Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
-
- Mestre+
- Mensagens: 1584
- Registrado em: 10 Abr 2013, 18:52
- Cidade onde mora: Várzea Paulista/SP
- Localização: Perto de tão tão distante
- Contato:
Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
E aí, galera, td bem?
Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .
O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.
Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.
http://www.youtube.com/watch?v=KgTFuL9Pdb8" onclick="window.open(this.href);return false;
A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né
O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.
Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...
É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.
Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)
Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha
Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)
Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR
Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302
Rolamento Roda Diant. - 2x 6202
Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20
Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/
Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .
O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.
Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.
http://www.youtube.com/watch?v=KgTFuL9Pdb8" onclick="window.open(this.href);return false;
A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né
O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.
Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...
É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.
Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)
Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha
Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)
Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR
Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302
Rolamento Roda Diant. - 2x 6202
Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20
Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/
- SREELDIN
- Moderador
- Mensagens: 913
- Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
- Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
- Localização: Belo Horizonte
- Contato:
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
Excelente tópico!!!
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
- Daniel.TC
- Novato+
- Mensagens: 48
- Registrado em: 14 Out 2016, 08:53
- Cidade onde mora: Três Coroas / RS
- Localização: Três Coroas / RS
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
Atuais: Ténéré 250 2018/2019
Ex-Ténéré 250 2011
Ex-NX4 Falcon 2001
Ex-DT180 1988
Ex-Titan 125 1999
Ex-Ténéré 250 2011
Ex-NX4 Falcon 2001
Ex-DT180 1988
Ex-Titan 125 1999
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
Sensacional noellen! To só de olho na sua próxima viagem!! =P
- Led-RJ
- Mestre
- Mensagens: 867
- Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
- Cidade onde mora: Nova Friburgo
- Localização: RJ
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
Excelente, Noellen.
Parabéns ao pessoal que deu essa força!!!
Parabéns ao pessoal que deu essa força!!!
G 650 GS - 2012
-
- Usuário+
- Mensagens: 188
- Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
- Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
- Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
Muito bom, Noelen. Parabens pela reforma!
Pode falar o orcamento?
Pode falar o orcamento?
-
- Mestre+
- Mensagens: 1584
- Registrado em: 10 Abr 2013, 18:52
- Cidade onde mora: Várzea Paulista/SP
- Localização: Perto de tão tão distante
- Contato:
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
DrigoRJ segue a planilha com a relação de preços e onde comprei, algumas coisas o Barba e o Glauco resolveram pra mim então não sei a loja, mas eles passam os contatos de boa pra quem precisar. Economizar na mão de obra já fez uma diferença enorme (embora não é fácil manter esses caras a base de churrasco viu kkk), e tenho certeza que eles colocaram peças realmente confiáveisDrigoRJ escreveu:Muito bom, Noelen. Parabens pela reforma!
Pode falar o orcamento?
-
- Novato-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 17 Abr 2016, 22:17
- Cidade onde mora: goiania goias
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
Excelente tópico... está de parabéns amigonoellen escreveu:E aí, galera, td bem?
Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .
O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.
Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.
http://www.youtube.com/watch?v=KgTFuL9Pdb8" onclick="window.open(this.href);return false;
A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né
O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.
Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...
É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.
Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)
Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha
Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)
Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR
Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302
Rolamento Roda Diant. - 2x 6202
Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20
Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/
Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
-
- Novato-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 17 Abr 2016, 22:17
- Cidade onde mora: goiania goias
Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
Excelente tópico... está de parabéns amigonoellen escreveu:E aí, galera, td bem?
Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .
O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comando, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.
Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.
http://www.youtube.com/watch?v=KgTFuL9Pdb8" onclick="window.open(this.href);return false;
A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos aqui do fórum. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né
O Barba fez o levantamento abaixo e ja postou no tópico http://tenereclub.com.br/viewtopic.php?f=29&t=6957 , mas segue por aqui tbm.
Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...
É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.
Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)
Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha
Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)
Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR
Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302
Rolamento Roda Diant. - 2x 6202
Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20
Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/
Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk