Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
CHRISTHOFERSON
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Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por CHRISTHOFERSON » 15 Dez 2011, 12:13

Então posso colocar álcool ou metanol (Gasolina avião pura)usadas em motocross, competições e arrancada na minha TE?? Ou a IE dela não é inteligente o bastante?? :shock:
Vale salientar que em motos carburadas (burras) deve ser misturado gasolina comum no metanol devido sua maior explosão. Eu faço isso numa moto de velocross.
Editado pela última vez por Helano em 15 Dez 2011, 20:21, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

elcana adriano
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por elcana adriano » 15 Dez 2011, 13:20

Na minha CG 150 2010 com injeçao ja fiz isso, tanto alcool como gasolina de aviao pura, sem mistura nenhuma, e a moto com Alcool Puro, falhava um pouco qdo fria mas funciona muito bem depois de quente, Lembrando que minha Fan 150 2010, eh somente gasolina,

Ja com gasolina Azul, a minha moto funcionou de boa, nem mesmo acendendo a luz da injeçao, a moto devido ao sistema de injeção nao falha, nao da buracos, excessos nada, fica muito bom somente em questao da autonomia piora muito, e também o que fica ruim eh o preço dela cerca de R$ 6,00 o litro, aqui na minha cidade.

e também o cheiro muito caracteristico da queima da mesma, eh muito bom.

outra coisa pesquise um pouco antes de falar,

O metanol eh um combustivel retirado de uma arvore!

Link da Materia na Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metanol" onclick="window.open(this.href);return false;

ja a Gasolina Azul eh uma gasolina com 100 octanas, mais pura ate que a Podium, como vc deve saber, visto ser usuario desse tipo de combustivel...

o nome desse combustivel atualmente eh AVGÁS hoje distribuido pela Shell.

Segue abaixo as variaçoes da AVGás distribuidas hoje e suas respectivas octanagens:

Vermelho: Entre 80 e 87
Verde: Entre 100 e 130
Roxo: Entre 115 e 145
Azul: 100 LL

Segue outro link explicando sobre a AVGás.

http://blog.ftc.br/cienciasaeronauticas/?p=628" onclick="window.open(this.href);return false;

Para se usar AVGás, em motos carburadas, eh necessario mexer na Giclagem da moto, ou adicionar Gasolina Comum, como vc faz, se for usar somente AVGás eh necessario mexer nos Gicleurs pois em lenta, ou em baixa a moto fica com excesso, utilizei uma vez numa Biz 125 que eu tinha e acontecia de ficar com excesso, na baixa,

entao devido a isso eu digo e tenho certeza que as Injeçoes Eletronicas sao inteligentes.

Abraços

CHRISTHOFERSON
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Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por CHRISTHOFERSON » 15 Dez 2011, 14:39

Sorte que a IE dessa moto era (inteligente). O metanol aqui entre alguns praticantes de velocross, trilha é conhecida como gasolina de avião, desculpa a ignorância de alguns de nós. Quanto ter certeza que as Injeçoes Eletronicas são inteligentes, pesquisei um pouco:

Se faltar ar porque o filtro está sujo ou obstruído a tendência é que o sistema tente corrigir injetando combustível com base na pressão e também na posição do acelerador e demais sensores, porém a informação de posição do acelerador não irá refletir a realidade do volume de ar admitido. Um bom e antigo diagnóstico ainda é a cor do eletrodo da vela de ignição que normalmente indicará mistura rica quando a cor da porcelana esta escurecida.

Outra dica importante são os sintomas apontados pelo usuário da moto que irá reclamar de dificuldade na partida, consumo excessivo de combustível e da queda no desempenho do motor.
A mistura rica não é bem vinda, ela pode causar carbonização no motor, travamento nos anéis do pistão, engripamento nas válvulas, principalmente na admissão e por consequência o pistão pode atropelar a válvula travada. O excesso de carvão no topo do pistão altera a taxa de compressão e também pode ficar provocar pré- ignição e muitos outros prejuízos inclusive no catalisador localizado no escapamento.
Da mesma forma que um filtro de ar saturado pode prejudicar um motor, a sua ausência ou a utilização de filtros cujo elemento permitem uma maior passagem de ar também irão trazer sérias complicações.

O elemento do filtro de ar adequado sendo de papel, espuma ou um misto irá permitir a entrada de um volume de ar previsto pelo fabricante da motocicleta.
Inúmeras são as consequências quando executamos modificações no sistema de filtragem de ar. Alguns usuários eliminam o filtro apenas pelo fato do ruído do motor ficar mais bonito ou porque alguém disse que a moto anda mais. Se o motor admitir mais ar que o necessário irá faltar combustível, então teremos a conhecida mistura pobre.

Para entender porque a mistura pobre não é boa para o motor é importante saber que no momento da queima da mistura ar/combustível a temperatura na câmara de combustão é elevadíssima capaz número derreter o topo do pistão, mas em condições normais isso não acontece porque na próxima admissão ocorrerá o resfriamento da câmara e do pistão assim como da demais peças expostas ao calor produzido na queima. Em outras palavras a mistura bem ajustada é quem controla a temperatura interna do motor.
Outro fenômeno que ocorre na mistura pobre é a alteração na velocidade da queima e como resultado há um acréscimo nas emissões. Há ainda alguns sintomas como ruído estranho na parte superior do motor, aquecimento excessivo, consumo de combustível acima do normal, baixo desempenho e, no final, danos generalizados no pistão, anéis, cilindro etc..

Outros Problemas
Nas motocicletas que possuem o motor de passo (IACV), ex. Titan/ Bros MIX, CB e XRE 300 e outras pode ocorrer marcha lenta irregular ocasionada pelo engripamento do mecanismo ou por obstruções nas passagens de ar.

Nas motocicletas que não são equipadas com a válvula controle de ar da admissão (IACV) que possuem uma válvula de corte de ar (FID), ex. Yamaha YS Fazer 250 e XTZ 250 Lander também há a possibilidade de dificuldade marcha lenta.

No geral também pode haver engripamento do eixo da borboleta dificultando o retorno do acelerador.


Entao devido a isso eu digo, porém sem certeza :? que as Injeçoes Eletronicas não um um verdadeiro NERD ou popularmente CDF
Editado pela última vez por Helano em 15 Dez 2011, 20:16, em um total de 1 vez.
Razão: retirada a citação

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Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por Helano » 15 Dez 2011, 20:23

Senhores,

Por gentileza;

1) Leiam os procedimentos de utilização do fórum, principalmente no que se refere ao uso de citações e de texto em caixa alta, aqui --> viewtopic.php?f=2&t=391" onclick="window.open(this.href);return false;

2) Qual é mesmo o assunto do tópico senhores? Vamos evitar o off-topic ok? Dúvidas? Aqui --> viewtopic.php?f=2&t=1034" onclick="window.open(this.href);return false;

Movi as mensagens off-topic para o local adequado.

Grato,

Helano
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Mensagem por kablack » 16 Dez 2011, 00:50

(...)
Editado pela última vez por kablack em 23 Dez 2011, 12:29, em um total de 1 vez.
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"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

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Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por elcana adriano » 16 Dez 2011, 08:24

kablack

Vou tentar responder,

Sobre as citaçoes acima, realmente eh por isso que a Injeção eletronica, eh inteligente,

Em um Modulo de injeçoes existem parametros fixos e variaveis, por exemplo em Motos Flex, que a empresa da Asa, foi pioneira, se vc pegar o teste da resvita assim que saiu a moto, ele fizeram um desmonte do sistema de injeçao e levaram a uma oficina conceituada em São Paulo a FUKUDA Motor, e o tecnico responsavel comentou que sistema ja estava preparado para receber alcool combustivel, mas como funciona o sistema,

No momento em que a moto esta ligada, o e a queima acontecendo, a sonda vai mandando para a central que tipo de combustivel esta saido, se esta sainda mais dióxido de carbono na queima, a sonda entende que a moto esta com gasolina no tanque, e quando na queima, esta sendo liberado mais oxigenio, a sonda manda para central essa leitura, o modulo faz as correçoes no sistema, e entende que tem alcool no tanque, e logo acende-se a luz MIX, no painel, esses sao parametros que sao Fixos.

