Bateria Auxiliar
- ghamauricio
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Bateria Auxiliar
Fala pessoal, beleza?
Então, estive analizando em baixo do banco da minha Té à procura de um lugar pra instalar o meu rastreador/bloqueador Tabajara que veio diretamente da China. A propósito, ainda não o instalei, mas já testei e a parte do rastreador do bixinho funciona que é uma beleza!
Mas voltando ao que interessa: este rastreador fica puxando sinal do GPS. Tenho medo de viajar um dia e voltar 3 dias depois e não ter bateria pra ligar a moto. Também não gostaria de desmontar o banco (ou onde quer que eu o monte) pra desligá-lo. E também não gostaria de deixar nenhum botão "à mão" para fazê-lo, pois se não é só o meliante dar uma olhada em torno da moto, detectar o botão e desligar também.
Então me surgiu a idéia de ter uma bateria auxiliar por dois motivos:
Primeiro, pra deixar a parte elétrica da moto intocada - ou praticamente intocada.
Segundo, pra permitir que ela continue funcionando mesmo que eu queira ligar acessórios. Os acessórios, por sua vez, seriam alimentados pela bateria auxiliar.
Depois, pensando no assunto, pensei que seria interessante deixar que a bateria auxiliar só fosse carregada pelo excedente do alternador. Em outras palavras, o alternador continuaria carregando a bateria original, e só depois de carregada (pelo menos uns 70%), ele passaria a carregar as duas baterias ao mesmo tempo. Ao desligar a moto, a bateria original não forneceria carga para a auxiliar, e a auxiliar alimentaria o alarme (sempre), e ao girar a ignição, passaria a alimentar: luzes auxiliares e um soquete 12V.
Tenho algumas idéias (ex.: usar um diodo do alternador p/ a bateria principal, pra não deixar a auxiliar puxar a carga da batria original; usar um relé na ignição pra "ligar" a alimentação das luzes auxiliares e do 12V etc), mas não sei como implementá-las.
Pergunto: alguém entende de elétrica a ponto de tornar isto possível?
Valeu pessoal, um abraço!
Então, estive analizando em baixo do banco da minha Té à procura de um lugar pra instalar o meu rastreador/bloqueador Tabajara que veio diretamente da China. A propósito, ainda não o instalei, mas já testei e a parte do rastreador do bixinho funciona que é uma beleza!
Mas voltando ao que interessa: este rastreador fica puxando sinal do GPS. Tenho medo de viajar um dia e voltar 3 dias depois e não ter bateria pra ligar a moto. Também não gostaria de desmontar o banco (ou onde quer que eu o monte) pra desligá-lo. E também não gostaria de deixar nenhum botão "à mão" para fazê-lo, pois se não é só o meliante dar uma olhada em torno da moto, detectar o botão e desligar também.
Então me surgiu a idéia de ter uma bateria auxiliar por dois motivos:
Primeiro, pra deixar a parte elétrica da moto intocada - ou praticamente intocada.
Segundo, pra permitir que ela continue funcionando mesmo que eu queira ligar acessórios. Os acessórios, por sua vez, seriam alimentados pela bateria auxiliar.
Depois, pensando no assunto, pensei que seria interessante deixar que a bateria auxiliar só fosse carregada pelo excedente do alternador. Em outras palavras, o alternador continuaria carregando a bateria original, e só depois de carregada (pelo menos uns 70%), ele passaria a carregar as duas baterias ao mesmo tempo. Ao desligar a moto, a bateria original não forneceria carga para a auxiliar, e a auxiliar alimentaria o alarme (sempre), e ao girar a ignição, passaria a alimentar: luzes auxiliares e um soquete 12V.
Tenho algumas idéias (ex.: usar um diodo do alternador p/ a bateria principal, pra não deixar a auxiliar puxar a carga da batria original; usar um relé na ignição pra "ligar" a alimentação das luzes auxiliares e do 12V etc), mas não sei como implementá-las.
Pergunto: alguém entende de elétrica a ponto de tornar isto possível?
Valeu pessoal, um abraço!
Re: Bateria Auxiliar
Sim. É possível. Em barcos, com vários bancos de baterias, o sistema é feito através de diodos.
Mas... Os diodos esquentam bastante e precisam de uma placa dissipadora. De qualquer modo é um sistema um pouco complexo e nada compacto. Acho duas baterias não tem nada a ver como moto...
Afinal, você já mediu quanto gasta o seu rastreador? Isso sim é bem simples de fazer com um multímetro.
Abraço
Mas... Os diodos esquentam bastante e precisam de uma placa dissipadora. De qualquer modo é um sistema um pouco complexo e nada compacto. Acho duas baterias não tem nada a ver como moto...
Afinal, você já mediu quanto gasta o seu rastreador? Isso sim é bem simples de fazer com um multímetro.
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"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
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- ghamauricio
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Re: Bateria Auxiliar
Até é simples sim, mas não quero ficar escravo da moto sem poder viajar, nem ficar tendo trabalho de ficar desmotar a moto pra ficar ligando e desligando o rastreador. Fora que gostaria de alimentar outros dispositivos com segurança... Será que é tão complexo assim?
Vento pra resfriar os diodos é o que não falta em uma moto...!
Vou dar uma olhada na corrente do rastreador quando tomar coragem pra montá-lo.
Abraço!
Vento pra resfriar os diodos é o que não falta em uma moto...!
Vou dar uma olhada na corrente do rastreador quando tomar coragem pra montá-lo.
Abraço!
