Módulos de injeção e controladores de inição

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Módulos de injeção e controladores de inição

Mensagem por ghamauricio » 14 Set 2011, 17:38

Pessoal recentemente descobri uma empresa chamada Servitec, eles fazem módulos de injeção e controladores de ignição. Depois descobri também a D1Pro.

Não sou expert no assunto, mas parece que fazem basicamente a mesma coisa, porém de maneiras diferentes: controlam a injeção e ignição. O módulo de injeção, pelo que entendi, subsitui o original e é totalmente programável; o controlador de ignição é meio que acoplado no meio do caminho entre o motor e o módulo de injeção original, e ele recebe os sinais do módulo original, lê os sensores e faz as correções e manda um sinal "modificado" pro motor.

Alguém mais entende dessa parte, sabe como funciona e tal...?

Vi que ele é muito popular entre usuários de Honda Lead porque originalmente ela corta o giro a 9.000 RPM, e o pessoal diz que dá pra esticar até 10.000 RPM sem muito risco.

Abraço!

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Módulos de injeção e controladores de inição

Mensagem por ghamauricio » 15 Set 2011, 19:10

Ninguém...?

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Módulos de injeção e controladores de inição

Mensagem por Beto Klein » 16 Set 2011, 08:11

ghamauricio,

Cara, quando comprei a XTR, eu e um amigo que também tinha uma XTR compramos um Power Commander para realizar alguns testes.
O que eu posso te dizer é o seguinte: Esses módulos funcionam sim, são programáveis e alteram tanto os mpas da injeção e, alguns, o tempo de ignição, mas não valem a pena.
Porque?
Em uma XTR, a potência do motor já é o suficiente para o uso "normal". E, na minha opinião, 99,9% dos donos de motocicleta realmente utilizam 100% do que as motos oferecem de potência.
Após realizar a troca de um map da IE, o correto seria ajustar o funcionamento em um dinamômetro com um analisador de gases, coisa que poucas oficinas possuem.

Só pra lembrar, se quiseres aumentar a potência de uma moto, não ficarás condicionado apenas ao sistema de IE ou ignição, uma alteração para ser completa passa por todo a parte mecânica, como cabeçote, biela, pistão, escapamento...

Tenho consciência da moto que possuo atualmente, não posso esperar o desempenho de uma 600cc. Se fosse para alterá-la afim de conseguir mais potência, eu, juntaria um pouco de grana e compraria uma moto maior.

Mas cada um é cada um ...

Opinião minha. :joinha:

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Módulos de injeção e controladores de inição

Mensagem por ghamauricio » 16 Set 2011, 14:03

Opa Beto, beleza?

Então eu fiquei interessado em modificar o mapa das baixas rotações pra ganhar mais autonomia (eu sei, em troca de menos potência), e talvez limitar os giros durante o período de amaciamento - pra não correr riscos.

Eu queria saber primeiro qual é a diferença entre um módulo de injeção eletrônica (no site deles vende pra Lander até 2008) e o "Fuel Controller". Penso eu que o módulo de injeção eletrônica é um sistema completo, só ainda não sei se pode ser instalado em motores carburados (substituindo o carburador) ou se é apenas para motores já injetados de fábrica, pra substituir o sistema de injeção eletrônica original - oferecendo total controle sobre o mapeamento de injeção e ignição.

Sei que o módulo de injeção mais parrudo pode usar um sensor lambda no escapamento pra corrigir qualquer coisa mal processada pelo sensor lambda na admissão (ou talvez detectar problemas com o combustível e corrigir também).

Eu estava interessado em saber se é possível instalar o produto de maneira a não violar a garantia da moto (tipo um sistema de plug como o dos alarmes, sem cortar fio nenhum, só desplugando e plugando).

Acredito que um filtro de ar, um escapamento novo e uma modificação nos tempos das válvulas (além da modificação do mapeamento de injeção e ignição) pode dar resultados melhores que os de fábrica, personalizados pras necessidades de cada um. Eu, pessoalmente, prefiro economia de combustível, mas também gosto de ter a flexibilidade de apertar um botão e entrar no "modo potência". Ou fazer um perfil misto, que economiza combustível nas baixas e médias rotações e aumenta a performance nas altas.

Abraço!

Responder