Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
TulseLuper
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 30 Dez 2013, 00:33
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por TulseLuper » 16 Jan 2014, 11:51

Deem uma olhada na minha experiência !
TulseLuper escreveu:Pra quem gosta de testar e experimentar como eu e não tem dinheiro sobrando pra ficar errando na compra, fica ai o mais novo modelo de bolha de testes do mercado ! hahaha

Abraço !

Valeu demais a experiencia! Como podem ver utilizei o proprio formato da pala e alguns feltros para fazer um bom encaixe ! Recomendo pra quem quer tirar algumas duvidas antes de gastar dinheiro por ai !

E antes que perguntem, isso foi um TESTE ! hahaha... Tenho 1,87 e sou da turma que sofre com o vento na cara...

*** E lembrem-se de fazer uma amarração decente antes de sair brincando por ai ! Um troço desses mau arranjado é zica na certa! ***






















* Editado:

Esqueci de deixar minha impressoes da experiencia ;

Então, fui dar uma volta pela estrada com essa pala de capacete amarrada na bolha e gostei muito do resultado! Afixação ficou firme ainda que no nivel gambiarra master, como podem ver fixei com elastico de bagageiro... E vibrou bem pouco , imagino se as entradas de ar / formato / angulação ajudaram...

As impressões que ficaram foi de que nessa altura o problema do vento na cara ficou quase resolvido, pegando na altura quase exata pra mim . - me parece que ficou numa altura bem semelhante a da 660 - .

O triste é que pelo que pude ver, as bolhas que estao no mercado acabam dando uma altura menor que a gambi que eu fiz, além da turbulencia que todos relataram, dai imagino que nao resolveriam tao bem o problema .... No caso , a pala deu 11 cm a mais de altura em cima da original. Sabem me dizer a altura da bolha mais alta do mercado ?

Tem alguem com experiencia em fabricacao de bolhas ou algo assim aqui no forum ? To com uma ideia de defletor removivel, mas nao tenho bom conhecimento dos materiais ou fabricantes, mas poderia desenhar alguma coisa ...

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por dinho.p » 24 Jan 2014, 03:30

TulseLuper, muito legal teus testes.
viajando eu sentei no lugar do carona para esticar as pernas, ficando acima da zona de turbulência. Me pareceu muito melhor mesmo. Estou pensando em fazer uma viagem sem a bolha para sentir a diferença.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por dinho.p » 24 Jan 2014, 03:45

TulseLuper, muito legal teus testes.
viajando eu sentei no lugar do carona para esticar as pernas, ficando acima da zona de turbulência. Me pareceu muito melhor mesmo. Estou pensando em fazer uma viagem sem a bolha para sentir a diferença.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por oscarmaxi » 12 Mar 2014, 13:53

Prezados,
Boa tarde.

Gostaria de colocar a Tenere num túnel de vento, para ver como o vento se comporta ao passar pela bolha. Como não tenho acesso a esse recurso, fui no improviso... Colei com durex umas fitinhas de plástico bem leves no entorno da bolha e um amigo me fotografou passando pela rua a uns 60km/h. Depois fui tirando as fitinhas até deixar somente duas na parte superior. A minha bolha está com um defletor pequeno, instalado pelo lado de dentro da bolha, já que quando o instalei pelo lado de fora, não senti qualquer alteração. Esse defletor tem uns 6 cm de altura. O resultado que constatei nessas condições foi o seguinte: o vento, após passar pela parte superior do defletor não "sobe" muito não, faz uma curva pequena e já segue em direção ao centro da viseira... As fotos da experiência seguem abaixo:








É isso. Experimentando e aprendendo alguma coisa.
Abraços.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por Radames Aragon » 12 Mar 2014, 14:00

Haha, q legal cara, experiências made in brazil :D

Acho a bolha da Té muito eficiente, é engraçado alguém chegar dizendo q é muito ruim, etc... tendo a Lander sem bolha e a 'merma coisa'.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por oscarmaxi » 14 Mar 2014, 12:56

Prezados,
Boa tarde.

Continuando com as experimentações (tirei uns dias de férias, mas ainda não deu para viajar...), resolvi mais uma vez mudar ângulo da bolha e ângulo e posição do defletor, chegando às seguintes conclusões (algumas parecerão óbvias, mas serviram para fundamentar a conclusão final).
1 - Quanto mais frontal (vertical) ângulo da bolha e do defletor, maior a turbulência gerada atrás deles, gerando também alguma trepidação em ambos e vibração no capacete; boa parte do vento é desviada para as laterais, de modo que se sente o vento nos braços e dá a impressão que isso segura um pouco a moto;
2 - Quanto mais inclinados ambos, menor a vibração, mas parte do vento que seria desviada para as laterais acaba sendo desviada para cima, indo em direção ao capacete, o que não é ruim, já que este tem formato muito mais aerodinâmico que os braços; mas não dá para inclinar muito, mesmo comprando outros parafusos maiores, pois o vão entre a parte de baixo da bolha e carenagem fica muito grande, por onde também entrará vento e os espelhos batem na bolha quando esterçamos até o final;
3 - O barulho do vento é praticamente igual nas duas situações, mas no ângulo inclinado ele é mais "linear", não gerando barulhos de "socos" de vento; posso dizer que a intensidade do vento foi a mesma nas duas situações;
4 -Colocar o defletor por dentro da bolha, num primeiro momento pareceu interessante, mas como ele não foi projetado para isso, a pressão exercida na fixação e na bolha é maior, o que me deixou receoso de quebrar e vir em minha direção. Outra coisa que me deixou receoso nessa posição é que no caso de uma batida frontal com a moto, aquela coisa ainda poderia me degolar, já que mais próxima do meu pescoço...
5 - Quando coloquei o defletor numa posição de continuidade e no mesmo ângulo da bolha, como se fosse simplesmente aumentando a altura da bolha, o resultado foi muito ruim: trepidação no conjunto e vibração no capacete. Isso me fez pensar que se alguém comprar um bolha um pouco maior que a original, não vai resolver o problema, ela terá de ser bem maior. Não sei quanto, talvez uns 15 cm, o que me parece até meio inviável pela questão estética.
6 - Finalmente, cheguei à seguinte conclusão: É muito difícil acabar ou diminuir com o vento no capacete. Mas é possível "ajeitar" o vento, tornando o fluxo mais laminar e menos turbulento. Consegui isso inclinando a bolha original um pouco mais para trás, com duas arruelas de borracha em cada parafuso inferior da fixação e instalando o defletor por fora, num ângulo de inclinação um pouco maior que o da bolha. A impressão que dá é que assim a moto sofre menos resistência e essa é a solução mais confortável para o corpo e para o capacete.

As fotos com a posição das peças que eu achei a ideal vão a seguir:
O ângulo da bolha um pouco mais inclinado que o original e o ângulo do defletor um pouco mais inclinado que o da bolha

Um vão entre a bolha e o defletor, de modo que o vento da bolha não "se junte" com o do defletor, pressionando-o muito

Diferença de ângulos da bolha e do defletor


Acho que agora, testadas outras tantas possibilidades, não vou mexer mais, vai ficar do jeito que está.
Abraços a todos.

Patrick
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 29 Jul 2013, 14:08
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por Patrick » 15 Abr 2014, 12:09

Alguém ja utilizou o defletor de ar da motovisor modelo T5 na bolha original? Pelas fotos e descrição ele encaixa perfeitamente na bolha original.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sirius-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Estou querendo muito algo que melhore a turbulência no capacete, tenho 1,90 e sofro com isso, sei que zerar o problema é mto dificil, mas amenizar ja seria mto bom, o problema deste defletor é que custa mais caro que uma bolha, R$250,00 e tem o risco de ñ resolver nada ou ate piorar.

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por oscarmaxi » 15 Abr 2014, 21:49

Patrik,
Por tudo que testei e escrevi aí em cima, acho que você só vai gastar dinheiro... Não tive um defletor igual a esse do anúncio que vc postou, mas quando coloquei o meu na mesma inclinação e na sequencia da bolha, como se fosse um prolongamento dela e, portanto, bem similar a esse que vc postou, os resultados foram ruins. Mas se mesmo assim vc quiser tentar, sugiro que poste e comente os resultados conosco. Boa sorte.

Patrick
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 29 Jul 2013, 14:08
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por Patrick » 16 Abr 2014, 14:00

Eu li seus testes e eles ajudaram mto a pensar sobre isso, o problema ñ é o valor gasto no acessório que é 250 reais mas sim o dinheiro mal gasto, ou seja, 250 reais e ñ funciona, ou ate mais, uma bolha alongada e mais o defletor que vai ficar em torno dos 400 reais e tb ñ da um maior conforto.
Percebo que no meu caso que sou bem alto o vento vem na viseira, porém quando ando a favor do vento ñ me incomoda, o problema é vento contra ou pegar o vácuo de quando passa um veiculo mais rápido, o turbilhão jogando a cabeça para tdo quanto é lado que é chato.
Vou continuar madurando a ideia do que eu vou fzr, obrigado pela atenção.

Avatar do usuário
Hamilton Akitaya
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 18 Dez 2013, 18:32
Cidade onde mora: Palmas/TO
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por Hamilton Akitaya » 10 Jun 2014, 23:06

nao sei se alguem ja falou...
mas para melhorar a vibracao do parabrisa/bolha, eh soh dar uma empurradinha nos suportes do parabrisa/bolha para o centro de ambos.

vai ficar meio ruim de colocar devolta, mas a vibracao acaba.

fiz isso e nao vibra mais.
- - - Yamaha XTZ Tenere 250 (BRA) - - -


Yamaha XT 250 X (JPN)
Honda CB 400 Super Bold'or Hyper VTEC Spec III (JPN)
Aprilia RS 50 (JPN)
Yamaha TDR 50 (JPN)
Yamaha TZR 50 (JPN)
Honda Magna 50 (JPN)

Responder