Os paramentros variaveis, sao aqueles que podem acontecer com combustiveis de mesmo tipo, por exemplo,

sua moto eh somente gasolina, e vc vai num posto que tem gasolina batizada (abençoada), :oremos: :oremos: vc abastece normalmente e consegue andar durante alguns metros ou kms, sem problema algum, depois disso a moto começa a falhar ou entao acende a luz da injeçao, o que isso significa, siginifica que dentro do Parametro Gasolina (fixo), que esta no modulo, a sonda mandou a informaçao, mas o modulo depois de todos os ajustes, nao conseguiu configurar os sensores de Posiçao de Borboleta, Marcha Lenta e etc, para andar com aquele combustivel que esta dentro do tanque, dai acende a luz a injeçao, sua moto continua andando, mas por que?? Por que ao acender a luz da injeçao, a central entra em modo de Emergencia por assim dizer, e funciona com paramtros pré existentes, para que vc chegue ate uma CC ou mecanico de confiança, no caso da Honda, a luz da injeçao acende e começa a piscar, de modo alternado, hora Rápido e hora Devagar, esse eh um pre codigo, que por assim dizer ajuda o mecanico, mostra para ele onde esta o problema,

Gasolina Azul,

O uso da AVGás, realmente nao eh recomendado, por liberar esse metal pesado na atmosfera, e pode fazer mal para o Catalisador, e também por que ela nao eh tao Barata assim,
eu utilizo a AVGás para limpar o sistema de injeçao, por que a gasolina, vai formando uma gosma, uma espécie de residuo por onde tem contato, tanto eh que vc tem de fazer limpeza de bico, na moto no carro e etc, trocar filtro de combustivel, limpar o corpo de injeçao...

eu utilizo somente para isso, nao pra ganhar potencia, aparecer ou etc,

espero ter respondido

abraços

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kablack
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Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por kablack » 16 Dez 2011, 08:54

(...)
Editado pela última vez por kablack em 23 Dez 2011, 12:30, em um total de 1 vez.
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Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por elcana adriano » 16 Dez 2011, 10:23

desculpe nao explicar...,

mas se vc puxar pela memória, lembrará que as Primeiras Titan que sairam, elas sairam so movidas a Gasolina, em 2009, e que em 2010, saiu ja com modelos Flex,

(...)E no caso contrário, qual seria o mínimo de etanol aceito pela injeção? Sei que os motores Hi-Flex da Renault são preparados para rodar com gasolina sem etanol e podem rodar no mercosul sem problema algum, ao contrário das outras marcas, que, em tese, sofreriam a carbonização dos motores em virtude da falta de etanol e consequente enriquecimento súbito da mistura.(...)

A gasolina tem essa percentagem de alcool devido a retirada do chumbo, no caso o aditivo TETRAETILA, presente na AVGás,

Outro veiculo alem dos da marca Renault, que pode andar com Gasolina Pura, eh o Fiat Siena Tetrafuel, que pode andar com 4 combustiveis no caso, Gasolina, Alcool, GNV (vem de fabrica), e gasolina pura.

O problema de se usar somente Gasolina Pura eh que vc vai escutar um ruido proveniente do motor, chamado popularmente de "Batida de Pino", ou pré ignição, que pode ocasionar danos no motor e furar pistoes.

Segue link muito explicativo sobre esse caso,
http://loucomotos.blogspot.com/2009/12/ ... -seus.html" onclick="window.open(this.href);return false;

A porcentagem de alcool minima, vou dizer pra vc que nao sei certinho, mas eh uma questao de ir diminuido e testando, (tentativa e erro),

Eu fiz uma vez num Celta somente a gasolina, fui no caso diminuindo a gasolina, para que com isso o Celta ficasse so no Alcool, e deu certo, eu pegava R$ 50,00 e colocava R$ 40 de alcool e colocava R$ 10 de gasolina, devido esse modelo de carro nao dispor de reservatorio de partida a frio.

