Instalação de corta corrente

Poste aqui os assuntos relacionados a mecânica, peças e acessórios, preparação etc. OBS: Se for especificamente sobre uma moto, utilize a sessão correspondente do fórum.
Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Instalação de corta corrente

Mensagem por MaxxTazzi » 24 Set 2013, 19:31

Prezados,

Qual a melhor ligação para instalação de um corta corrente com relé?

Para não interferir em todo processo elétrico da Té...

Enviado do meu GT-I9300
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por O indomado » 24 Set 2013, 22:43

no cabo da bobina de ignição, é onde o botão de parada de emergencia do motor atua. :thumbup:

perguntinha... vc ta usando 1 rele + 1 chave?

é que tenho um esquema com placa cobreada, com 2 reles, leds e um botão do tipo push.
o funcionamento é bacana, com a moto desligada, um led pulsante denuncia a existencia de um alarme (opcional), com a moto ligada, apos pressionar o botao secreto, acende um led verde (opcional tb) para indicar que a partida funcionará.

e nem cobro nada pra mostrar o diagrama, de tao simples que é.

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por MaxxTazzi » 25 Set 2013, 00:14

Opa tranquilo se puder me passar.

Comprei um rastreador que me dá opção de bloqueio por sinal com um relé. Estou querendo fazer isso, vi os fios da bobina, não o fiz e nem testei para antes como vc me informar qual o melhor a não danificar o sistema, como uma baixa resistência.

Enviado do meu GT-I9300
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por ivnn » 25 Set 2013, 09:53

Oi Pietro,

Comprei da DX e chegou um rastreador que dá chance de interromper a operação da moto se um certo comando for transmitido por SMS.

Mas não sei se ligarei no fio da bobina.

Explico: O fio da bobina tem dois lados. Um lado, na Te, está ligado nos 12V que vem da chave de "desligar" do manete direito. O outro lado vai para o módulo eletrônico. Se for ligar um relê aí, o lado "certo" de ligar é o lado da chave do manete (se ligar do lado "errado" não é que não funcione, mas esse outro lado tem transitórios rápidos, com potencial de induzir interferência elétrica em outras coisas). Mas a corrente que passa por esse fio, no momento da faísca, não é pequena - chuto uns 2A, se for um pouco menos do que vai para bobinas de carros. Na média a corrente é bem baixa, mas no momento de gerar a faísca é alta. Se o relé apresentar algum problema de resistência nos contatos, a faísca acabará por ficar deficiente ou não existir. E não teremos nenhum aviso do sistema que o problema é no relé.

Penso em ligar o relé de deligamento da moto ou no sensor de inclinação ou no sensor de posição do virabrequim. Em nenhum desses pontos a corrente é expressiva. E, no sensor de inclinação, temos de bônus a indicação no painel de um código de erro. Então se o sistema der caca na nossa mão, teremos indicação clara do problema, ao contrário do relé na bobina.

Por outro lado, para ligar um relé no sensor de inclinação tem que usar uns resistores auxiliares (a saída do sensor de inclinação é analógica), e o esquema tem que ser tal que em nenhum caso estresse nem o sensor nem o módulo eletrônico.

Devo ver isso neste FDS, quando farei umas medições e optarei - ou não - por essa abordagem. Se assim fizer, postarei a receita da gambiarra aqui.

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por O indomado » 25 Set 2013, 10:10

outra opção é ligar no "pezinho" lembrando que ele trabalha com sinal negativo (aterrado)

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por ivnn » 25 Set 2013, 10:36

Opa! É uma idéia também! Se der caca no relé, apesar do painel não indicar, o motor ainda funcionará no neutro, o que resolve a questão de isolar o problema.

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por MaxxTazzi » 25 Set 2013, 10:40

Ok, vou tentar também e posto. Gostei do rastreador, é o GM901, com APP pelo Cel, no site, muito intuitivo.

Vamos nos falando...

O do pézinho ficaria muito bom...um pega burro perfeito...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por Kakko » 25 Set 2013, 10:46

tava pensando em instalar um sistema com temporizador....após acionado na hora do "perdeu" por exemplo.

muitas vezes vc fica isolado e sem comunicação por um período, após a "ação"...daí podem estar longe.... o que acham ?
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por MaxxTazzi » 25 Set 2013, 10:56

Também, pode conciliar sistemas, eu tinha na minha moto bem antiga, quando nem existia os rastreadores...alarme e um bloqueio temporizado. É barato, olha aqui um exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uranca-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Instalação de corta corrente

Mensagem por ivnn » 25 Set 2013, 11:29

O problema é q na hora que o cara te aponta a arma, vc fica limitado a fazer o que o cara pede. Se tomar iniciativa de pôr a mão ali ou acolá para ligar um temporizador, pode ser que o cara que esteja com a arma apontada para o seu peito interprete isso como alguma resistência e dispare. Então é melhor um sistema q não conte com a possibilidade de vc ter que ligar na hora.

Esse sistema que o Pietro postou resolve isso, mas cria outro: Toda hora vc precisa desligar o temporizador, que liga sozinho sempre que entra no neutro. Isso parece maçante.

Para ter um sistema que trave a moto independente de comunicação com o rastreador / bloqueador por celular, me parece que a única solução prática seriam sensores de presença. Além dos comerciais, me parece que dá para improvisar diversas soluções "caseiras" aí.

Responder