Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

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alexandrepalhynha
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por alexandrepalhynha » 14 Fev 2012, 16:36

conheço sim, conto essa estoria sempre pra exemplificar o famoso metodo KISS de resolução de problemas.
como eu disse, algo sofisticado atenderia 1% das pessoas, eu prefiro um fixo. nem movel eu faria.

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doug01n
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 14 Fev 2012, 19:12

kablack escreveu: Conhece a história da caneta esferográfica?

"Quando a NASA começou a mandar astronautas para o espaço, rapidamente descobriu que as canetas da época não escreviam em gravidade zero. Para combater este problema, os cientistas da NASA gastaram uma década e 1,2 milhões de dólares para desenvolver uma caneta que escrevesse em gravidade zero, de cabeça pra baixo, debaixo d´água, em qualquer superficie, incluindo vidro, e a temperaturas que fossem desde o negativo até aos 300C... Os russos? Simplesmente usaram um lápis."

Dizem até que a história não é verdade. Mas a lição é válida!

Abraço
Pô... mas e o que eu faço com o argentino interior que está louco para gritar "JO SOY FUEDA!" depois de filosofar, pensar, planejar, executar, e ter um mínimo de sucesso com a saga? :animadao:

Seria legal ver soluções complexas assim... e os estudos e experimentos. Encaro assuntos assim como viagens de moto. As vezes o lugar que vc vai visitar é só um detalhe... o que é mais legal é o caminho percorrido.
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por ghamauricio » 14 Fev 2012, 20:20

Mas Kablack, a turbulência só fica extremamente incômoda a partir de 90km/h.
Alterando a inclinação dela pra uma situação média de 100km/h dá pra viajar com muito mais conforto, e usar no dia-a-dia sem preocupação nenhuma.

A minha intenção realmente é uma concatenação de todas as idéias explicitadas - com exceção do furo do Calsci, mas com a parte de baixo da bolha "superior" cortada, pra permitir um fluxo de vento.


Quanto às posições da vela eu sei que a única excessão é na situação de popa rasa, quando se abre uma bela asa de pombo. Neste caso não há venturi, só só a soma das áreas mesmo.

Eu também velejo, só que de Tahiti 16! Hahaha

Alexandre, você é programador? O método KISS (Keep It Simple, Stupid) é muito comum entre programadores.

E o que o Doug falou é o que me motiva a desenvolver soluções novas: a sensação de conquista.

Abraço!

A propósito, chegou a minha bolha da Motovisor! E os suportes do MRA Vario já estão aqui esperando sua utilização, assim como uma placa de policarbonato 2mm.

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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por alexandrepalhynha » 14 Fev 2012, 20:49

vou atraz de uma placa de PC dessas e de um modo de dobrar e moldar.
sim, trabalho com informatica desde 1980..... ja fiz de quase tudo nessa area. quero aproveitar meu conhecimento em software e eletronica para desenvolver alguns produtos de moto.
estava olhando de novo a bolha e reparei numa coisa estranha.... nao lembro de ter visto em outras teneres.
o painel nao fica exatamente no final da lateral de acabamento, parece que está 1 a 2cm mais pra dentro (recuado) e tem espaço certinho pra vir à frente. se puder mesmo puxar pra frente talvez nem precise mexer na distancia da bolha ao painel.

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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por alexandrepalhynha » 15 Fev 2012, 20:32

srs,

passei na concessionaria agora, vi as bolhas da 660 e da 1200. a 660 é reta e simples, com dobra na lateral. a da 1200 tem uma curva na ponta igual a 250, coisa que nao gostei. vou estudar uma mudança para ficar igual a da 660.

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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por ghamauricio » 15 Fev 2012, 22:35

Eu comprei uma bolha da Motovisor.
Estou suspeitando do fundo do meu coração que ela é feita de ACRÍLICO em vez de policarbonato (é muito rígida). Ela é maior que a original, inclusive meus retrovisores estão batendo nela.

Estou querendo botar uns 100km/h só com ela "original" pra ver a diferença; ela parece lançar menos turbulência. Mas sinceramente, se eu fizer o suporte variável mesmo, vou cortar a parte da "curva em cima" (igual à original) pois ela vai ficar desnecessariamente alta (e na frente do meu campo de visão). Além do que vou colocar o MRA Vario (pra isso, tenho que aumentar a curvatura dela quando se olha de cima, motivo pelo qual comprei outra bolha - pra não zoar com a original).

Abraço!

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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por gasnobre » 15 Fev 2012, 23:53

Ótimo tópico e iniciativa ghamauricio.
Muito intereressante os links, emboran tenha lido completamente todos, mas vou terminar de le-los em breve..
Tenho esse maldito problema com a turbulencia da bolha e como sou alto, não acredito que a bolha motovisor ou um defletor (ou spoiler) iria resolver.
Não sei exatamente como posso, mas no que eu puder contribuir no projeto estou à disposição.
abração
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 16 Fev 2012, 15:52

eu via bolha m visor na moto do doug..e sinceramente...achei ela muito "mole"...ainda mais que ele colocou um defletor....deve chacoalhar demais..

As bolhas devem ser firmes !! :joinha:
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 16 Fev 2012, 15:59

Chacoalha que é o capeta com aquele defletor... e ele é leve.

Mas não atrapalha não... Acho a bolha da KTM muito louca... parece uma parede, é quase 90º.
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Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por ghamauricio » 17 Fev 2012, 10:35

É, também achei ela meio sem firmeza... São aquelas "dobras" que fazem ela mais firme.
Depois do carnaval eu vejo uma soluções...

Alguém sabe como fazer pra dobrar chapas de metal sem ferramentas especiais? Que tipo de chapa de metal eu compro? Onde compro?

Abraço!

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