Instalação de corta corrente
- MaxxTazzi
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Instalação de corta corrente
Prezados,
Qual a melhor ligação para instalação de um corta corrente com relé?
Para não interferir em todo processo elétrico da Té...
Enviado do meu GT-I9300
Qual a melhor ligação para instalação de um corta corrente com relé?
Para não interferir em todo processo elétrico da Té...
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Integrante Adventure Moto Clube - SP
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Re: Instalação de corta corrente
no cabo da bobina de ignição, é onde o botão de parada de emergencia do motor atua.
perguntinha... vc ta usando 1 rele + 1 chave?
é que tenho um esquema com placa cobreada, com 2 reles, leds e um botão do tipo push.
o funcionamento é bacana, com a moto desligada, um led pulsante denuncia a existencia de um alarme (opcional), com a moto ligada, apos pressionar o botao secreto, acende um led verde (opcional tb) para indicar que a partida funcionará.
e nem cobro nada pra mostrar o diagrama, de tao simples que é.
perguntinha... vc ta usando 1 rele + 1 chave?
é que tenho um esquema com placa cobreada, com 2 reles, leds e um botão do tipo push.
o funcionamento é bacana, com a moto desligada, um led pulsante denuncia a existencia de um alarme (opcional), com a moto ligada, apos pressionar o botao secreto, acende um led verde (opcional tb) para indicar que a partida funcionará.
e nem cobro nada pra mostrar o diagrama, de tao simples que é.
- MaxxTazzi
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Re: Instalação de corta corrente
Opa tranquilo se puder me passar.
Comprei um rastreador que me dá opção de bloqueio por sinal com um relé. Estou querendo fazer isso, vi os fios da bobina, não o fiz e nem testei para antes como vc me informar qual o melhor a não danificar o sistema, como uma baixa resistência.
Enviado do meu GT-I9300
Comprei um rastreador que me dá opção de bloqueio por sinal com um relé. Estou querendo fazer isso, vi os fios da bobina, não o fiz e nem testei para antes como vc me informar qual o melhor a não danificar o sistema, como uma baixa resistência.
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Re: Instalação de corta corrente
Oi Pietro,
Comprei da DX e chegou um rastreador que dá chance de interromper a operação da moto se um certo comando for transmitido por SMS.
Mas não sei se ligarei no fio da bobina.
Explico: O fio da bobina tem dois lados. Um lado, na Te, está ligado nos 12V que vem da chave de "desligar" do manete direito. O outro lado vai para o módulo eletrônico. Se for ligar um relê aí, o lado "certo" de ligar é o lado da chave do manete (se ligar do lado "errado" não é que não funcione, mas esse outro lado tem transitórios rápidos, com potencial de induzir interferência elétrica em outras coisas). Mas a corrente que passa por esse fio, no momento da faísca, não é pequena - chuto uns 2A, se for um pouco menos do que vai para bobinas de carros. Na média a corrente é bem baixa, mas no momento de gerar a faísca é alta. Se o relé apresentar algum problema de resistência nos contatos, a faísca acabará por ficar deficiente ou não existir. E não teremos nenhum aviso do sistema que o problema é no relé.
Penso em ligar o relé de deligamento da moto ou no sensor de inclinação ou no sensor de posição do virabrequim. Em nenhum desses pontos a corrente é expressiva. E, no sensor de inclinação, temos de bônus a indicação no painel de um código de erro. Então se o sistema der caca na nossa mão, teremos indicação clara do problema, ao contrário do relé na bobina.
Por outro lado, para ligar um relé no sensor de inclinação tem que usar uns resistores auxiliares (a saída do sensor de inclinação é analógica), e o esquema tem que ser tal que em nenhum caso estresse nem o sensor nem o módulo eletrônico.
Devo ver isso neste FDS, quando farei umas medições e optarei - ou não - por essa abordagem. Se assim fizer, postarei a receita da gambiarra aqui.
Comprei da DX e chegou um rastreador que dá chance de interromper a operação da moto se um certo comando for transmitido por SMS.
Mas não sei se ligarei no fio da bobina.
Explico: O fio da bobina tem dois lados. Um lado, na Te, está ligado nos 12V que vem da chave de "desligar" do manete direito. O outro lado vai para o módulo eletrônico. Se for ligar um relê aí, o lado "certo" de ligar é o lado da chave do manete (se ligar do lado "errado" não é que não funcione, mas esse outro lado tem transitórios rápidos, com potencial de induzir interferência elétrica em outras coisas). Mas a corrente que passa por esse fio, no momento da faísca, não é pequena - chuto uns 2A, se for um pouco menos do que vai para bobinas de carros. Na média a corrente é bem baixa, mas no momento de gerar a faísca é alta. Se o relé apresentar algum problema de resistência nos contatos, a faísca acabará por ficar deficiente ou não existir. E não teremos nenhum aviso do sistema que o problema é no relé.
Penso em ligar o relé de deligamento da moto ou no sensor de inclinação ou no sensor de posição do virabrequim. Em nenhum desses pontos a corrente é expressiva. E, no sensor de inclinação, temos de bônus a indicação no painel de um código de erro. Então se o sistema der caca na nossa mão, teremos indicação clara do problema, ao contrário do relé na bobina.
Por outro lado, para ligar um relé no sensor de inclinação tem que usar uns resistores auxiliares (a saída do sensor de inclinação é analógica), e o esquema tem que ser tal que em nenhum caso estresse nem o sensor nem o módulo eletrônico.
Devo ver isso neste FDS, quando farei umas medições e optarei - ou não - por essa abordagem. Se assim fizer, postarei a receita da gambiarra aqui.
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Re: Instalação de corta corrente
outra opção é ligar no "pezinho" lembrando que ele trabalha com sinal negativo (aterrado)
Re: Instalação de corta corrente
Opa! É uma idéia também! Se der caca no relé, apesar do painel não indicar, o motor ainda funcionará no neutro, o que resolve a questão de isolar o problema.
- MaxxTazzi
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Re: Instalação de corta corrente
Ok, vou tentar também e posto. Gostei do rastreador, é o GM901, com APP pelo Cel, no site, muito intuitivo.
Vamos nos falando...
O do pézinho ficaria muito bom...um pega burro perfeito...
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O do pézinho ficaria muito bom...um pega burro perfeito...
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Re: Instalação de corta corrente
tava pensando em instalar um sistema com temporizador....após acionado na hora do "perdeu" por exemplo.
muitas vezes vc fica isolado e sem comunicação por um período, após a "ação"...daí podem estar longe.... o que acham ?
muitas vezes vc fica isolado e sem comunicação por um período, após a "ação"...daí podem estar longe.... o que acham ?
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- MaxxTazzi
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Re: Instalação de corta corrente
Também, pode conciliar sistemas, eu tinha na minha moto bem antiga, quando nem existia os rastreadores...alarme e um bloqueio temporizado. É barato, olha aqui um exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uranca-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Instalação de corta corrente
O problema é q na hora que o cara te aponta a arma, vc fica limitado a fazer o que o cara pede. Se tomar iniciativa de pôr a mão ali ou acolá para ligar um temporizador, pode ser que o cara que esteja com a arma apontada para o seu peito interprete isso como alguma resistência e dispare. Então é melhor um sistema q não conte com a possibilidade de vc ter que ligar na hora.
Esse sistema que o Pietro postou resolve isso, mas cria outro: Toda hora vc precisa desligar o temporizador, que liga sozinho sempre que entra no neutro. Isso parece maçante.
Para ter um sistema que trave a moto independente de comunicação com o rastreador / bloqueador por celular, me parece que a única solução prática seriam sensores de presença. Além dos comerciais, me parece que dá para improvisar diversas soluções "caseiras" aí.
Esse sistema que o Pietro postou resolve isso, mas cria outro: Toda hora vc precisa desligar o temporizador, que liga sozinho sempre que entra no neutro. Isso parece maçante.
Para ter um sistema que trave a moto independente de comunicação com o rastreador / bloqueador por celular, me parece que a única solução prática seriam sensores de presença. Além dos comerciais, me parece que dá para improvisar diversas soluções "caseiras" aí.