(...)Existe ainda os carros feitos nos EUA que são projetados para rodar com a E85 de lá e que chegando no Brasil são abastecidos apenas com álcool e rodam normalmente pois na verdade admitem qualquer percentual de álcool na mistura, muito embora os fabricantes não divulguem esta informação.(...)

Na verdade o E85, continua sendo Alcool Etílico, a diferença eh sua Matéria Prima, que no caso E85 eh utilizado o Milho, muito abundante nos EUA, na mistura para formaçao do E85 sao usados 85 partes de etanol com 15 partes de gasolina, por isso esses carros ao chegarem no Brasil rodam normalmente com etanol.

Agora se a Té 250 estaria pronta, eu creio que nao, o etanol eh um combustivel com muitos residuos, provenientes do processo de fabricação, fiapos e etc, para passar a Té, para flex teria de abrir mais um orificio no bico injetor da mesma, na Honda por exemplo, a Titan 2009 Gasolina tem 6 furos no bico injetor e a 2010 Flex, tem 7 furos e dois filtros de combustivel.

Mas nada que querendo nao se consiga, mexendo em Injeção Eletronica se consegue muitas melhorias provenientes de erros de projeto e etc. questao de ser tempo e cosequentemente $$$ para isso.

Nosso amigo CHRISTHOFERSON, esta querendo fazer isso, instalando uma central alternativa, Fuel Controller, que ajuda por meios de graficos no própio aparelho a "brincar" por assim dizer com a injeçao da moto, sempre na tentiva e erro, por que ainda nao existe uma "receita" pronta para isso.

abraços

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Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por ghamauricio » 16 Dez 2011, 11:36

Pessoal, dêem uma olhada na experiência deste nosso "primo" (ou em outras palavras, ele possui uma moto irmã da Tézinha, a XTZ 250X) sobre usar álcool:
[edit]Vejam a resposta do IPOROB, mais precisamente.[/edit]
http://xtzlander.com.br/forum/viewtopic ... ers%C3%A3o" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu sei que o álcool corroi o motor todo por dentro por ser básico (básico é o contrário de ácido, mas o efeito é o mesmo do ácido), além de ter muito menos autonomia que a gasolina. O motor teria que ser preparado para agüentar o álcool.

Abraço!
Editado pela última vez por ghamauricio em 16 Dez 2011, 12:58, em um total de 2 vezes.

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Re: Injeção Eletrônica x Tipos de combustíveis

Mensagem por elcana adriano » 16 Dez 2011, 12:38

ghamauricio escreveu:Pessoal, dêem uma olhada na experiência deste nosso "primo" (ou em outras palavras, ele possui uma moto irmã da Tézinha, a XTZ 250X) sobre usar álcool:
http://xtzlander.com.br/forum/viewtopic ... ers%C3%A3o" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu sei que o álcool corroi o motor todo por dentro por ser básico (básico é o contrário de ácido, mas o efeito é o mesmo do ácido), além de ter muito menos autonomia que a gasolina. O motor teria que ser preparado para agüentar o álcool.

Abraço!
Essa transformaçao eh valida somente se formos mexer no motor, deixar mais forte, com mais taxa de compressao, cilindrada ou etc, o alcool por ser um combustivel frio, ao entrar em contato com a cabeça do pistao conseue esfria-lo mais rapidamente do que a gasolina, alem de ser muito comburente,

Para se usar alcool normalmente a taxa de compressao tem der alta tbem,

Por exemplo a taxa de compressao da Té e de 9,80:1 muito baixa...
Em veiculos movidos somente a alcool, a taxa de compressao eh perto dos 14:1,

Os motores hoje estao vindo preparados para receber alcool, pois nossa "ótima" gasolina ja tem 25% de alcool.

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