferramentas de boa qualidade para eventuais problemas mecânicos (também não sei quais);
- Garrafa d'água (a maior que puder levar) para as pausas, ou aquelas mochilinhas Camel Back;
- Fé e força de vontade (pq não é fácil).

Independente se for viagem longa ou não, botou a roda na estrada, não importa se está 35º na sombra, use sempre o "uniforme" de proteção completo: Luvas, jaqueta, capacete, calça e botas apropriados. O asfalto quente rala tanto quanto o frio. Se estiver frio, use roupas por baixo (calça jeans, segunda pele, moleton, balaclava, o que for), e se estiver quente, manda uma camiseta fina por baixo da jaqueta e boa viagem!
Administrador

Avatar do usuário
anderson.druszcz
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 91
Registrado em: 17 Abr 2012, 15:23
Cidade onde mora: curitiba/PR
Localização: CURITIBA, PARANÁ

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por anderson.druszcz » 09 Mai 2012, 11:22

É muito relativo, se você pegar só asfalto ou estrada de chão, se for passar sempre por lugares onde se ache um mecânico, borracharia ou peças mais facilmente ou se vai passar em lugares remotos sem qualquer infraestrutura, o climas dos lugares por onde ira passar. É melhor você especificar o seu roteiro e assim poderemos ajudar melhor. O orkut tem uma comunidade chamada "viagens de moto América do Sul" lá tem muita informação útil se caras que já viajaram pelo mundo todo. Mas uma coisa você não pode deixar de levar, uma câmera pra tirar muitas fotos.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por LMattosBS » 09 Mai 2012, 19:04

Diz ai sua programação e roteiro ai damos dicas...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Paulo Guararapes
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 316
Registrado em: 20 Abr 2012, 18:00
Cidade onde mora: Guararapes/SP

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por Paulo Guararapes » 09 Mai 2012, 22:20

Ah sim, entendi !!!

Por exemplo: eu pretendo participar do 1°. ENCONTRO NACIONAL NA CHAPADA DIAMANTINA, uma viagem de 9 dias de acordo com a programação do pessoal de São Paulo. Porém eu andarei 570 km a mais tanto na ida quanto na volta, já que quero me juntar ao pessoal de Sampa.
PAULO GUARARAPES
GUARARAPES-S.P.
TNR 66Z

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por kablack » 10 Mai 2012, 01:59

Paulo;

Além da clássica imagem abaixo que já rodou a internet mil vezes (Tanks Rômulo):



Veja:


http://www.rauenmotoviagem.com.br/dicas.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.aguiasdoasfaltosp.com.br/dic ... do_sul.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.viagemdemoto.com/index.php?o ... Itemid=176" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.motoconesul.com/3422.html" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic114.html" onclick="window.open(this.href);return false;

A única coisa que tenho para acrescentar ao já dito acima é de que se for viajar e grupo alguns ítens podem ser compartilhados como ferramentas, remédios, etc.

Isso exige um planejamento mínimo.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por alexandrepalhynha » 10 Mai 2012, 07:49

eu ja uso no dia-a-dia:
- pneus com vacina anti-furo
- antena corta-pipa
e levo sempre:
- roupa de chuva
- camaras de ar (na verdade deveria mas esqueci)
- ferramentas minimas para desmontar a moto (treino muuuito em casa!)
- lampadas (de novo esqueci!)
- arame inox, silver tape, fita isolante

com isso qquer viagem entre 2 e 2000 km estará mais tranquila.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por LMattosBS » 10 Mai 2012, 09:35

Pô o essencial Lubrificante para a Corrente... muita gente esquece...
E redes de fixação extras... aqueles gachinhos sempre deixa na mão...

Não deixe de parar para se alimentar, beber bastante agua, descansar o corpo e a mente... Curta a viagem, dirija sem presa de chegar e nem tente andar contra o relógio...
Em grupo que não se conhecem, quem conhecer a estrada, diga os pontos de parada, estabeleça um velocidade media em grupo, pois nem todos andam com a mesmo estilo de pilotagem.
Grupo, um tem que cuidar do outro... o de trais parou alguem tem que estar junto... alguem quer dar uma esticada deixa ele ir sozinho e o mesmo tem que ter consciência para reduzir e deixar o grupo chegar...
E muito difícil viajar em grupo com pessoas que nunca te acompanhou... mas com uma boa conversa tudo se resolve...
Leonardo Mattos :dirtbike:

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por alexandrepalhynha » 10 Mai 2012, 11:21

ta ai uma coisa esquisita: viajar em grupo. nao sei por que mas desde a minha primeira moto eu prefiro muito mais andar sozinho, viajar sozinho, do que num grupo. me parece que tira um pouco a sensação de liberdade, parar quando quer, andar quando quer, na velocidade que se quer..... eu sou mais do tipo lobo solitario (alguns diriam bobo solitario) mas fazer o que?

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por doug01n » 10 Mai 2012, 12:38

Viajar em grupo é interessante, mas também gosto de viajar sozinho. Tudo depende muito do grupo. Limitações sempre vão existir, mas é uma segurança a mais em caso de problemas e interpéries...

Quando se viaja com baus laterais, e não alforges, é interessante colocar apenas as coisas leves no top-case, e deixar nos laterais todo o peso (água, ferramentas, eletrônicos, etc). Além de não forçar o quadro, abaixa o centro de gravidade, o que deixa a moto mais estável. Mas em caso de alforges, melhor considerar a resistência destes.
Administrador

Responder