Troca de Filtro = mais potência

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Kakko
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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por Kakko » 25 Abr 2013, 09:44

Como eu já mencionei anteriormente, gostaria que alguem comprovasse quu realmente ganha-se "alguns cavalos" apenas trocando o filtro de ar de espuma por um modelo K&N.

Só colocando no dinamômetro e testando com os dois modelos...o resto é conversa mole. :joinha:
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allex2000
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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por allex2000 » 25 Abr 2013, 10:09

Eu até comprei um filtro esportivo pra minha moto, porém é daquele conico e achei inviavel colocar pela mão de obra que daria pra desmontar a caixa do filtro toda vez que for limpar...e não quis deixar sem a caixa...

Por que eu comprei o filtro?
Bom, vamos lá. Tenho um Escort Ghia motor AP 1.8i, e um dia resolvi instalar o filtro esportivo nele, para experimentar. Resultado, o carro ficou mais esperto e mais econômico. As acelerações ficaram mais rápidas, o consumo baixou de 10 km/l para 13 km/l e a velocidade máxima subiu de 165km/h para 180 km/h no ponteiro. Isso foi no ano passado e venho rodando com o carro até hoje, inclusive comprei um filtro pro Ka da minha esposa semana passada, ainda não instalei.

Já tentei encontrar um filtro esportivo inbox para nossas motos incansavelmente, mas é dificil...pensei em descobrir qual é o material do filtro e fazer um sob medida, não tenho dúvidas que vai melhorar o consumo e desempenho.

O filtro de ar de alta performance não faz nenhum milagre, ele não incrementa potência, ele apenas permite um fluxo melhor de oxigênio para a camara de combustão, e com esta melhora o motor rende melhor também. Assim como na vela de iridium, há um aumento de eficiência.

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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por alexandrepalhynha » 25 Abr 2013, 10:16

para quem nao entendeu, o caso desse escort era claramente de filtro/fluxo de ar estrangulando o motor.
se no motor da Te250 o filtro original já estiver fornecendo o maximo de ar inputável entao a troca nao vai dar em nada.
como saber isso? Kakko respondeu: dinamometro. ou se seus sensores + rede neural forem muito mais eficientes que a maioria dos humanos, talvez vc perceba melhoras. isso sem contar a expectativa psicologica......

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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por allex2000 » 25 Abr 2013, 10:51

Concordo alexandre, mas acho difícil a espuma da Yamaha ou de qq outra marca fornecer toda a eficiência de ar para o motor. Mesmo porque precisamos até colocar um pouco de óleo nele, o que também ajuda a segurar um pouco o ar.

Se eu não fui claro, espero ser agora, o filtro de ar esportivo não produz maravilhas, não alimentem expectativas generosas de performance e de consumo. Certamente haverá uma melhora, talvez insiginificante, talvez muito pequena, talvez agradável...vai depender do estado da máquina e da expectativa/conhecimentos do dono. Fora isso, é lavável, o que também é interessante.
Eu mesmo contente e convencido de que melhora, não pago R$200,00 num filtro esportivo....nem que fosse de ouro...rsrsrsrs

Para o carro, motor 1.8, paguei R$110,00 na época, e para o ka 1.0 da minha esposa, paguei R$55,00. Eu comprei para a moto, paguei 15 dilmas, foi esse aqui: http://www.bravinhos.com/filtros/filtro ... e-moto.php#" onclick="window.open(this.href);return false;

Eu não sei qual o nome do tecido utilizado nestes filtros, pois se tiver acesso dá pra fazer sob medida, não tem muito segredo, já procurei pela internet mas não encontrei...se alguem descobrir posta aí!

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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por alexandrepalhynha » 25 Abr 2013, 11:00

gostei desse filtro. eu ja tenho algumas coisas guardadas aqui para fazer um scope e adaptar na caixa de filtro original da Té, faltava o filtro que vai ficar dentro da caixa. vou deixar dentro da caixa pq a mangueira de respiro do cabeçote ja vai pra ela e quero deixar essa parte o mais original possivel (vista de fora).
tem um nome para esse papel usado no filtro, ele possue uma micragem especifica. nao lembro agora os termos certos.
vamos ver como vai ficar, acho que semana que vem começo a mexer nisso.

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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por allex2000 » 25 Abr 2013, 11:15

Pois essa era minha ideia mesmo, eu cheguei a abrir a caixa e tudo...e dá pra colocar ele lá dentro tranquilo, e fechando a caixa nada se percebe. Não sei a TNR, mas na Lander pra chegar nessa bendita caixa e abrir completamente tem de tirar banco, tampas laterais, tanque, bateria, etc....aí fica muito complicado, pois o filtro é lavavel, se toda vez tiver de fazer isso Deus me livre...

Quando mexer, posta aí pra gente!!!
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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por alexandrepalhynha » 25 Abr 2013, 11:27

é a mesma coisa, ja tirei a caixa pra limpar e é um saco de gatos..... alguem brincou de puzzle quando desenhou essa caixa e deve estar rolando de rir na cova a cada vez que um mecanico vai desmontar......
quero mexer só mais uma vez e pronto. depois so acesso pela tampa lateral.
quando vc trocar o filtro avise tbm.

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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por allex2000 » 25 Abr 2013, 12:13

Fiz um desenho tosco, mas era isso que pretendia fazer....é o que vc está pensando?

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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por alexandrepalhynha » 25 Abr 2013, 12:22

+- exatamente isso hehehe. so que penso num scope pra captar o ar la na frente acima do radiador e trazer ate a caixa. tem espaço na carenagem e espaço pra entrada na caixa, porem tem um trabalho manual ai muito chato.

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Re: Troca de Filtro = mais potência

Mensagem por Kakko » 25 Abr 2013, 13:09

Pode ser que qualquer hora dessas apareça um que sirva na gaveta do original...já pesquisei tbm inclusive tem uma empresa que fabrica para uma pancada de moto...mas no caso das teneres 250 , lander...não tem.

O que se poderia fazer é como vcs já comentaram....uma adaptação...e ver o que vai dar....fazer uns testes práticos...ver desempenho...consumo....

ahhh.. tem um detalhe, os KNs tbm precisam ser umidecidos com o óleo especial.
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