O que levar em viagens médias e longas?

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Paulo Guararapes
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 316
Registrado em: 20 Abr 2012, 18:00
Cidade onde mora: Guararapes/SP

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por Paulo Guararapes » 10 Mai 2012, 18:30

Pô, valeu mesmo...

O legal é que todos agragaram informações e macetes.
De bate pronto ainda não tenho condições de me deslocar sozinho, por falta de conhecimento da mecãnica e alguns detalhes da moto, mas com os dias vou me familiarizando com minha "bunitinha" e tb tenho aprendido bastante com os tópicos postados aqui.

Mas sem querer ser abusado, vou levantar uma outra pergunta.
Eu ví os videos do LmattosBS em uma viagem que ele fez pela Estrada Real (caminho novo). Neste caso trata-se de um percurso misto.
A pergunta é: Além dos pneus e da adaptação do paralama dianteiro, muda muita coisa?

abraços
PAULO GUARARAPES
GUARARAPES-S.P.
TNR 66Z

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por RAlves » 10 Mai 2012, 22:18

Como dito na primeira página, depende do teu destino.

Se vai rodar 1000kms pela BR101 nao tem o que se preocupar com a parte mecanica da moto, pois há socorro 24h em toda a extensao da mesma e sempre há civilização e pessoas para ajudar.

Agora, se for se enfiar num buraco offroad onde o vilarejo mais próximo fica mais de 50km, a situação fica mais complicada.

Nas minhas motos eu mesmo faço a manutenção, por isso normalmente não levo ferramentas, pois se quebrar com certeza nao será na estrada que eu vou arrumar (se fosse fácil eu ja teria trocado em casa, hehe). Mas quando vou pra um "buraco" offroad eu levo tudo e mais um pouco, suficiente pra desmontar a moto toda se necessário, ai varia conforme tua moto. Tirando a Te250 que peguei 0km, todas as outras eu padronizei os parafusos em allen reduzindo o tamanho da bolsa de ferramentas, levo itens genéricos como arame, fita isolante, alicates, etc etc etc... Lampadas nao levo. Nao me lembro de ter queimado nenhuma lampada de nenhuma moto minha nos ultimos 10 anos. Nem dos carros.

Meu equipamento varia conforme o destino e o tipo de percurso.
Eu tenho equipamento específico pra offroad, tenho equipamento pro dia a dia, tenho pra viajar pra lugar frio e pra lugar quente. Fui juntando nesses anos...
Mas o principal equipamento, e nunca se esqueça disso, chama-se DIREÇÃO DEFENSIVA. se vc está a 50km do vilarejo mais próximo, PRA QUE SE ARRISCAR. Pondere sempre as condições. Nunca ande no seu limite ou no da moto - Isso cansa os dois. E cansaço gera problemas.

Eu levo sempre comigo um kit básico de primeiros socorros e também alguns remédios como analgésico, relaxante muscular, anti alérgico (pra quem tem alergia lógico), isso fica numa bolsinha dentro da mochila ou bau sempre. Não ocupa espaço nem pesa.

Levo sacos de lixo enrolados que uso pra guardar tudo que vai no bau e alforges, alguns elásticos também podem ser de grande valia. Dependendo do lugar eu levo uma corda também, fina mas resistente. Uns 6m.

enfim, depende muito do caminho e do destino. Certas coisas só a experiência vai te ensinar, e afirmo com certeza, é melhor errar por EXCESSO do que por FALTA... ai conforme vc vai se aprimorando vc vai eliminando trocando ou modificando o "kit viagem".

Eu tenho uma cômoda no meu quarto com todos os meus equipamentos então fica mais fácil pra gerenciar isso.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por LMattosBS » 11 Mai 2012, 12:46

Assino em baixo, RAlves!!!

Não mudei nada de motor nem relação a moto e ótima para qualquer terreno. So coloquei a proteção de mão com alma de alumínio e infelizmente fui sem protetor de carter. Arrisquei muito por não ter colocado pois o próprio pneu joga pedra para cima. Estou providenciando isso.
Soltei um pouco os parafusos das manoplas depois do primeiro tombo, para nas próximas quedas que foram muitas poder voltar para o lugar mais fácil.

Rodamos 80km sem pasar perto de uma civilização ou mecânico. 5 a 8 horas no mato sem sequer passar uma alma perdida...

Rodovias geralmente e mais tranqüilo e sempre aparece um anjo de algum motoclube para ajudar..
Leonardo Mattos :dirtbike:

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por RAlves » 11 Mai 2012, 14:39

LMattosBS escreveu:Assino em baixo, RAlves!!!

Não mudei nada de motor nem relação a moto e ótima para qualquer terreno. So coloquei a proteção de mão com alma de alumínio e infelizmente fui sem protetor de carter. Arrisquei muito por não ter colocado pois o próprio pneu joga pedra para cima. Estou providenciando isso.
Soltei um pouco os parafusos das manoplas depois do primeiro tombo, para nas próximas quedas que foram muitas poder voltar para o lugar mais fácil.

Rodamos 80km sem pasar perto de uma civilização ou mecânico. 5 a 8 horas no mato sem sequer passar uma alma perdida...

Rodovias geralmente e mais tranqüilo e sempre aparece um anjo de algum motoclube para ajudar..

Exato.

Imagina se o brother que detonou a embreagem estivesse sozinho?

Ah, vc deve querer dizer manicoto em vez de manopla certo :lol:
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

guilherme.asf
Visitante
Visitante

Re: O que levar em viagens médias e longas?

Mensagem por guilherme.asf » 12 Jun 2012, 14:39

Acho que um tópico como esse deveria ser do tipo fixo, o que acha Helano? Apenas uma sugestão!

Responder