Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por ghamauricio » 16 Dez 2011, 13:01

Ah, aproveitando a discussão, eu tenho uma dúvida!!

Alguém sabe me explicar se um motor com baixa taxa de compressão, ao usar um combustível de alta octanagem, passa a ter um rendimento menor, devido à queima menos eficiente do combustível, que deveria estar sob maior pressão na hora da ignição?

Em outras palavras, a eficiência da queima do combustível depende da compressão sob a qual ele se encontra no momento da ignição?
Se sim, alguém sabe me dizer como e por quê?

Valeu pessoal, abraço!

elcana adriano
Visitante
Visitante

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por elcana adriano » 16 Dez 2011, 13:37

NAO

ele nao tem perda nenhuma ou rendimento menor, por causa da taxa de compressao, vai ser um rendimento um pouco melhor devido justamente ao combustivel melhor, esse combustivel vai gerar uma melhor queima do mesmo

a compressao de um motor nao muda nunca, a nao ser por problemas como junta de cabeçote vazando, aneis desgastados e etc

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por kablack » 16 Dez 2011, 14:35

(...)
Editado pela última vez por kablack em 23 Dez 2011, 12:31, em um total de 1 vez.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por ghamauricio » 22 Dez 2011, 00:36

Ih rapaz, tinha esquecido desse tópico aqui!!

Valeu pelas respostas pessoal.

KaBlack, ouvi vários relatos no Portal Big Trails de motos rendendo menos com gasolina Podium (fazendo menos km/L). Um amigo meu me disse que a Neo dele parece que demora mais a responder quando ele usa Podium.

Eu botei Podium na minha Té assim que peguei ela (de costume mesmo, minha Dream antiga estava com a compressão meio alta e batia pino quando fazia esforço em subidas), e estou sentindo ela extremamente fraca abaixo dos 3000 RPM. Ela só começa a ganhar vida na casa dos 3500 RPM, mas ainda estou limitado aos 6000.

Fico imaginando se tem a ver com os relatos de usuários com problemas ao usarem Podium.

A propósito, alguém tem a curva de torque e potência da Té sem modificações no motor?

Valeu, abraço!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por doug01n » 22 Dez 2011, 09:35

Pela curva de torque da Tezinha, ela só acorda nos 3.500 a 4.000RPM mesmo. Antes disso parece uma britadeira, de tanto que chacoalha, inclusive.
Administrador

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por ghamauricio » 22 Dez 2011, 11:53

Valeu Doug!
Então tá certo, tenho que manter o giro mais alto mesmo.

Mas ainda desconfio que ela está bebendo um pouco demais. Ou isso, ou o marcador de combustível está lá de figuração.

Abraço!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por doug01n » 22 Dez 2011, 12:48

Para obter o máximo de precisão com o marcador de combustível, ligue a moto apenas quando ela estiver a 90º. Ou deixe esquentando, desligue, suba na moto e então ligue. O sensor de nível da minha moto funciona muito bem. De acordo com a tocada, eu sei se a moto vai fazer mais ou menos km/L quando apaga a primeira barrinha.

Tente fazer teste com várias postos... até encontrar o que melhor lhe agrada!
Administrador

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por kablack » 22 Dez 2011, 17:43

ghamauricio;

Colocar vela de Iridium melhora um pentelhonésimo no torque em baixa rotação.

Boa sorte
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por ghamauricio » 22 Dez 2011, 20:27

Hahaha Ô KaBlack, tá de sacanagem com a minha cara?!

Eu li uma coisa interessante recentemente: você pega o diâmetro do cilindro e divide pelo curso (bore / stroke). Se der um número menor que 1, é um motor com muito torque em baixas rotações. Se der maior que 1, é um motor que deve ser operado em altas rotações.

Uma cruiser costumava ter 0,87 enquanto uma super esportiva chegava a 1,6.

A Té dá 1,27, o que indica que ela realmente deixa a desejar um pouco no torque em baixas e deve ser usada com giros mais altos -- isso explica a máxima do torque ser no terço final do leque de giros do motor.

Curiosidade: há uma tendência recente a números maiores (do resultado do bore/stroke) pois são motores mais econômicos. Go figure!

Abraço!

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por kablack » 22 Dez 2011, 22:03

Não tô não...

Várias pessoas, inclusive eu tiveram esta sensação.

Veja:

http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=28&t=989" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Responder