Re: Bateria Auxiliar
ghamauricio;
O problema não é bolar o sistema elétrico de carga da bateria extra. Nem a refrigeração deste sistema.
O problema é onde acomodar mais uma bateria na moto, gastos com o sistema extra, mexer na fiação original e perder a garantia, dar manutenção em duas baterias, peso extra, etc.
Todos os alarmes e rastreadores enfrentam este problema de consumo. A solução sempre foi diminuir o consumo de energia elétrica destes dispositivos.
Os Positron atuais consomem 2,5 mA, (0,0025A) o que significa que uma bateria de 5 A (em tese) alimentaria o alarme por 83 dias.
Veja na página 13 deste manual da positron.
http://webadmin.pst.com.br/arquivo/6076 ... 2a3617.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Você fica mais de 83 dias sem ligar a moto?
Se for este o caso, acho muito mais interessante comprar um mini carregador externo (como o que eu tenho) e implementar uma simples extensão na moto para ligar o carregador sem desmontar o banco.
http://www.arraistec.com.br/produtos/acb-85.php" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
O problema não é bolar o sistema elétrico de carga da bateria extra. Nem a refrigeração deste sistema.
O problema é onde acomodar mais uma bateria na moto, gastos com o sistema extra, mexer na fiação original e perder a garantia, dar manutenção em duas baterias, peso extra, etc.
Todos os alarmes e rastreadores enfrentam este problema de consumo. A solução sempre foi diminuir o consumo de energia elétrica destes dispositivos.
Os Positron atuais consomem 2,5 mA, (0,0025A) o que significa que uma bateria de 5 A (em tese) alimentaria o alarme por 83 dias.
Veja na página 13 deste manual da positron.
http://webadmin.pst.com.br/arquivo/6076 ... 2a3617.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Você fica mais de 83 dias sem ligar a moto?
Se for este o caso, acho muito mais interessante comprar um mini carregador externo (como o que eu tenho) e implementar uma simples extensão na moto para ligar o carregador sem desmontar o banco.
http://www.arraistec.com.br/produtos/acb-85.php" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
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- ghamauricio
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Re: Bateria Auxiliar
Hahahah Pô cara, mas e se eu for usar duas lâmpadas auxiliares, acionadas uma por vez, com 55W? E o GPS carregando simultaneamente ao iPod (meu e da patroa)? Esses aí só teriam carga se realmente estivesse sobrando, garantindo que pelo menos a moto não para! Hahah
Abraço!
Abraço!
Re: Bateria Auxiliar
ghamauricio;
Mas quem fornece a carga para esses acessórios e para carregar a bateria é o alternador (estator em algumas motos).
Colocar uma bateria a mais significa mais trabalho para o sistema, não mais energia para o sistema.
Abraço
Mas quem fornece a carga para esses acessórios e para carregar a bateria é o alternador (estator em algumas motos).
Colocar uma bateria a mais significa mais trabalho para o sistema, não mais energia para o sistema.
Abraço
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Re: Bateria Auxiliar
Sim, mas o circuitinho garantiria que a bateria reserva só seria carregada depois que a bateria principal já estivesse carregada, e com o farol, painel e sistema de injeção devidamente alimentados. Ou seja, só o excedente seria dirigido à bateria reserva.
Abraço!
Abraço!
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- Visitante
Re: Bateria Auxiliar
Muito bom esse tópico, penso nisso tb. Quero adaptar um par de faróis aux. Gps e uma tomada 12 v para outros usos, alem de aquecedor de manoplas e um rastreador (transponder). Será que o sistema elétrico da te 250 aguenta?
- Helano
- Fundador
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Re: Bateria Auxiliar
galera, na boa.... é uma moto, não é um avião não!!!! precisa mesmo essa tranqueira toda nela?
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
- wagner luiz
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Re: Bateria Auxiliar
Pow cara, coloca uma chaver geral e pronto! Vai viajar desliga. O vagabundo nao vai ficar procurando chave nenhuma, da muito trabalho.
Na Factor eu tenho um bloqueador feito em casa e ele fica ligado direto, a bateria so fica zerada depois de 5 dias mas, ela ja esta no final da vida.
O meu funciona assim: Eu ligo para um celular e esse celular aciona um circuito que desliga a moto, mesmo se o vagabundo encontrasse o botao nao iria adiantar, enquanto o celular estiver chamando a moto nao para ligada de jeito nenhum.
Se retirar o cabo da bateria corta a alimentacao do bloqueador mas ao recolocar o bloqueador e acionado automaticamente.
Mas a moto tem kick e liga sem bateria! Sim, mas se ele pensar nisso o sistema inteiro sobrecarrega, queima e a moto para podendo ate causar um incendio no chicote.
Fico sem a moto mas ele tb!
Na Factor eu tenho um bloqueador feito em casa e ele fica ligado direto, a bateria so fica zerada depois de 5 dias mas, ela ja esta no final da vida.
O meu funciona assim: Eu ligo para um celular e esse celular aciona um circuito que desliga a moto, mesmo se o vagabundo encontrasse o botao nao iria adiantar, enquanto o celular estiver chamando a moto nao para ligada de jeito nenhum.
Se retirar o cabo da bateria corta a alimentacao do bloqueador mas ao recolocar o bloqueador e acionado automaticamente.
Mas a moto tem kick e liga sem bateria! Sim, mas se ele pensar nisso o sistema inteiro sobrecarrega, queima e a moto para podendo ate causar um incendio no chicote.
Fico sem a moto mas ele tb!
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."
Nikola Tesla
Suzuki Bandit 650
http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub
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