Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Poste aqui sobre as motocicletas de outros fabricantes.

Qual delas você compraria?

Honda XL 700 Transalp
4
11%
Yamaha XT 660R
9
26%
BMW G 650 GS
5
14%
Kawasaki Versys
5
14%
KTM 690 Enduro R
0
Não há votos registrados
Suzuki DL 650 V-Strom
12
34%
 
Total de votos: 35

XTenio
Visitante
Visitante

Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por XTenio » 08 Abr 2011, 16:42

Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Fonte: http://www.moto.com.br/acontece/conteud ... 37140.html" onclick="window.open(this.href);return false;

08 de Abril de 2011

Aldo Tizzani
A Pesquisa de Rodovias 2010 da CNT (Confederação Nacional de Transportes) avaliou toda a malha rodoviária federal pavimentada e os principais trechos sob gestão estadual e sob concessão. Neste diagnóstico foram analisadas as condições de conservação do pavimento, sinalização e geometria viária de 90.945 km.

De acordo com a pesquisa 14,7% das rodovias são classificadas como ótimas, 26,5% como boas, 33,4% são regulares, 17,4% estão ruins e 8%, péssimas. De acordo com a CNT, 88% das estradas no Brasil são de chão batido contra apenas 11,1% de rodovias pavimentadas.

Em função dessas condições de rodagem, as motos big-trail de 600 a 700 cc de capacidade vem ganhando atenção das fábricas e também dos motociclistas brasileiros. Parafraseando “As Águas de Março”, do maestro Tom Jobim, é pau, é pedra, mas não é o fim do caminho para quem pilota uma moto trail.

Segundo dados da Fenabrave (entidade que reúne os distribuidores de veículos), a categoria big-trail emplacou 6.316 unidades em 2010, com destaque para a Yamaha XT 660R e BMW G 650 GS. Este ano, entre janeiro e fevereiro, já foram comercializadas 733 motos deste segmento. Só como comparação, na mesma faixa de cilindrada as nakeds (modelos com características esportivas, mas com o motor à mostra) vendem 60% a mais que as trail (15.404 em 2010).

Apesar de não serem números tão expressivos, os modelos de uso misto vem ganhando a cada dia mais adeptos, já que as trail enfrentam qualquer tipo de piso e aventura. Além disso, na maioria das vezes, as motos de perfil mais aventureiro contam com tanque de combustível com maior capacidade – o que reflete em uma maior autonomia. Isso sem falar no bom nível de conforto, ergonomia e facilidade de pilotagem.

Apostando neste cenário, alguns fabricantes estão focando seus esforços no mototurismo de aventura. A Honda, por exemplo, acabou de lançar no País a XL 700 Transalp; a BMW está montando a G 650 GS em Manaus (AM) e a Kawasaki trouxe a Versys 650. E, em breve, a Yamaha XTZ 660 Ténéré deve ser lançada por aqui. Confira os principais modelos da categoria big-trail e escolha sua moto, mas não o seu caminho:

Honda XL 700 Transalp
Montada em Manaus (AM), a Honda tem planos ambiciosos para sua nova trail – uma velha conhecida do motociclista europeu, principalmente o espanhol. A marca nipônica quer vender 450 unidades/mês em 2011. Equipada com motor de dois cilindros em “V”, a XL 700 Transalp tem preço um pouco salgado: R$ 31.800 para a versão standard e R$ 34.800, para o modelo equipado com o sistema de freios C-ABS.

Yamaha XT 660R
A versátil XT 660R – boa na cidade, na estrada e também em deslocamentos em vias de terra – vem perdendo terreno. De líder absoluta da categoria, a monocilíndrica da marca dos três diapasões começou 2011 perdendo mercado. Mas sua robustez, o bom nível de acabamento e as suspensões fazem dela um modelo símbolo da categoria. O preço sugerido de R$ 27.273 é menor que as concorrentes, porém em função de seu sucesso de vendas, a XT 660 também é alvo dos “amigos do alheio”, o que faz o valor de seu seguro ser absurdamente elevado.

BMW G 650 GS
Hoje, a trail da marca alemã é a líder do segmento. Foram emplacadas 234 unidades entre janeiro e fevereiro. Este bom desempenho na categoria se deve a sua “nacionalização” e, consequentemente, a redução drástica no preço final ao consumidor (R$ 29.800). Outro diferencial é ter uma moto de grife na garagem. Equipada com motor de um cilindro, 652 cm³ de capacidade (DOHC), que produz 50 cv de potência máxima a 6.500 rpm. Mas sua grande qualidade são mesmo os 6,1 kgf.m de torque máximo já a 4.800 rpm. Um motor de projeto antigo, porém bastante confiável. Outro ponto positivo são os protetores de mão e os freios ABS de série.

Kawasaki Versys
Versátil e confortável. Estas são as principais características da dual purpose da marca japonesa. A moto conta com uma bolha ajustável, que protege o motociclista contra chuva, insetos e pedriscos. Além disso, seu tanque de 19 litros oferece autonomia de cerca de 350 km. Seu motor de dois cilindros paralelos e 649 cm³ de capacidade gera 64 cv a 8.000 rpm de potência máxima. Preço a partir de R$ 29.990 (versão standard). A Kawasaki ainda comercializa no País uma versão com bons freios ABS, por R$ 32.990.

KTM 690 Enduro R
Recém-chegada ao mercado brasileiro, o modelo de enduro pode facilmente ganhar às ruas, basta substituir os pneus de cravos por modelos de uso estradal/urbano. Mas a 690 Enduro R traz de série espelhos retrovisores e suporte de placa. Com preço sugerido (e salgado) de R$ 36.900, a moto austríaca está equipada com o tradicional motor LC4 - monocilíndrico de 654 cm³ de capacidade, com comando simples no cabeçote e suspensão da grife WP. Com banco bastante estreito e menos conforto que suas concorrentes, essa KTM é feita para os motociclistas que querem uma big-trail que se saia melhor fora do que dentro da estrada.

Suzuki DL 650 V-Strom
Com a aposentadoria da versão de 1000 cm³, a DL 650 V-Strom vem ganhando espaço entre as trails de mais de 600 cc de capacidade. Apesar de seu motor “V2” de menor capacidade, a V-Strom 650 carrega grande parte das qualidades de sua “irmã” maior: assento largo, proteção aerodinâmica, painel completo e o tanque de grande capacidade (22 litros). Por outro lado, tem porte mais avantajado e peso excessivo. Boa pedida se você quer uma big-trail apenas para viajar. Atualmente é a segunda moto mais vendida da categoria. No acumulado do ano, a Suzuki vendeu 194 unidades. O preço sugerido é de R$ 34.594.






Avatar do usuário
Guyuga
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 315
Registrado em: 27 Fev 2011, 13:15
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Big Trails

Mensagem por Guyuga » 08 Abr 2011, 17:06

Muito bom esse material..abraços

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por Helano » 08 Abr 2011, 17:07

XTenio

Valeu cara :joinha:

Aproveitei e fiz uma enquete.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Gadz
Visitante
Visitante

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por Gadz » 08 Abr 2011, 17:42

Eita... não dá pra comparar a KTM 690 Enduro R com as outras não. Eu desafio alguém conseguir viajar 100 km com ela. É muito off-road. Mesmo trocando os pneus. É que nem uma DRZ400.

cirella jr
Visitante
Visitante

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por cirella jr » 17 Abr 2011, 18:27

infelizmente a v-strom continua sem concorrente !!! a transalp é uma moto magrela e muito cara, unico ponto positivo é o abs, ktm muito offroad, a versys muito urbana e falta motor, a gs 650 tem abs mas tbm nao tem motor. :thumbup:

Regis
Visitante
Visitante

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por Regis » 19 Abr 2011, 05:01

Eu voto na Versys.
Grande chance de ser minha próxima moto, no próximo ano.
Cogitei muito uma Vstrom. Mas depois de 2 test drives na cidade, desisti da idéia. É, sem dúvida, muito confortável, mas nada prática no dia-a-dia do trânsito de São Paulo. Prefiro a Versys justamente por ser mais urbana, mais amigável pra usar todo dia. Na Versys fiz um test drive rápido, mas não acho que falte motor (comparado com a Suzuki) de jeito nenhum. Aliás, pelo contrário. Por ser mais curta e mais leve, a impressão que dá é que ela levanta a frente nas 3 primeiras marchas. Acelera muito rápido.
Não pegaria nenhuma das mono. Pelo preço que custam vale mais a pena pagar um pouco mais e ter o conforto e a performance de uma bicilíndrica.
Quanto a Transalp, ainda não me acostumei com o design, que acho feio. E o fator HONDA logo cobrará seu preço nos índices de roubo e, consequentemente, no valor do seguro.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por Kakko » 19 Abr 2011, 20:30

gosto da Y660...porém ficaria com a Suzy 650......é mais estradeira e confortável
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por Savério » 25 Abr 2011, 16:07

estou com o Kakko... sem dúvidas.

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por LMattosBS » 15 Mai 2011, 14:25

Para mim moto é dia a dia... assim voto:
A Kawasaki Versys me passa uma impressão de curvas mais divertidas...ficaria com ela pois o meu caminho é somente rodoviário e urbano ...

Se eu tivesse trecho on/off seria a BMW G 650 GS. Raramente conseguirei fazer... Mas a moto realmente precisa de uma modernização...

A Transalp vai ser muito caro... e não é uma moto urbana..
A XT é so roubo aqui...
DL.. só para estrada mesmo...
A KTM escolhida seria bom para um trecho 80% off e 20 % on... Mas a manutenção exclusiva ainda fica difícil para viagens...
Leonardo Mattos :dirtbike:

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: Escolha sua big-trail, mas não seu caminho

Mensagem por Yamante_RJ » 28 Mai 2011, 15:17

Não sei ao certo.. para aplicação dia-a-dia, fico com minha Fazer :D . Já na pedida estrada, fico com a V-Strom 650.. "noossa sinhoraa é moto por dimais da conta sô!" :lol: rsrss

Responder