Tensionador de Corrente

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por RAlves » 05 Fev 2011, 11:58

O felix...

Vc deve estar deixando a corrente muito esticada... isso forca a corrente a dilatar mais rapidamente. ;)

Minha te nao cheguei a ajustar a corrente ainda com 4200km.

Minha ex-xt600 era a cada 700km... puta merd*
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

V.R.G
Visitante
Visitante

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por V.R.G » 08 Mar 2011, 23:34

Fiquei 11.000 km sem ajustar corrente, em 19.000 km que eu rodei com a motoca, só ajustei corrente 2 vezes.
Meu kit ainda é o original.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por LMattosBS » 16 Mar 2011, 20:23

Amigos a relação da tenere é RIFFEL se não me engano... não vou na garagem do prédio olhar... depois eu vejo... E a corrente com retentor, mas não sei a marca.
Tive esse problema com a bros. Comprei um kit VAZ 1045 Temperado com corrente VAZ sem retentor... Simplismente durou 8000km a corrente. esticava de 500 a 500km. ou seja todo sabado, e lubrificava com oleo já que de semana em semana tinha que mexer na corrente.
Muito Chateado quando a corrente pulou da coroa, passei numa loja e comprei o ki RIFFEL sem corrente e comprei uma corrente KMC com retentor separado.

Ao desmontar a corrente e comprarar as duas percebi visualmente que a da vaz era mais fina em todos os aspectos do que a KMC (descontando o fato de uma ter o'ring e a outra não).
Minha surpresa voi ver a coroa e pinhão novos e a corrente detonada.

Troquei tudo, pois ja tinha pago mesmo... Rodei 4000km sem apertar, rodei mais 8000km sem apertar... 12000km e tava nova. Vendi a moto e não tinha apertado ainda... 12000km...

O da tenere já foi da revisão de 1000 a 5000 sem apertar e não afrouxou.
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por LMattosBS » 16 Mar 2011, 20:27

To pensando em adaptar um Guia de Corrente no Estilo Motocross, o da Anker para a Lander serve, mas e fixado onde prende a capa da corrente... Fraco...
Quero pegar um para tornado ou crf e adaptar soldando uma chapa na balança. O Ruim é que é mais uma peça para trocar.

Veja esse topico :arrow: http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... =26&t=4710

Ou adaptar um:
Imagem
ou
Imagem

Foto:

Imagem

Imagem
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por Kakko » 28 Mar 2011, 08:10

Galera....desencanem !!

A corrente não precisa e nem deve ser esticada a toda hora....na Tézinha ainda nem pensei em fazer isso e já esta com 4500 km.

Na minha Té 600 eu até esquecia de esticar...rs ( sempre montei com coroa Riffel e corrente DID com retentor e sem emenda )

Dica: É melhor andar com ela um pouco folgada do que esticada além da conta . ;)

Quanto mais voce estica.......mais tem que esticar. ;)

Se andar com garupa.....peça para a garupa subir no banco e mais o piloto.
Daí veja a folga.....tem que ter aquela folga indicada no manual !!!

té +
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por C Freitas » 05 Abr 2011, 20:36

Relação nova fazemos o ajuste após os 500 Km onde o conjunto se "Ajusta" Pinhão, coroa e elo. Após isto, inspeções casuais. Uso KMC corrente com retentor. Duram em média (de acordo com minha utilização) 12.000 a 14.000 Km. Pois não deixo os "Dentes" se desgastarem em excesso. Prefiro antecipar a correr o risco da corrente "pular" e/ou travar a roda. No mais, verifique o aperto dos parafusos. As vezes o cara está deixando frouxo.
Imagem

Gadz
Visitante
Visitante

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por Gadz » 06 Abr 2011, 14:10

Jamais comprem corrente Vaz. Coroa e pinhão não tem problema, mas a corrente deles é muito ruim. Não só eu tive uma experiência desagradável, mas muita gente que eu conheço com as mais diversas motos.

Aqui foi quando a minha quebrou (era Vaz, claro):

Imagem

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por Kakko » 06 Abr 2011, 14:19

Realmente...as correntes VAZ não são aconselháveis...tbm já tive um problema com elos soltos há algum tempo numa Ténéré 600.

Depois de algum tempo e conhecimento comecei a utilizar corrente DID, sem emenda e com retentor.

Já cheguei a marca de aprox 60.000 kms com uma relação. claro sempre mantendo limpa e lubrificada.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por C Freitas » 06 Abr 2011, 16:06

Gadz: Que preju... Chegou a cair com a moto? Danificou a balança?

Kako: 60.000... Nussa!! Sonho de todo mineiro!! Aqui, como vamos muito pra "Roça", passamos na "Roça" deveras moramos na "Roça", o danado do cascalho acaba com as correntes... Em tempo de chuva então... Fica pior... Tem uma escória de alto forno que a prefeitura joga nos buracos que vou te falar... Nunca passei de 14.000. Conheço conjuntos que rodaram até 20.000 mas nunca vi mais que isto.
Imagem

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Tensionador de Corrente

Mensagem por Kakko » 06 Abr 2011, 16:50

Cfreitas...para ser mais preciso...veja aí na planilha de revisões que semjpre faço nos veículos

Na verdade entre trocas foi 51.503 km. mas teoricamente rodaria muito mais...troquei por segurança.

Tambem tem o fator pista. Praticamente quase toda essa km foi em pistas asfaltadas.

26-27/8/2004 – 21.355 km ( Motoimport )

Troca filtro de óleo + anéis vedação + óleo ( Actevo Castrol ) - R$12,00 x 3 + R$ 36,00
Troca Corrente DID VC-520-106
Troca Coroa Riffel 45D preço total relação - R$ 220,00 + R$ 35,00 M.Obra
Troca Pinhão Yamaha 15D
Troca agulha /sede da bóia = R$ 15,00
Limpeza / regulagem do carburador - R$ 90,00
Verificado diafragmas do carburador – todos perfeitos.
Verificada a bomba de gasolina – funcionando perfeitamente
Regulagem das válvulas.
Troca sanfona de articulação do amortecedor - R$ 11,00
Troca mangueiras de gasolina - R$ 3,00



04.8.2008 – 72858 km ( Motoimport )

Troca Corrente – DID-VC 520 – 106 elos, sem emenda com retentor -$120
Troca Coroa VAZ 1045 – 45D - $35
Troca Pinhão VAZ 15D - $25
Troca lona freio traseiro – FISCHER
Lavagem geral
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder