Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
- Fmm4100
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
A minha modificação atual da Teneré 250 não alterou a estabilidade, pois eu deixei na inclinação original e só aumentei a bolha com aquele acrílico pra cima...
Acredito no que vcs estão falando sobre a instabilidade do vento, já me aconteceu isso com a minha XL250 quando eu fiz o que vcs fizeram!
Acredito no que vcs estão falando sobre a instabilidade do vento, já me aconteceu isso com a minha XL250 quando eu fiz o que vcs fizeram!
- doug01n
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Qual será o estudo da KTM sobre o caso. O "Para-brisa" da KTM é praticamente a 90º, e ainda junta com o farol... parece uma parede.
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Com certeza o design deles (a moto inteira) muda tudo... com certeza durante o projeto eles passam ela minuciosamente no túnel de vento.
- Radames Aragon
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Ah, mas tem uma coisa, Doug, a nossa bolha não é reta, ela além da curva frontal horizontal tem uma curva invertida para frente na vertical (aquele boleado na ponta superior) q faz um gancho e arrasta o vento. No desenho original essa mesma curva apenas tira o vento q subia pela bolha mais para cima (provavelmente menos, mas perto de 90º no pedacinho mais alto da bolha).
Acho q o "culpado" disso é esse desenho curvilíneo demais da bolha da Tezinha.
Vide a bolha da Te 660, q pra mim é perfeita, assim como KTM no mesmo estilo. Essas bolhas são praticamente retas no plano vertical, com ligeira inclinação para trás, mas possuem uma suave curva na horizontal. A Te 1200 parece a nossa, mas é mais reta também.
Acho q o "culpado" disso é esse desenho curvilíneo demais da bolha da Tezinha.
Vide a bolha da Te 660, q pra mim é perfeita, assim como KTM no mesmo estilo. Essas bolhas são praticamente retas no plano vertical, com ligeira inclinação para trás, mas possuem uma suave curva na horizontal. A Te 1200 parece a nossa, mas é mais reta também.
- Fmm4100
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Putz, meu 13º saiu. Peraí que vou la na esquina comprar uma KTM pra testar.
Falando sério, não sei qual o esquema deles, mas sei que na minha a bolha ficará somente na inclinação original.
Falando sério, não sei qual o esquema deles, mas sei que na minha a bolha ficará somente na inclinação original.
Felipe - T250 12/12 Azul
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
A minha é a da Motovisor com recortes!
Esta quase na vertical, não sinto alteração alguma no comportamento da moto, ontem mesmo rodei 300km, vento e chuva!
Talvez o desenho da bolha influencie mesmo.
Esta quase na vertical, não sinto alteração alguma no comportamento da moto, ontem mesmo rodei 300km, vento e chuva!
Talvez o desenho da bolha influencie mesmo.
- Carlos Boni
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Again...
Carlos Boni
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Realmente o braço do menino simula a altura e inclinação ideais para a bolha...
Editado pela última vez por Fmm4100 em 02 Dez 2013, 20:18, em um total de 1 vez.
Felipe - T250 12/12 Azul
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- ghamauricio
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250
Caramba, que orgulho do caminho que o tópico tomou!!
Esse negócio de a bolha ser "reta" ou curvada pra frente é a tal da "maldita voltinha" que eu falei lá no começo; nunca vi outras motos com bolha original de fábrica que possuam esta voltinha pra fora (como se ela fosse uma batata Ruffles, com uma curvatura horizontal com a concavidade pra dentro, e uma curvatura vertical com a concavidade pra frente e pra fora -- essa última que só tem na Ténéré 250).
Eu cheguei a comprar os suportes dos spoilers da MRA (os mesmos que vêm na Versys Tourer) mas tive dificuldades de ajustá-los à curvatura horizontal da bolha da Ténéré 250 - original ou Motovisor. A curvatura (horizontal) é muito grande!
No meu caso, eu fiquei satisfeito com a bolha da Motovisor, mas calcei os parafusos de cima em cerca de 1cm (pra incliná-la pra frente). Não ficou perfeito, mas bem melhor que a original. E o calço foi mais pra evitar que o retrovisor batesse na bolha (esterçando tudo pra esquerda, o retrovisor direito encostava um pouco).
A quem interessar possa, tenho diversos parafusos de plástico de diversos tamanhos e com porcas de plástico (que encaixam na rosca do parafuso original).
Abs!
Esse negócio de a bolha ser "reta" ou curvada pra frente é a tal da "maldita voltinha" que eu falei lá no começo; nunca vi outras motos com bolha original de fábrica que possuam esta voltinha pra fora (como se ela fosse uma batata Ruffles, com uma curvatura horizontal com a concavidade pra dentro, e uma curvatura vertical com a concavidade pra frente e pra fora -- essa última que só tem na Ténéré 250).
Eu cheguei a comprar os suportes dos spoilers da MRA (os mesmos que vêm na Versys Tourer) mas tive dificuldades de ajustá-los à curvatura horizontal da bolha da Ténéré 250 - original ou Motovisor. A curvatura (horizontal) é muito grande!
No meu caso, eu fiquei satisfeito com a bolha da Motovisor, mas calcei os parafusos de cima em cerca de 1cm (pra incliná-la pra frente). Não ficou perfeito, mas bem melhor que a original. E o calço foi mais pra evitar que o retrovisor batesse na bolha (esterçando tudo pra esquerda, o retrovisor direito encostava um pouco).
A quem interessar possa, tenho diversos parafusos de plástico de diversos tamanhos e com porcas de plástico (que encaixam na rosca do parafuso original).
Abs!