Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por Kakko » 17 Fev 2012, 14:03

Gmauricio....depende da espessura x comprimento x material.

Dica: Se vc precisar dobrar um pedaço de chapa, procure esse pessoal que fabrica calhas....eles com certeza devem ter np mínimo aquelas dobradeiras/viradeiras manuais.

É que vc está longe.....aqui na fábrica tem dobradeira, cortadeira, serra, etc....

abraço :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
FredBrasil
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 18 Abr 2012, 20:31
Cidade onde mora: TERESOPOLIS RJ
Localização: Teresópolis RJ
Contato:

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por FredBrasil » 10 Mai 2012, 19:23

Boa noite turma......li tudo, podes crer, li tudo! Bem, minha teneré acaba de completar aproximadamente 250.000m rodados......mas como tenho 1.83 e ando navegando todos os dias por aqui.......tb tenho interesse em melhorias aerodinâmicas.......como não vejo como ajudar, ajudarei comprando o produto finalizado.......no aguardo de novidades, Fred
MUDAS DE EUCALIPTO
http://www.mudasdeeucalipto.bio.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Sem saber o que fazer da vida?
PLANTE ÁRVORES
PLANTE +

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por alexandrepalhynha » 10 Mai 2012, 21:21

fiz dois suportes e levantei a bolha em 6 cm. ficou muuito melhor na estrada. tirando o fato do ar entrar por baixo dela, a altura ficou boa.
agora vou tirar o molde pra cortar uma bolha nova.

Avatar do usuário
FredBrasil
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 18 Abr 2012, 20:31
Cidade onde mora: TERESOPOLIS RJ
Localização: Teresópolis RJ
Contato:

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por FredBrasil » 10 Mai 2012, 21:25

Vamos ver como fica! Uma vez finalizado o projeto, pretende comercializar? Abraços e boa sorte, Fred
MUDAS DE EUCALIPTO
http://www.mudasdeeucalipto.bio.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Sem saber o que fazer da vida?
PLANTE ÁRVORES
PLANTE +

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por ghamauricio » 11 Mai 2012, 10:19

Grande Fred!

O que eu tinha em mente quando criei o tópico foi só lançar uma série de idéias e ver o que cada usuário faria com aquele monte de teorias. Eu até tenho uma coisa em mente, mas pra falar a verdade já nem sei mais se vou me dar ao trabalho. Comprei uma bolha da Motovisor e apesar de não resolver 100%, deu uma melhorada pois ela joga a turbulência mais pra cima. E como sou baixinho (1.70m), já praticamente resolveu pra mim.

Um forte abraço!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por doug01n » 11 Mai 2012, 10:37

Pooo..... tanta filosogia e resolveu a parada só com a troca da bolha e tendo 12cm a menos de altura que eu?

Tô achando que é mais fácil eu cortar os joelhos do que resolver o barulho de vento no capacete. Com o meu defletor (feio) já resolveu toda e qualquer turbulência, mas o barulho continua.
Administrador

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por alexandrepalhynha » 11 Mai 2012, 11:28

Doug tem uma coisa que notei ontem na estrada.... a bolha é muito estreita! pega vento nas laterais do capacete. vou ter que cortar uma mais larga, nao quero que saia maior que a largura do painel pra nao ficar feio. alias to aqui olhando pela janela e vendo o formato do recorte da bolha embaixo. vai dar um certo trabalho mas deve ficar bonita.
outra coisa que reparei é que a bolha tende a vibrar mais em baixa rpm, antes dos 3500, pq o meu suporte de elevação está amplificando o movimento dos bracinhos.... talvez um cruzamento com fios de nylon ou elastico deem jeito nisso.

abcs

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por ghamauricio » 11 Mai 2012, 19:16

Pois é Doug, eu queria fazer um suporte articulável, mantendo uma chapa de policarbonato ou mesmo de metal por baixo (no lugar da bolha original).
Em termos de resultado, a idéia era fazer algo muito parecido com isso:

Imagem

Mas na verdade eu ia seguir uma abordagem pra confeccionar o suporte parecida com esta:

Imagem

Seria como se fosse o suporte da segunda imagem, mas com uma chapa (ou de plexi ou de metal) presa entre o suporte laranja e o suporte original (preto). Obviamente eu pintaria o suporte de preto, e não com esse laranja cheguei.

Agora, onde eu compraria pedaços pequenos de chapas de metal pra fazer isso? Eu até cortaria o que fosse necessário na Dremel, mas e pra dobrar bonitinho e com precisão? É trabalho demais pra resultado de menos.

Pra você que é mais alto, talvez valha. Pra mim, já não sei...

Abraço!

Avatar do usuário
FredBrasil
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 18 Abr 2012, 20:31
Cidade onde mora: TERESOPOLIS RJ
Localização: Teresópolis RJ
Contato:

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por FredBrasil » 12 Jun 2012, 19:29

É minha gente, tenho 1,83cm e a sensação de "menos briga" com o vento que tive nos primeiros quilômetros já passou! Percebo mais conforto do nas últimas Tornados que tive e tb na última Bros, porém já percebo que a bolha realmente poderia ser maior o que geraria primeiramente mais conforto......assim que tiver alguma LUZ, vou postar aqui....abraços, a todos,
MUDAS DE EUCALIPTO
http://www.mudasdeeucalipto.bio.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Sem saber o que fazer da vida?
PLANTE ÁRVORES
PLANTE +

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Soluções aerodinâmicas para a bolha da Ténéré 250

Mensagem por ghamauricio » 11 Jul 2012, 23:50

Pessoal, aqui tem uma solução interessante também:
Imagem

Mais aqui: http://www.markmayophotography.com/Moto ... &k=3BnLnCm" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder